Entrevista com Jean Ricardo, idealizador da Agência Dominus

Jean Ricardo é idealizador e proprietário da Agência Dominus. Ele faz parte da coordenação nacional da RENAC (Rede Nacional de Agências Católicas), uma iniciativa da Comissão para a Comunicação da CNBB. Conversamos como ele sobre alguns temas relevantes.

Confira a entrevista.

Você poderia nos falar de 2 grandes desafios gerais que você enfrenta no trabalho de uma agência de comunicação que se propõe atuar na Igreja?

Acredito que há dois grandes desafios, o primeiro é a profissionalização da comunicação. É preciso que o cliente compreenda que a comunicação existe um olhar profissional e técnico, muitas vezes nos deparamos com realidades bastante complexas em relação ao entendimento do cliente do que pode e não pode ser feito. Muitos clientes tem dificuldades de separar o que é gosto pessoal do que de fato vai atrair o público alvo. Outro desafio que acredito ser o mais complicado é a falta de entendimento sobre a qualidade do serviço, ou seja, não adianta ter uma comunicação linda, profissional se o serviço evangelizador prestado na comunidade é ruim. Ex. Se uma comunidade resolve fazer uma campanha para as pessoas participarem da Missa, mas a Missa celebrada tem um som ruim, música ruim, ambiente com uma qualidade comprometida, de nada vai adiantar a campanha. Por isso é muito importante alinhar o trabalho pastoral a comunicação.

Você trabalha com uma equipe? Como essa equipe está estruturada atualmente?

Sim, hoje a equipe da Agência esta estruturada com a seguinte equipe:

3 Design;
2 Redatores;
1 Social Media;
1 Atendimento;
1 Planejamento;

Quais seriam seus principais trabalhos?

A Agência hoje atual com os seguintes serviços:

– Consultoria em Planejamento Estratégico Pastoral;
– Consultoria em planejamento para a Pastoral do Dízimo;
– Inbound Marketing;
– Marketing Digital;
– Gestão de redes sociais;
– Criação e atualização de websites;
– Criação de logos;
– Criação de campanhas publicitárias.

Está se consolidando a criação da Rede Nacional de Agências Católicas. Você poderia nos falar sobre essa experiência?

A RENAC é uma iniciativa da CNBB juntamente com várias agências de comunicação Católica. Sabemos que nossa atuação na comunicação é uma missão na Igreja, por isso acreditamos que somos irmãos e necessitamos caminhar unidos e vivermos o espirito evangélico na nossa forma de administrar e viver nossas empresas. A rede veem para agregar para todos que participam, sabemos que temos um longo caminho pela frente e que juntos como Igreja podemos colaborar para o crescimento da evangelização no país.

Que tipo de relação você e sua equipe tem com agentes da Pastoral da Comunicação?

Diria que para a Dominus nossa relação não se restringe somente a Pastoral da Comunicação, mas a todas as pastorais, como nosso trabalho envolve um processo de gestão pastoral, estamos muito ligados a diversas pastorais o que para nós é muito importante, apreendemos muito com eles e eles conosco. Sem as pastorais nosso serviço não teria sentido algum.

Sobre o Autor: Michela

Você também pode gostar:

Busca

Instagram