Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Agenda de maio: confira as dicas para criar conteúdos

O mês de maio tem dois assuntos muito importantes para inspirar e motivar a comunicação: mês mariano e 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Comunicadores católicos, na agenda de maio tem dois assuntos muito importantes para inspirar e motivar a comunicação: mês mariano e 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Tempo propício para a criação de conteúdo no ambiente digital e para a vivência da espiritualidade do “escutar”, motivados pelo tema do DMCS “Escutar com o ouvido do coração” e do exemplo de Maria.

Em sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações 2022 o Papa Francisco nos ensina: “A escuta corresponde ao estilo humilde de Deus. Ela permite a Deus revelar-Se como Aquele que, falando, cria o homem à sua imagem e, ouvindo-o, reconhece-o como seu interlocutor. Deus ama o homem: por isso lhe dirige a Palavra, por isso «inclina o ouvido» para o escutar.”

Maio, mês mariano

Já em Maria podemos nos inspirar em vários momentos marcantes da sua comunicação, como sua visita à Santa Isabel. Maria vai à sua casa e comunica-lhe, motivada por seu amor a Deus: “O Senhor fez em mim maravilhas” (Lc 1,49). Ela comunica a Isabel as maravilhas que Deus fez n’Ela. Neste momento ela partilha a Boa Notícia, com alegria e amor.

Para celebrar bem o mês mariano, procure destacar as devoções a Nossa Senhora presentes em sua comunidade ou paróquia. Isso pode ser feito de forma catequética e pedagógica, trazendo detalhes da história da devoção e outros títulos marianos. Geralmente, na piedade popular, acontecem rezas nas casas, bem como coroações. Não deixe de valorizar estes momentos devocionais que tanto enriquecem a fé.

Agora, você deve estar se perguntando, por que maio é o mês mariano? Olha aí, uma dica boa para gerar conteúdo! Para ajudar, sugerimos uma matéria bem interessante do portal A12. E lembre-se: ao se servir deste material, não esqueça de dar os devidos créditos.   

Intenção de oração do Papa

Não bastasse estes dois exemplos acima, o Papa ainda nos convoca a rezar em maio “pela fé dos jovens”:

Rezemos para que os jovens, chamados a uma vida em plenitude, descubram em Maria o estilo da escuta, a profundidade do discernimento, a coragem da fé e a dedicação ao serviço.

Assim como os jovens, que todos nós comunicadores encontremos em Maria o exemplo da “escuta” para cumprir nosso chamado de comunicar e evangelizar.

56º Dia Mundial das Comunicações Sociais 

O Vaticano divulgou no dia 24 de janeiro de 2022, memória de São Francisco de Sales, a mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais com o tema: “Escutar com o ouvido do coração”.

A mensagem completa está no site da Pascom Brasil. Acesse e leia este conteúdo riquíssimo, além das sugestões preparadas no subsídio de formação e celebração. São artigos, roteiro para leitura orante da Palavra de Deus, rodas de conversa e sugestões de livros e filmes. Não deixe de se organizar e planejar encontros com a Pascom de sua paróquia, comunidade ou diocese para celebrar este momento.

De 23 a 28 de maio será realizada a Semana da Comunicação, com atividades da Pascom Brasil em parceria com a Signis Brasil, Assessoria de Comunicação da CNBB, Jovens Conectados, Ministério de Comunicações da Renovação Carismática Católica (RCC), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). Fique ligado em nosso portal e em nossas redes sociais para conferir a programação detalhada.

No dia 29 de maio de 2022 será celebrado o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Contaremos, neste dia, com duas celebrações a nível nacional, transmitidas por TVs e rádios de inspiração católica. A primeira celebração será às 8h e a segunda às 15h. Aproveite a data, para organizar a celebração em sua Paróquia ou Diocese. Reúna os comunicadores para este momento de oração com a comunidade, participem ativamente da liturgia e aproveite para avaliar sua missão enquanto agente da Pastoral da Comunicação.

Confira a agenda de maio de 2022 para criação de conteúdo e planejamento:

Datas litúrgicas 

1 – São José Operário; São Jeremias

2 – Santo Atanásio

3 – São Filipe e São Tiago, apóstolos

4 – São Ciríaco; São Peregrino Laziosi; São Gregório de Venucchio

5 – Santo Ângelo

6 – São Domingos Sávio

7 – Santa Flávia Domitila

8 – São Vitor; São Bonifácio IV; Santa Madalena de Canossa

9 – São Pacômio

10 – São Damião de Molokai; Santo Antonino de Florença; São João de Ávila;

11 – Santo Inácio de Láconi

12 – Santa Joana; São Pancrácio; Santos Nereu e Aquiles

13 – Nossa Senhora de Fátima

14 – São Matias, apóstolo

15 – Santa Dionísia; Santo Isidoro Lavrador

16 – São João Nepomuceno

17 – São Pascoal Bailão

18 – São João I; Santa Rafaela Maria; São Leonardo Murialdo

19 – Santo Ivo, patrono dos advogados; São Celestino V

20 – São Bernardino de Sena

21 – Santa Catarina de Gênova; São Cristóvão de Magalhães e companheiros mártires no México

22 – Santa Rita de Cássia; Santa Quitéria; Santa Júlia

23 – São João Batista de Rossi

24 – Nossa Senhora Auxiliadora

25 – São Beda, o Venerável; São Gregório VII

26 – São Filipe de Néri

27 – Santo Agostinho de Cantuária

28 – São Germano de Paris

29 – Solenidade da Ascensão do Senhor

A Ascensão do Senhor é uma data móvel dentro do calendário litúrgico. É celebrada sempre 40 dias após a solenidade da Páscoa, o que corresponde ao 7º Domingo do Tempo Pascal.

30 – Santa Joana d’Arc

31– Visitação de Nossa Senhora

 

Datas cívicas

01 – Dia Mundial do Trabalho

08 – Dia das Mães

15 – Dia Internacional da Família

22 – Dia Nacional do Abraço

23 a 28 – Semana da Comunicação
(23 e 26 – atividades em parceria com a Signis Brasil, Assessoria de Comunicação da CNBB, Jovens Conectados, Ministério de Comunicações da RCC, CRB e CNLB)

25 – Dia Nacional da Adoção

25 – Dia do Trabalhador Rural

29 – 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais

 

Que Maria nos ensine a “escutar” o próximo e a cumprirmos nossa missão de comunicadores em nossas igrejas particulares, como agentes da Pastoral da Comunicação.

Boa missão, Pascom!