Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Dezembro: que conteúdos criar para as redes sociais?

O mês de dezembro é marcado pela preparação e celebração do Natal, é um tempo de esperança e de alegria

Chegou dezembro e a sua agenda com as datas importantes para criar conteúdo nas redes sociais da sua Diocese, Paróquia, Comunidade ou Movimento.

No dia 28 de novembro, celebramos o 1º Domingo do Advento. Um tempo especial para o católico se preparar para o Natal do Senhor. Para cada domingo, você pode elaborar conteúdo exclusivo e criativo a partir das leituras, com fotos, vídeos e artes.

Para o Natal, aquele post de “Feliz e Santo Natal” é clássico. Mas não deixe de criar vídeos com mensagens do Bispo, do Pároco e mesmo dos paroquianos. Esta é uma forma legal de humanizar as redes e aumentar o engajamento.


Intenção do Papa Francisco

Para o mês de dezembro, o Papa Francisco propõe como tema para sua intenção mensal os catequistas (pela Evangelização):

Rezemos pelos catequistas, chamados a anunciar a Palavra de Deus, para que sejam testemunhas da Palavra com coragem e criatividade na força do Espírito Santo.


Campanha para a Evangelização 2021

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil divulgou no dia 6 de setembro, o texto-base orientador e o cartaz da Campanha para a Evangelização 2021. Neste ano, uma expressão de envio missionário “Ide, sem medo, para servir”, proferida pelo Papa Francisco na homilia de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Brasil, é usada como o grande tema motivador da Campanha.

Vinculada ao pilar da Caridade das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil, a campanha tem como um de seus grandes objetivos “despertar os fiéis para o compromisso evangelizador e para a corresponsabilidade pelo sustento das atividades pastorais e evangelizadoras da Igreja no Brasil”.

Converse com seu pároco e desenvolva ações de divulgação da Campanha de Evangelização. A campanha conta com uma colaboração que repercute em cada comunidade por meio de um gesto concreto: a coleta para a Evangelização, realizada todos os anos no 3º Domingo do Advento que, em 2021, será no fim de semana dos dias 11 e 12 de dezembro.


Novena de Natal

É tradição em nosso país a realização da Novena de Natal nos dias que antecedem 25 de dezembro. Em alguns lugares, ela é realizada nas próprias Igrejas e um formato já consagrado é o Natal em Família, quando as pessoas se reúnem nas casas para rezar. Diante da pandemia, nem tudo o que era feito antes pode ser realizado. Mas verifique em sua região como será a novena de Natal. É importante seguir todos os protocolos sanitários para evitar a disseminação do coronavírus!

Leve a experiência da Novena de Natal para as redes sociais, por meio de testemunhos das famílias que participam, orações, proposição de leituras bíblicas e também gestos concretos para que os seguidores possam realizar a cada dia, mantendo sintonia com os que estão rezando.


Leituras de cada domingo do Advento 2021

As leituras bíblicas proclamadas durante o tempo do Advento, especialmente o livro do profeta Isaías, são um itinerário muito especial para um verdadeiro retiro espiritual. Para agilizar suas pesquisas, estas são as leituras para os Domingos do Advento desse ano:

 

1º Domingo do Advento: 28/11

Primeira Leitura: Jeremias 33, 14-16

Segunda Leitura: 1 Tessalonicenses 3, 12- 4, 2

Evangelho: Lucas 21, 25-28. 34-36

 

2º Domingo do Advento: 05/12

Primeira Leitura: Baruc 5, 1-9

Segunda Leitura: Filipenses 1, 4-6. 8-11

Evangelho: Lucas 3, 1-6

 

3º Domingo do Advento: 12/12

Primeira Leitura: Sofonias 3, 14-18a

Segunda Leitura: Filipenses 4, 4-7

Evangelho: Lucas 3, 10-18

 

4º Domingo do Advento: 19/12

Primeira Leitura: Miqueias 5, 1-4a

Segunda Leitura: Hebreus 10, 5-10

Evangelho: Lucas 1, 39-45

 

A semana que antecede o Natal, conhecida como Semana do Ó, traz Sete Antífonas marcadas da espiritualidade própria deste tempo. Estas antífonas são aclamações a Cristo precedidas pelo vocativo “Ó”. Constituem um resumo da teologia do Advento: expressam o desejo de salvação da humanidade e a expectativa pela vinda de Jesus Cristo, invocado com títulos messiânicos do Antigo Testamento.

Confira abaixo quais são as antífonas.

17 de dezembro: “Ó Sabedoria que saístes da boca do Altíssimo, / e atingis até os confins de todo o universo / e com força e suavidade governais o mundo inteiro: / oh vinde ensinar-nos o caminho da prudência!”

18 de dezembro: “Ó Adonai, guia da casa de Israel, / que aparecestes a Moisés na sarça ardente / e lhe destes vossa lei sobre o Sinai: / vinde salvar-nos com o braço poderoso!”

19 de dezembro: “Ó Raiz de Jessé, ó estandarte, / levantado em sinal para as nações! / Ante vós se calarão os reis da terra, / e as nações implorarão misericórdia: / Vinde salvar-nos! Libertai-nos sem demora!”

20 de dezembro: “Ó Chave de Davi, Cetro da casa de Israel, / que abris e ninguém fecha, que fechais e ninguém abre: / vinde logo e libertai o homem prisioneiro, / que nas trevas e na sombra da morte, está sentado!”

21 de dezembro: “Ó Sol nascente justiceiro, resplendor da Luz eterna: / Oh, vinde e iluminai os que jazem entre as trevas / e na sombra do pecado e da morte, estão sentados!”

22 de dezembro: “Ó Rei das nações. Desejado dos povos; / ó Pedra angular, que os opostos unis: / Ó, vinde e salvai esse homem tão frágil, / que um dia criastes do barro da terra!”

23 de dezembro: “Ó Emanuel: Deus conosco, nosso Rei Legislador, / Esperança das nações e dos povos Salvador; / Vinde, enfim, para salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus!”


Agenda com datas para criar conteúdo

Datas litúrgicas e pastorais

01 – Santo Elói ou Elígio
02 – Santa Bibiana
03 – São Francisco Xavier
04 – Santa Bárbara e São João Damasceno
05 – 2º Domingo do Advento; São Sabas
06 – São Nicolau de Mira (ou de Bari)
07 – Santo Ambrósio
08 – Imaculada Conceição de Nossa Senhora
09 – São Juan Diego Cuauhtlatoatzin
10 – São Melquíades
11 e 12 – Campanha de Evangelização
11 – São Dâmaso I
12 – 3º Domingo do Advento; Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina
13 – Santa Luzia
14 – São João da Cruz
15 – Santa Cristiana
16 – Santa Adelaide
17 – São Lázaro de Betânia; São João da Mata
18 – Santos Rufo e Zózimo
19 – 4º Domingo do Advento; Santo Urbano V
20 – São Domingos de Silos
21 – São Pedro Canísio
22 – Santa Franciscana Xavier Cabrini
23 – São João Câncio
24 – São Charbel Makhlouf
25 – Natal de Jesus
26 – Sagrada Família de Nazaré; Santo Estevão
27 – São João Evangelista
28 – Santos Inocentes
29 – São Tomás Becket
30 – São Sabino
31 – São Silvestre

Datas Cívicas

01 – Dia Internacional da Luta contra a AIDS
03 – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
05 – Dia da Pastoral da Criança
05 – Dia Internacional do Voluntário
17 – Aniversário do Papa Francisco
18 – Dia Internacional dos Migrantes

Pasconeiros, agora é só copiar essa agenda e planejar as atividades para o mês de dezembro na sua Diocese, Paróquia ou Comunidade. Lembre-se de conversar com as pastorais e movimentos existentes para saber como será o planejamento de dezembro e já do ano de 2022. Envolver toda comunidade nas redes sociais da Igreja é o segredo para ter bom engajamento.

Para finalizar, indico esses conteúdos para leitura e pesquisa que poderão ajudar você no uso das redes sociais e na criação de conteúdos:

Como manter os Paroquianos atualizados?

O que é e como usar CTAs (Chamadas para ação) nas redes sociais?

Como usar o recurso “Collabs” no Instagram?

Boa missão, Pascom. E um Feliz e Santo Natal!