Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Agenda de dezembro: dicas de conteúdos para a comunicação

O mês de dezembro é um tempo de esperança e de alegria, marcado pela preparação e celebração do Natal

Neste mês de dezembro, os comunicadores católicos são convocados a viver o tempo do Advento de duas maneiras especiais: em oração, intensificando as ações da equipe no Eixo Espiritualidade; e no Eixo Produção, gerando informação e conteúdo para formação e evangelização através dos meios de comunicação presentes em sua Diocese ou Paróquia.

Com a partilha da agenda deste mês, os pasconeiros podem se inspirar nas datas do calendário litúrgico e do calendário civil para criar seus conteúdos.

Para ajudar na preparação dos pasconeiros para viver bem o Advento e o Natal, nosso coordenador-geral, Marcus Tullius, escreveu um artigo no ano passado com o título “De esperança em esperança: a comunicação do Advento”. Ele reflete sobre os principais pontos que nós devemos nos atentar neste tempo e deixa dica de 10 atitudes para o agente da Pascom neste tempo.

 

ORAÇÃO DO PAPA

Como intenção geral de oração, o Papa Francisco propõe que rezemos pelas organizações de voluntariado:

“Rezemos para que as organizações de voluntariado e promoção humana encontrem pessoas desejosas de empenhar-se pelo bem comum e procurem caminhos sempre novos de colaboração a nível internacional.”

 

CAMPANHA PARA A EVANGELIZAÇÃO (CE) 2022

A Campanha para a Evangelização (CE) é promovida anualmente pela CNBB durante o tempo do advento. Neste ano de 2022, o tema proposto é “Evangelizar: graça e missão que se dá no encontro”. A iniciativa, que busca mobilizar os católicos para a corresponsabilidade na sustentação das atividades evangelizadoras da Igreja, tem como ponto alto a coleta realizada nas comunidades, no 3º Domingo do Advento (dias 10 e 11 de dezembro).

Estão disponíveis os materiais da campanha, como o envelope e o texto base diagramado, nas versões para download. No caso das comunidades que queiram os materiais impressos, é preciso entrar em contato com a Edições CNBB para realizar a encomenda.

O tema desta edição está em sintonia com o 3º Ano Vocacional, que está sendo celebrado pela Igreja no Brasil de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023, com o tema “Vocação: Graça e Missão”.

A reflexão proposta para esta Campanha para a Evangelização recorda que evangelizar é a vocação da Igreja e, nela, a vocação de cada batizado, discípulo missionário de Jesus Cristo. “Essa vocação é dom e compromisso, ou seja, é graça e missão, a qual se realiza no encontro interpessoal, intercomunitário, intergeracional, etc.”, destaca um trecho do texto-base.

Confira os calendários e fique ligado em nosso site, que logo teremos mais dicas de conteúdo.

 

CALENDÁRIO LITÚRGICO

01 – Santo Elói ou Elígio

02 – Santa Bibiana

03 – São Francisco Xavier

04 – 2º Domingo do Advento; Santa Bárbara; São João Damasceno

05 – São Sabas

06 – São Nicolau

07 – Santo Ambrósio

08 – Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora

09 – São João Diego

10 – Nossa Senhora de Loreto; São Melquíades

11 – 3º Domingo do Advento; São Dâmaso

12 – Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira Principal da América Latina

13 – Santa Luzia

14 – São João da Cruz

15 – Santa Cristiana

16 – Santa Adelaide

Entre os dias 17 e 24 de dezembro, é celebrada a chamada Semana do Ó, que traz Sete Antífonas marcadas pela espiritualidade própria deste tempo. Estas antífonas são aclamações a Cristo precedidas pelo vocativo “Ó” e constituem um resumo da teologia do Advento. Cada antífona expressa o desejo de salvação da humanidade e a expectativa pela vinda de Jesus Cristo, invocado com títulos messiânicos do Antigo Testamento. Apresentaremos abaixo de cada dia a sua respectiva antífona.

 

17 – São João da Mata

“Ó Sabedoria que saístes da boca do Altíssimo, / e atingis até os confins de todo o universo / e com força e suavidade governais o mundo inteiro: / oh vinde ensinar-nos o caminho da prudência!”

 

18 – 4º Domingo do Advento; São Zózimo

“Ó Adonai, guia da casa de Israel, / que aparecestes a Moisés na sarça ardente / e lhe destes vossa lei sobre o Sinai: / vinde salvar-nos com o braço poderoso!”

 

19 – Santo Urbano V

“Ó Raiz de Jessé, ó estandarte, / levantado em sinal para as nações! / Ante vós se calarão os reis da terra, / e as nações implorarão misericórdia: / Vinde salvar-nos! Libertai-nos sem demora!”

 

20 – São Domingos de Silos

“Ó Chave de Davi, Cetro da casa de Israel, / que abris e ninguém fecha, que fechais e ninguém abre: / vinde logo e libertai o homem prisioneiro, / que nas trevas e na sombra da morte, está sentado!”

 

21 – São Pedro Canísio

“Ó Sol nascente justiceiro, resplendor da Luz eterna: / Oh, vinde e iluminai os que jazem entre as trevas / e na sombra do pecado e da morte, estão sentados!”

 

22 – Santa Francisca Xavier Cabrini

“Ó Rei das nações. Desejado dos povos; / ó Pedra angular, que os opostos unis: / Ó, vinde e salvai esse homem tão frágil, / que um dia criastes do barro da terra!”

 

23 – São João Câncio; São João de Kenty

“Ó Emanuel: Deus conosco, nosso Rei Legislador, / Esperança das nações e dos povos Salvador; / Vinde, enfim, para salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus!”

 

24 – São Charbel Makhlouf; Véspera de Natal

25 – Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

26 – Santo Estêvão

27 – São João, Apóstolo e Evangelista

28 – Santos Inocentes

29 – São Tomás Becket

30 – São Sabino; Sagrada Família de Nazaré Jesus, Maria e José

31 – São Silvestre

 

DATAS CÍVICAS

01 – Dia Internacional da Luta contra a AIDS

05 – Dia Internacional do Voluntário

05 – Dia Nacional da Pastoral da Criança

08 – Dia Nacional da Família

10 – Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Dia do Palhaço e Dia da Inclusão Social.

13 – Dia Nacional do Cego

17 – Aniversário do Papa Francisco

18 – Final da Copa do Mundo 2022

18 – Dia Internacional dos Migrantes

25 – Natal

 

Agora, pasconeiro e pasconeira, mão na massa! Sugiro começar com estas 5 ideias de posts para o Advento nas redes sociais que postei no Instagram e busque trabalhar com o recurso collabs no Instagram que ensino neste link como fazer.

 

Boa missão, Pascom!