7º Encontro Nacional da Pascom – participação presencial

 

 

Olá, participante do 7º Encontro Nacional da Pascom!

Aproxima-se este momento especial, esperado por todos nós pasconeiras e pasconeiros. Para bom andamento do nosso evento, seguem algumas orientações! 

 

Atendimento e Secretaria 

A partir de hoje, estará em funcionamento a Secretaria do Encontro para sanar as dúvidas referentes ao encontro pelo whatsapp (41) 99568-8286. Nos dias que antecedem, a equipe terá o horário alternado, mas não deixará de responder à nenhuma dúvida. Nos dias do encontro, o atendimento será em horário integral. 

 

Questões sanitárias 

  1. A pandemia ainda não terminou, por isso devemos tomar todos os cuidados necessários para evitar a contaminação com a covid-19. 
  2. Se você apresentar algum sintoma do coronavírus no dia da viagem, entre contato conosco imediatamente e, por segurança, não realize a viagem. 
  3. Durante todo o evento, é recomendado o uso de máscaras e a manutenção do distanciamento, como medida preventiva. 
  4. Esteja com as doses da vacina em dia para a sua faixa etária. 
  5. Caso seu deslocamento seja feito por aeroporto ou rodoviária, verifique previamente se é necessária a apreesntação de cartão vacinal para embarque.

 

Local do encontro 

  1. Durante os dias do encontro, a previsão do tempo para a região tem temperaturas entre 14º e 30º. Organize sua mala levando roupas que contemplem uma experiência agradável para este clima. 
  2. A água em todas as torneiras é potável. Utilize a squeeze que estará em seu kit para hidratação. Desta forma, cuidamos da nossa casa comum, evitando o uso de descartáveis! 
  3. A voltagem da casa é 110V. As exceções são sinalizadas. 
  4. Nos quartos, as torneiras da esquerda são de água quente e as da direita, água fria. 
  5. A casa oferece roupa de cama, banho e cobertor. Ao deixar a casa, no término do encontro, deixe as roupas de cama e banho no carrinho que se encontra no corredor. Deixe a chave na recepção. 
  6. Ao deixar o quarto, verifique se as janelas estão fechadas, ar-condicionado desligado, luzes apagadas. 
  7. Estaremos hospedados e convivendo em um lugar muito especial para a trajetória da Igreja no Brasil. O Mosteiro de Itaici é um lugar que preza pela cultura de encontro e pelo clima de silêncio para a vivência da espiritualidade. Portanto, colabore para manutenção deste clima na casa.  
  8. Não é permitido fumar nos quartos e recintos fechados. 
  9. O valor de hospedagem contemplado na inscrição compreende o check-in na tarde de sexta-feira e o check-out no domingo após o almoço. Se você necessitar de alguma refeição a mais, ou alguma diária, deverá tratar diretamente na recepção do Mosteiro com Ana Claudia ou Tânia.

 

Transfer 

  1. Para expressar uma melhor acolhida e favorecer o deslocamento dos participantes, a organização oferecerá o transfer Aeroporto de Viracopos X Mosteiro e rodoviária de Indaiatuba X Mosteiro. 
  2. Contamos com a colaboração e compreensão de todos, manutenção do clima de harmonia, para o bom andamento desta cortesia. Fique atento aos horários abaixo e quaisquer dúvidas, entre em contato conosco pelo canal de atendimento no whatsapp. A tabela abaixo foi elaborada a partir das informações colhidas no formulário enviado aos inscritos. Portanto, fique atento ao horário mais próximo da chegada do seu voo/ônibus. 

 

 

Atenção! Para favorecer a organização da equipe de Logística, pedimos a gentileza de enviar uma mensagem ao whatsapp do Encontro Nacional assim que você chegar ao Aeroporto ou Rodoviária. 

 

Credenciamento 

O credenciamento do encontro estará aberto a partir de 16h na sexta-feira, 22. Para evitar aglomeração e tornar mais prático o processo, você informará o seu nome na recepção do Mosteiro para receber o acesso ao seu quarto e ter a sua participação autorizada pela equipe de secretaria. O kit do participante estará disponível no auditório, marcando os lugares que deverão ser ocupados. 

 

Atividades do encontro 

  1. Todas os momentos celebrativos e conferências acontecerão no auditório do Mosteiro. As trilhas temáticas, que acontecerão na tarde de sábado, serão em salas devidamente identificadas. Próximo ao auditório, teremos uma lista com os nomes de todos e as devidas escolhas. 
  2. Nos momentos de intervalo e momentos comuns, aproveite o aconchego que o Mosteiro oferece para se integrar e partilhar a vida e a missão com os outros agentes presentes no encontro. 

 

Programação

Sexta-feira, 22 de julho

16h – Credenciamento

17h – Solenidade de abertura (Oração, composição da mesa e conferência)

Conferência de abertura | Comunicação e sinodalidade: comunhão, participação e missão (Pe. Sérgio Leal) 

  •  O objetivo desta conferência é destacar o momento presente da caminhada eclesial. Fazer caminho sinodal é gerar processos. A comunhão como lugar privilegiado para o exercício da sinodalidade. Comunhão, participação e missão como pilares do agir missionário do comunicador cristão. Conversão pastoral. 

19h – Jantar

20h – Roda de conversa | Igreja Sinodal: perspectivas e desafios (Padre Aquino Junior e Irmã Teresinha Del’Acqua)

  • Nesta roda de conversa, os convidados irão partilhar alguns frutos da caminhada sinodal da Igreja no Brasil. Desafios sentidos no processo e perspectivas para uma Igreja Sinodal. De que forma a Pastoral da Comunicação poderá responder a estes anseios. 

21h – Boas práticas | Partilhas de experiência de Articulação na Pascom 

 

Sábado, 23 de julho 

A programação do sábado contará com momentos de conferência no auditório e também as trilhas temáticas. Serão momentos em que os participantes aprofundarão os três pilares do Sínodo (comunhão, participação e missão).

07h30 – Café da manhã

8h30 – Oração da manhã

9h30 – Conferência | Ser Igreja: transversalidade a serviço da comunhão (Dom Joaquim Mol)

  • Para esta conferência está a motivação principal de que ser Pascom é ser Igreja, não um apêndice da estrutura eclesial. Riscos de uma pastoral autorreferencial. Transversalidade como caminho para a vivência da comunhão. Indicativos para vivência da transversalidade nas comunidades eclesiais missionárias. 

10h30 – Cafezinho

11h – Boas práticas | Partilhas de experiência de Formação na Pascom 

11h15 – Conferência| Espiritualidade na comunicação: a oração como fonte de vivência da fé (Irmã Maria Nilza)

  • Nesta conferência, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre a Espiritualidade como exercício de intimidade com o Senhor. Necessidade do agente da Pascom viver o eixo da espiritualidade como experiência espiritual pessoal e comunitária. Espiritualidade como eixo que dá sentido a todos os outros.  

12h15 – Boas práticas | Partilhas de experiência de Espiritualidade na Pascom 

12h30 – Lançamento do tema do Mutirão de Comunicação 2023

Almoço

14h – Trilhas temáticas (escolhidas no ato da inscrição)

Trilhas Comunhão 

1. Concílio Vaticano II: 60 anos depois, qual o caminho? (Alzirinha Rocha de Sousa)

  • Em que o Concílio Vaticano II mudou a Igreja?  Linhas gerais do Concílio e suas aplicações 60 anos depois. A segunda recepção do Concílio Vaticano II. Impactos eclesiais na América Latina e Brasil.

2. Ministerialidade na Igreja sinodal: leigos e leigas como sujeitos eclesiais (Célia Soares de Sousa e Márcio Oliveira)

  • Uma Igreja em constante conversão. Esforços do Papa Francisco para participação dos leigos e leigas. Chamados, escolhidos e enviados: a dimensão ministerial do laicato e sua pluralidade. 

 

Trilhas Participação 

1. Pascom e Pastorais Sociais (Osnilda Lima)

  • Realidade social brasileira e ação evangelizadora da Igreja no Brasil. Pastorais Sociais na Igreja em Saída. Como comunicar as pastorais sociais na comunidade eclesial missionária? Parcerias e integrações necessárias na ação pastoral. 

2. Interatividade e proximidade no ambiente digital (Aline Amaro da Silva)

  • Das redes de comunicação às redes de comunhão. Primeirear, escutar, esperançar e sinodalizar no ambiente digital. Cristianismos digitais e a fé onlife. 

 

Trilhas Missão 

1. Igreja Missionária e solidária: comunidades em estado permanente de missão (Irmã Sandra Regina Amado)

  • Pilar da missão a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora. Desafios missionários no pós-pandemia. Formação missionária dos batizados na comunidade eclesial. Comunicar a missão na comunidade eclesial. Testemunho missionário do comunicador cristão. 

2. Juventudes na Igreja Sinodal (Gabriela Consolaro e Thiesco Crisóstomo)

  • Ementa: O lugar das juventudes na Igreja Sinodal. Reconhecer e valorizar o protagonismo dos jovens na comunidade eclesial e na sociedade como agentes de transformação. Processo integral de encontro com a pessoa de Jesus. Compromisso com a missão evangelizadora da Igreja. Juventudes na comunicação. 

 

16h00 – Cafezinho

16h30 – Continuação das trilhas

18h30 – Tempo livre

19h30 – Jantar

20h30 – Momento cultural: “Edith Stein, estrela e a cruz” 

21h30 – Chá da noite

Domingo, 24 de julho 

A programação do domingo contará com um painel temático, um momento de bate-papo com a coordenação nacional e a celebração de encerramento, com o envio missionário dos agentes da Pascom e agradecimento pela primeira turma do curso Fundamentos da Pastoral da Comunicação.

07h30 – Café da manhã

8h – Oração da manhã

8h30 – Painel | Eleições 2022: postura, gerenciamento de crises, produção de conteúdos (Tânia Silveira e Vinicius Borges)

  • Como tratar sobre política na ação evangelizadora e na comunicação pastoral? Desafios, riscos e limites. Combate às fake news. Comunicação eficaz para a consciência eleitoral. 

9h15 – Papo aberto | Momento de escuta e dúvidas com a Coordenação Nacional

10h – Boas práticas | Partilhas de experiência de Produção na Pascom 

10h15 – Anúncio dos finalistas dos Prêmios de Comunicação da CNBB 

10h30 – Cafezinho

11h – Missa de encerramento | Envio missionário e Ação de Graças pela 1ª Turma da Escola Nacional de Comunicação 

12h – Almoço

 

Sigamos com muita alegria e disposição, em comunhão, participação e missão, buscando uma Igreja cada vez mais Sinodal, a partir da comunicação! 

Equipe Organizadora