Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

#55dmcs: inscrições para concurso da identidade visual encerram na próxima segunda

As inscrições para o segundo Concurso Nacional para a identidade visual (cartaz) do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais 2021 encerram na próxima segunda-feira, 15. O objetivo do concurso é estimular a participação dos pasconeiros na produção do subsídio que é preparado anualmente para a celebração da data, que neste ano tem...

As inscrições para o segundo Concurso Nacional para a identidade visual (cartaz) do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais 2021 encerram na próxima segunda-feira, 15. O objetivo do concurso é estimular a participação dos pasconeiros na produção do subsídio que é preparado anualmente para a celebração da data, que neste ano tem como tema “Vinde ver (João 1,46). Comunicar encontrando as pessoas como e onde estão”.

Sobre a identidade visual

Na identidade visual deverá conter, além da figura que você criar ou fotografia autoral, os seguintes textos: “55º Dia Mundial das Comunicações Sociais”; “16 de maio de 2021” e “Vem e verás” (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”.  Todas as informações estão descritas no Edital para o Concurso do DMCS 2020. Além da identidade visual nos tamanhos solicitados no edital, o concorrente deverá enviar a Ficha de Inscrição (Anexo I) e o Termo de Cessão de Direitos (Anexo II) para [email protected] até o dia 15 de março de 2021. 

Divulgação da obra vencedora 

O anúncio da obra vencedora ocorrerá no dia 1º de abril de 2021, em publicação no Portal da Pascom Brasil e nas redes sociais da Pascom Brasil.

Comissão julgadora 

A comissão formada para apreciar e indicar a obra vencedora tem a seguinte composição, aprovada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação:

i – dois designer gráficos: Flávio Medeiros (designer da Inspetoria Maria Auxiliadora e membro da Signis Brasil Jovem – Recife) e Gustavo Huguenin (designer responsável pelo logotipo da JMJ Rio 2013 – Santa Catarina)
ii – dois diretores de arte: Adielson Agrelos (coordenador do GT Produção da Pascom Brasil – Rio de Janeiro) e Juliene Barros (coordenadora de criação da Paulinas Brasil – São Paulo)
iii – dois fotógrafos: Zanete Dadalto (professora de fotografia na Faesa – Espírito Santo) e Fernando Gomes (fotógrafo e coordenador da Pascom na Diocese de Guarulhos)
iv – três bispos membros da Comissão de Comunicação da CNBB: Dom Joaquim Mol, Dom Neri José e Dom Edilson Nobre

Celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais 

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II e tem como objetivo chamar a atenção para o vasto e complexo fenômeno dos modernos meios de comunicação social existentes nos dias atuais. São Paulo VI foi o primeiro a comemorar o Dia Mundial das Comunicações, que aconteceu no dia 7 de maio de 1967. A data foi instituída com o decreto Inter Mirifica. Desde então, vem sendo celebrada em muitos países no domingo que antecede a Festa de Pentecostes. A mensagem do Papa para a ocasião é publicada, tradicionalmente, no dia 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.