Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Agenda de Julho, mês dos avós

Mostremos a nossa ternura aos avós e aos idosos de nossas famílias

Julho chegou e com ele vários temas para pensarmos e celebrarmos juntos, fazendo que a comunicação seja a ponte de união entre a intenção e a execução! Vamos juntos? Confira!

Unidos ao Papa Francisco rezemos em Julho pela Pastoral dos Enfermos

“Rezemos para que o sacramento da unção dos doentes dê àqueles que o recebem e aos que lhes são mais próximos a força do Senhor, e se torne cada vez mais para todos um sinal visível de compaixão e esperança.”

Confira o vídeo com a intenção do Papa

 

• 8º Encontro Nacional da Pascom: 12 a 14 de julho em Aparecida/SP

Levante a mão o pasconeiro que não está ansioso para a chegada do grande dia do 8º Encontro Nacional da Pascom!

Pois é! Está chegando! Este ano, nosso encontro será na casa da Mãe, em Aparecida/SP, e contará com a presença de todos os comunicadores, pasconeiros e pasconeiras de todo o Brasil.

No dia do evento, se você e sua equipe da Pascom estiverem presentes, nas publicações que fizerem, marquem a hashtag #8ENP e vamos fazer desse momento um marco na comunicação católica e da Pascom.

 

Encontro Nacional da Pascom

Confira os palestrantes e convidados:
• 8º Encontro Nacional da Pascom

 

• Dia Nacional do Combate à Discriminação Racial

Combate à Discriminação Racial: Uma Jornada de Igualdade e Justiça

 Vivemos em um mundo repleto de diversidade, onde cada pessoa traz consigo uma riqueza única de histórias, culturas e experiências. No entanto, ainda enfrentamos o desafio persistente da discriminação racial, uma barreira que impede que a sociedade cresça em diversos âmbitos. Como cristãs e cristãos que somos, é preciso enxergar a realidade e nos unirmos, agir de forma decisiva para acabar com essa injustiça e construir um futuro onde todos sejam tratados com igualdade e respeito.

A discriminação racial não é apenas um problema de quem a sofre, mas é, também, uma ferida aberta na cultura da população em geral. Embora haja a negação de muitos, o racismo no Brasil, por exemplo, é estrutural. A prática da discriminação se manifesta de maneiras sutis e explícitas, desde a falta de oportunidades até a violência física e emocional. Cada ato de racismo é uma afronta aos princípios básicos de dignidade e direitos humanos.

Nessa hora você se pergunta: tá, mas o que a Pascom, a Igreja, a Comunicação tem com isso? Tudo! Ao mesmo tempo em que a Comunicação tem o poder de proliferar e desencadear a discriminação, ela também tem o poder e dever de combater esse tipo de ação. Os espaços digitais de nossas comunidades precisam dar lugar a esses conteúdos. Publicar posts sobre o assunto, propor uma consciência crítica, também é tarefa dos agentes da Pascom, que são formadores de opinião.

Juntos, todos nós podemos transformar essa realidade. O combate à discriminação racial exige coragem, empatia e ação. É necessário que cada um de nós se torne um agente de mudança, questionando atitudes preconceituosas, denunciando injustiças e promovendo a inclusão em todos os espaços. Devemos nos educar e educar os outros, desafiando estereótipos e desconstruindo narrativas, atitudes e ações que perpetuam a desigualdade.

É claro que essa transformação não é tarefa fácil, mas não é impossível. Histórias inspiradoras de resistência e superação nos mostram que a mudança começa com atos de coragem e solidariedade, seja em casa, seja na Igreja, seja nas estradas digitais. Precisamos amplificar as vozes daqueles que foram silenciados por muito tempo e construir pontes de entendimento e respeito mútuo.

Por Janaína Gonçalves

 

• Dia do Amigo e Internacional da Amizade 

O verdadeiro amigo é aquele que é capaz de dar a vida pelo outro. Assim, Jesus definiu a amizade (Jo 15,15). Celebrar a amizade é louvar a Deus pela presença de uma “alma perfumada” em nossas vidas.

Quantos momentos temos a agradecer? Quantas lembranças guardamos em nossos corações de pessoas que entraram em nossas vidas como tesouros, que nos animam, protegem e caminham ao nosso lado? Muitas vezes, esses amigos não têm laços familiares, mas sim laços de irmãos da vida.

Neste dia, celebre a vida de todos os amigos!

  • Nas redes sociais, divulguem a importância de ter amizades que nos impulsionam a ir além, sem medo.
  • Motivem as juventudes paroquiais a celebrar o Dia do Amigo de modo especial, pois é nessa fase que as amizades se solidificam e criam raízes.
  • No YouTube, faça uma série sobre o dom de ter amigos, com depoimentos que reforçam a amizade, mencionando passagens bíblicas.
  • Rezem a Oração do Amigo:

Senhor, amigo dos pobres e sofredores,
Consolador das almas tempestuosas,
Médico da vida e Mestre da sabedoria;
venho, hoje, pedir a Tua proteção para meus amigos.

Olha por aqueles que vivem distantes fisicamente da minha presença,
mas perto do meu coração e das minhas orações.
A geografia das distâncias não nos separou
da ternura que cultivamos ao longo da vida.

Não permitas que eles se percam nos caminhos tenebrosos;
e sê para cada um a luz a guiar suas escolhas.
Assim como visitaste tantos enfermos e devolveste
a eles a saúde e a vida em plenitude,
olha com misericórdia pelos meus amigos enfermos.

Diante do sofrimento, concedei-lhes a esperança da vida,
fortalece cada coração na fé e na paciência.
Que eles encontrem, na força da oração,
o socorro consolador diante do desânimo e da aflição.

Perdoa, Senhor, minhas faltas contra meus amigos.
Sei que, por vezes, fui egoísta e não ouvi os conselhos
que poderiam ter evitado tantas situações perturbadoras.
Fiquei, muitas vezes, com raiva, e isso fez muitos deles se afastarem de mim.

Que eu tenha a coragem de pedir perdão a todos quantos magoei,
e encontre junto deles a graça de ser perdoado.
Dá-me também a força libertadora de perdoar a quem, um dia,
feriu minha alma com palavras e gestos.
Diante do Teu exemplo de amor,
Quero ser portador da paz e da reconciliação.

Amém!
(Padre Flávio Sobreiro)

Por Marcelo Godoy

 

• Santa Maria Madalena 

Santa Maria Madalena, cuja festa celebramos em 22 de julho, é um exemplo inspirador para todos nós que atuamos na Pastoral da Comunicação. Conhecida como a “Apóstola dos Apóstolos”, ela foi a primeira a anunciar a ressurreição de Cristo, levando a boa nova aos discípulos. Sua vida e missão oferecem ensinamentos preciosos para nosso trabalho de comunicação na Igreja.

Maria Madalena é um modelo de conversão e transformação. Após ser libertada por Jesus de sete demônios, dedicou-se totalmente ao serviço do Evangelho. Sua história nos ensina sobre o poder da graça divina e nos encoraja a comunicar a mensagem de Jesus com paixão e autenticidade.

Sua dedicação é um exemplo claro de como a comunicação cristã deve ser movida pelo encontro pessoal com Cristo e pelo desejo de compartilhar a verdade e a esperança que encontramos Nele. Assim como ela, somos chamados a ser testemunhas vivas do amor de Deus, utilizando os meios de comunicação para aproximar as pessoas de Jesus e da comunidade eclesial.

Que Santa Maria Madalena, com sua fé inabalável e seu coração ardente, nos inspire a ser comunicadores da Boa Nova com criatividade e zelo. Que possamos seguir seu exemplo e contribuir para que a luz do Evangelho alcance todos os corações.

Por Katiane Rosa

 

• São Tiago, Apóstolo

Quem foi São Tiago, Apóstolo?

São Tiago Apóstolo, conhecido por muitos como Tiago Maior, foi um dos doze apóstolos escolhidos por Jesus Cristo. Filho de Zebedeu e irmão de São João Evangelista, São Tiago é frequentemente lembrado por seu zelo religioso. Ele é mencionado nos textos bíblicos como um pescador da Galileia, mas isso antes de ser chamado por Jesus para se tornar “pescador de homens”.

São Tiago teve o privilégio de testemunhar alguns dos momentos mais significativos da vida de Jesus, incluindo a Transfiguração e a Agonia no Horto das Oliveiras. Ele é mencionado várias vezes nos Evangelhos como um dos discípulos mais próximos de Cristo.

Você sabia que São Tiago também teve um papel fundamental na disseminação do cristianismo? Segundo a tradição, ele pregou na Judeia e em outras regiões, e suas viagens missionárias o levaram até a Península Ibérica, onde é venerado como o santo padroeiro da Espanha.

Os restos mortais de São Tiago estão enterrados na Catedral de Santiago de Compostela, um dos mais importantes destinos de peregrinação cristã no mundo. Ele é comemorado pela Igreja Católica no dia 25 de julho.

Que tal publicar algo sobre ele nas redes sociais de sua comunidade paroquial?

Por Janaína Gonçalves

 

• Dia dos Avós

Os avós têm um papel muito importante na vida de uma família, pois são pessoas muito respeitadas devido à grande sabedoria que acumularam no decorrer dos anos.

Quantas vezes recorremos aos nossos avós para ouvir um conselho ou simplesmente receber um abraço apertado e reconfortante cheio de carinho?

Neste dia, celebramos a memória de São Joaquim e Sant’Ana, os avós de Jesus.

Como pasconeiros, que tal postarmos nas redes sociais sobre essa data tão importante, homenageando essas pessoas tão especiais em nossas vidas?

Por Juliana Fontanari

 

• IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos Tema: “Na velhice, não me abandones” 

O Dia Mundial dos Avós deste ano traz como tema principal o apelo “Na velhice, não me abandones”, e o Papa Francisco, no início da mensagem de 2024, afirma que “Deus nunca abandona os seus filhos; nem sequer quando a idade vai avançada e as forças já declinam”.

O Santo Padre pede para que todos os cristãos respeitem cada etapa da vida, sabendo que cada uma tem suas particularidades e necessidades e que em cada uma delas há a beleza de um Pai que ama seu filho como ele é.

Que possamos levar essa importante mensagem às nossas paróquias e fiéis. Criem momentos de encontros entre gerações, através da comunicação, como:

  • Articule uma visita ao asilo da cidade e convoque os jovens para ajudar;
  • Capturem imagens e vídeos da visita e criem mensagens nas redes sociais. Atenção: cuidado com a captação das imagens dos idosos que estiverem na casa de repouso, pois muitas vezes não é permitida a divulgação;
  • Criem um folheto com a imagem de Sant’Ana e São Joaquim, avós de Jesus, com a oração pelos idosos no verso e entreguem no final da missa;
  • Que tal criar um banner impresso com o tema e fazer um momento de fotos dos avós com os netos após as missas? Convidem todos a marcarem o @ da sua paróquia no Instagram quando postarem.

Confira a mensagem do Papa Francisco para o IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

 

Por Coordenadores dos Subgrupos do GT de Produção