Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Agenda de setembro: mês da Bíblia, setembro amarelo e 100 anos do rádio são destaques

O mês de setembro foi escolhido para dar visibilidade ao debate sobre a prevenção do suicídio, para valorizar a vida. Esse tema deve ser abordado nas redes sociais das Dioceses, Paróquias, Comunidades, Grupos de Oração.

Mês da Bíblia, Natividade de Nossa Senhora, Festa da Exaltação da Santa Cruz… setembro é mais um mês riquíssimo para os comunicadores católicos desenvolverem conteúdos criativos nos meios de comunicação.

Jornal, Rádio, Revista, Site, Facebook, Instagram, YouTube… com criatividade, planejamento e oração, comunicar será sinal de transformação em todos os meios de comunicação. Como nos pede o Papa Francisco na Carta para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2022, nós precisamos “escutar com os ouvidos do coração”:

Na ação pastoral, a obra mais importante é o ‘apostolado do ouvido’. Devemos escutar, antes de falar, como exorta o apóstolo Tiago: ‘cada um seja pronto para ouvir, lento para falar’ (1, 19). Oferecer gratuitamente um pouco do próprio tempo para escutar as pessoas é o primeiro gesto de caridade.”

Se nos colocarmos para “ouvir” toda a comunidade, os meios de comunicação da Igreja terão uma ação eficaz para comunicar e evangelizar. Quando os comunicadores “ouvem”, a evangelização acontece!

 

MÊS DA BÍBLIA

Setembro foi escolhido pelos bispos do Brasil como o mês da bíblia em razão da memória de São Jerônimo, que é celebrada no dia 30 de setembro.

São Jerônimo foi o encarregado por traduzir a sagrada escritura para o latim. Essa versão latina recebeu o nome de Vulgata, que significa “popular” em latim. A versão é referência nas traduções da Bíblia até hoje em dia.

Em 2022, o livro bíblico escolhido para aprofundamento é o de Josué, com a inspiração: “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9).

Um dos pilares da Igreja no Brasil é o pilar da palavra de Deus, incluído nas diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), aprovadas pelo episcopado brasileiro em sua 57ª assembleia geral, em Aparecida (SP).

Confira mais informações sobre o Mês da Bíblia no site da CNBB clicando aqui que disponibiliza os temas e também vídeos.

 

INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA

Em setembro, o Papa nos convoca a rezar pela abolição da pena de morte:

Rezemos para que a pena de morte, que atenta contra a inviolabilidade e a dignidade da pessoa, seja abolida nas leis de todos os países do mundo.”

 

SETEMBRO AMARELO

Outro assunto muito importante é o “Setembro Amarelo”. O mês de setembro foi escolhido para dar visibilidade ao debate sobre a prevenção do suicídio, para valorizar a vida. Esse tema deve ser abordado nas redes sociais das Dioceses, Paróquias, Comunidades, Grupos de Oração e toda a ação evangelizadora. Há muitas informações disponíveis nos sites: www.cvv.org.br e também  https://www.setembroamarelo.com/, que poderão ajudar na preparação deste conteúdos.

Em 2021, a Pascom Brasil produziu uma série de podcasts chamada Ponto e Vírgula, com o especialista na área Pe. Lício de Araújo Vale e com a psicóloga Maria Clara Bezerril. São quatro episódios para conhecimento e aprofundamento da temática. Confira os episódios no Spotify.

Episódio 1: Quebrando o tabu do suicídio

Episódio 2: Suicídio é pecado?

Episódio 3: Como identificar comportamentos suicidas?

Episódio 4: Como a agente da Pascom pode acolher alguém que está pedindo socorro?

Procure tratar o tema com a abordagem de ajuda, com o olhar cristão e solidário. Uma dica básica que posso compartilhar, é criar artes sobre o assunto e vídeos, com sacerdotes e especialistas da saúde, e até mesmo alterar a cor da imagem/logo do perfil nas redes sociais da Igreja para tons amarelos.

 

100 ANOS DO RÁDIO

Em 2022, comemoramos os 100 anos da primeira transmissão radiofônica. Segundo o site da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABERT), o rádio nasceu no Brasil, oficialmente, em 7 de setembro de 1922, nas comemorações do centenário da Independência do país, com a transmissão, à distância e sem fios, da fala do presidente Epitácio Pessoa na inauguração da radiotelefonia brasileira. Roquette Pinto, um médico que pesquisava a radioeletricidade para fins fisiológicos, acompanhava tudo e, entusiasmado com as transmissões, convenceu a Academia Brasileira de Ciências a patrocinar a criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que viria a ser a PRA-2.

O rádio é um dos principais meios de comunicação em nosso país e um potente instrumento para a evangelização. Em muitas comunidades e paróquias Brasil afora, ele é utilizado para transmissão das celebrações, para comunicados e para transmissão de programas. Ao produzir conteúdo para as mídias digitais, lembre-se desta comemoração e procure valorizar as iniciativas existentes em sua região.

 

DATAS LITÚRGICAS

01 – Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, Santa Beatriz da Silva

01 – Santo Egídio

02 – São Brocardo

03 – São Gregório Magno, Papa

04 – Moisés, o Profeta; São Bonifácio

05 – Santa Madre Teresa de Calcutá

06 – São Zacarias, Profeta

07 – São Melchior

08 – Natividade de Nossa Senhora

09 – São Pedro Claver

10 – São Nicolau Tolentino

11 – São Proto e São Jacinto

12 – Dia do Santíssimo Nome de Maria; São Guido

13 – São João Crisóstomo

14 – Exaltação da Santa Cruz

15 – Nossa Senhora das Dores; Nossa Senhora da Piedade

16 – São Cornélio e Cipriano

17 – São Roberto Belarmino

18 – São José Copertino

19 – São Januário

20 – Santa Fausta

21 – São Mateus Evangelista, Apóstolo

22 – São Maurício e companheiros

23 – São Pio de Pietrelcina

24 – São Geraldo Sagredo; São Pedro Nolasco

25 – São Firmino

26 – São Cosme e São Damião, mártires

27 – São Vicente de Paulo

28 – São Venceslau I

29 – Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

30 – São Jerônimo

 

DATAS CÍVICAS

05 – Dia Internacional da Caridade, Dia do Irmão e Dia da Amazônia

07 – Independência do Brasil e Grito dos Excluídos

10 – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

15 – Dia do Cliente

21 – Dia da Árvore; Dia Internacional da Paz e Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

22 – Dia da Juventude do Brasil e início da Primavera

23 – Dia Internacional das Línguas de Sinais

25 – Dia Nacional do Trânsito; Dia Nacional do Rádio

30 – Dia da Bíblia e Dia da Secretária

 

Se ainda tiver dúvidas sobre a criação de conteúdos e formatos para as redes sociais, clique aqui que tem uma lista com muitas ideias de conteúdo.

 

Boa missão, Pascom!