#55dmcs: Lectio Divina abre Semana da Comunicação nesta segunda-feira

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Tem início nesta segunda-feira, 10, com a Leitura Orante da Palavra de Deus, a Semana de Comunicação. A atividade é uma promoção da Pascom Brasil, Signis Brasil, Rede Católica de Rádio, com o apoio do Sepac Paulinas, para celebrar a 55ª edição do Dia Mundial das Comunicações Sociais. As lives serão transmitidas pelo Youtube e Facebook da Pascom Brasil. 

Baixe o roteiro para rezar a Lectio Divina.

A Leitura Orante da Palavra de Deus terá início às 20h e será conduzida por Dom Edilson Nobre, bispo de Oeiras (PI) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação. O texto bíblico escolhido foi o Evangelho de João 1, 39-46, que contém o versículo que dá tema ao Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano. Neste ano, a Pascom Brasil contou com a parceria do Projeto Cristonautas, para a elaboração do roteiro. O grupo se dedica ao treinamento em Lectio Divina para jovens, levando em consideração a Nova Evangelização, a grande Missão Continental e as tecnologias de informação e comunicação. Durante a Leitura, as canções serão executadas por Willian Damasceno, leigo e músico da liturgia com grande atuação nas plataformas digitais. 

Para bem celebrar a primeira noite da Semana de Comunicação, a coordenação convida a todos os agentes a prepararem um lugar especial em sua casa, com a Bíblia e uma vela acesa. Publique suas fotos nas redes sociais, marcando o perfil da Pascom Brasil e utilizando a hashtag #55dmcs.

O que é a Leitura Orante da Palavra de Deus? 

A leitura orante da Palavra de Deus é um dos métodos mais eficazes de se ter contato com a Palavra de Deus. Não se trata de fazer uma leitura corrida das páginas sagradas, mas uma leitura rezada. A Lectio Divina tem uma história de pelo menos 2.500 anos. No Antigo Testamento o povo de Israel rezava a Palavra e usava a Palavra para rezar. No livro de Neemias 8, 2-10 encontramos que o povo se reuniu para ouvir Neemias e ler o livro desde a manhã até ao meio dia. A leitura orante na ótica da comunicação é uma proposta sugerida pelo Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil no parágrafo 253, como uma forma de se vivenciar o eixo da espiritualidade.

“É fundamental que se cultive a espiritualidade do comunicador mediante retiros, “leitura orante” na ótica da comunicação, reflexões sobre os documentos da Igreja no campo da comunicação, e que o comunicador se alimente da Palavra de Deus e da Eucaristia. A espiritualidade do comunicador, bem como toda a espiritualidade da Igreja, inspira-se na Trindade, modelo da perfeita comunicação e comunhão no amor.” (DCIB, n. 253)

A Semana da Comunicação terá outras duas lives. Na quarta-feira, 12, será feito o aprofundamento da carta aos comunicadores pelos membros do Grecom – Grupo de Reflexão sobre Comunicação da CNBB.A terceira noite de celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais, no dia 14, contará com o testemunho de Tainá Aragão, Janaína Souza e Pe. Luis Miguel Modino, comunicadores na região Amazônica. Confira a programação completa da Semana da Comunicação. 

Sobre o Autor: O Estagiário

Você também pode gostar:

Busca

Instagram