Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

2º Muticom da Diocese de São Carlos discutiu novas tecnologias afim de promover uma cultura de respeito e diálogo

 Por Sidney Prado – Jornalista e Coordenador Diocesano da Pascom Foto: Daniel Silva – Missão Foto, Foco e Fé   Pasconeiros e pasconeiras dos quatro vicariatos que compõem a Diocese de São Carlos reuniram- se no espaço do Salesianos, em São Carlos (SP), para o 2º Mutirão Diocesano de Comunicação. O evento...

 Por Sidney Prado – Jornalista e Coordenador Diocesano da Pascom

Foto: Daniel Silva – Missão Foto, Foco e Fé

 

Pasconeiros e pasconeiras dos quatro vicariatos que compõem a Diocese de São Carlos reuniram- se no espaço do Salesianos, em São Carlos (SP), para o 2º Mutirão Diocesano de Comunicação. O evento reuniu mais de cem agentes da Pastoral da Comunicação, no domingo (29).

A temática do encontro foi baseada na mensagem do 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais: “Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade”

O 2º Mutirão Diocesano de Comunicação foi assessorado pelo Padre Ramon – Assessor Diocesano da Pascom e pelo leigo, Coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação, Sidney Prado e animado pelos jovens da Comunidade Aliança de Misericórdia.

 

As conferências contaram com a presença de professores, doutores e especialistas, como a Irmã Helena Corazza, Jornalista, Doutora em Comunicação -Diretora do SEPAC – Serviço à Pastoral da Comunicação – Paulinas, que falou sobre: Pascom, comunhão e unidade.

O evento também contou com a presença do Coordenador Nacional da Pascom – Marcus Tullius que encorajou os agentes de comunicação através da temática: Missão Digital, a evangelização através da web.

A co- fundadora da Comunidade Nossa Senhora da Comunicação, Patrícia Souza, abordou com os presentes: Leitura crítica dos meios de comunicação.

Professor Felipe Guedes, que é fundador da Mosaico 21, fez questão de estar presente e ponderou com os Pasconeiros e Pasconeiras sobre a temática: Comunicação em essência.

Durantes as conferencias os comunicadores tiveram a oportunidade de conferir a fala do jornalista – Marcos Schimidt sobre filtros e gargalos na comunicação.

Por fim, Reginaldo Rozinholli que esteve presentes nas formações vicariais, deixou a mensagem sobre relações humanas e lideranças.

 

2º Concurso Diocesano

 Durante o Encontro aconteceu, ainda, o 2º Concurso Diocesano, neste ano abordando o tema vídeo, uma forma de colocar em prática o aprendizado das formações vicariais que abordou: Produção de vídeos para internet: Da gravação à publicação.

Padre Ramon Ap. Ramos destacou, à nossa reportagem, que o encontro foi muito favorável: desde o local, a estrutura, bem como os temas das palestras: “Não faltou espiritualidade… Foi um encontro onde reunimos a espiritualidade, formação e entretenimento, com brindes e brincadeiras, contando com a generosa colaboração da Comunidade Aliança de Misericórdia”, disse.

“Tudo favoreceu para que o encontro ocorresse de maneira tranquila, onde os Pasconeiros e Pasconeiras pudessem se interagir entre vicariatos. O encontro teve um espírito diocesano de quatro vicariatos se tornando uma única família. Os agentes de comunicação da Diocese de São Carlos”, enfatizou o Assessor Diocesano da Pastoral.

Padre Ramon disse da importância da Pascom para uma Diocese: “A Pastoral da Comunicação é importante na vida de uma Diocese e na vida da Igreja. O trabalho da Pascom vai além de técnicas e uso das mídias sociais: deve fomentar a formação, a espiritualidade e a reflexão para a compreensão da verdade, utilizando dos meios de comunicação sobretudo as redes sociais, para anunciar e comunicar o evangelho de Jesus Cristo”, concluiu.

Para Sidney Prado este primeiro encontro teve como objetivo principal fortificar, ainda mais, o trabalho de articulação onde já existe a presença da Pascom e implantar a pastoral nas paróquias onde ainda não existe: “ Enquanto leigo coordenador para a Pastoral da Comunicação, meu desejo é de ajudar e contribuir para a comunicação, para que ela seja, de fato, caminho de evangelização e também de transformação social, mais do que aprimorar a parte técnica, é gerar consciência que um agente de Pascom comunica a mensagem da Igreja e comunica Jesus Cristo ”, ressaltou.

“Nosso compromisso, enquanto Pasconeiros e Pasconeiras, é ajudar as pessoas a entender que a Pastoral da Comunicação não é apenas fazer coisas de comunicação, mas viver a comunicação e ter abertura para o outro, sendo uma pastoral que se comunica em eixo transversal que está diretamente ligada com as demais pastorais e movimentos de sua comunidade paroquial.”, encerrou.

Antes da Santa Missa de Envio dos Comunicadores, o Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa, enfatizou aos agentes a importância de se comunicar em unidade, interagindo com o Setor de Comunicação da Diocese, que tem se empenhado para integrar todos os meios de comunicação como site, Rádio SDS 93,3 FM, Revista Unidade e páginas no facebook.

 

Clique aqui e confira as fotos:

 

A Missa

A celebração teve início às 15h30, sendo Presidida por Dom Paulo Cezar Costa e concelebrada por demais sacerdotes presentes. Antes da benção final, o Bispo Diocesano, fez o Rito de Envio dos Pasconeiros e Pasconeiras, abençoou os crachás dos participantes do segundo Mutirão Diocesano de Comunicação, promovido pela Coordenação Diocesana.

 Em 2020, tem a 3ª Edição do Mutirão Diocesano de Comunicação, esperamos por você!