Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Agenda de setembro, mês da bíblia

Vamos juntos comunicar a mensagem de Cristo!

Pasconeiros e pasconeiras, vamos fazer ressoar a Palavra de Deus em todo lugar!

Intenções do Papa Francisco: no mês de setembro, o Santo Padre nos pede que escutemos com o coração o grito da Terra e das vítimas das catástrofes naturais e das mudanças climáticas, nos comprometendo a cuidar do mundo em que habitamos.

 

 

Rezemos pelo grito da Terra
Se medirmos a temperatura do planeta, dir-nos-á que a Terra tem febre. Que está doente, como qualquer doente.
E nós, ouvimos esta dor?
Ouvimos a dor de milhões de vítimas de catástrofes ambientais?
Os que mais sofrem com as consequências destes desastres são os pobres, os que são obrigados a abandonar as suas casas devido a inundações, vagas de calor ou secas.
Fazer frente às crises ambientais provocadas pelo homem, como as alterações climáticas, a poluição ou a perda de biodiversidade, exige não só respostas ecológicas, mas também sociais, económicas e políticas.
Temos de nos comprometer na luta contra a pobreza e a proteção da natureza, alterando os nossos hábitos pessoais e os da nossa comunidade.
Rezemos para que cada um de nós ouça com o coração o grito da Terra e das vítimas das catástrofes ambientais e das alterações climáticas, comprometendo-nos pessoalmente a cuidar do mundo que habitamos.

 

Festa da Exaltação da Santa Cruz

No dia 14 de setembro celebramos a festa da Exaltação da Santa Cruz. Vamos conhecer um pouco da origem dessa data tão significativa para todos nós?

A festa em honra da Santa Cruz foi celebrada pela primeira vez em 335, por ocasião da dedicação de duas basílicas constantinianas de Jerusalém, que são a do Martyrium ou Ad Crucem no Gólgota, e a do Anástasis, isto é, da Ressurreição. Com o termo exaltação, a festa passou para o Ocidente, e a partir do século VII se comemora a recuperação da preciosa relíquia pelo Imperador Heráclio em 628. Da Cruz, que foi roubada 14 anos antes pelo rei persa Cosroe Parviz durante a conquista da Cidade Santa, se perderam definitivamente todas as pistas em 1187, quando foi tirada do Bispo de Belém que a havia levado na batalha do Hattin.

A celebração atual significa a glorificação de Cristo, que passa pelo suplício da Cruz e se torna fundamental na história da Redenção. Cristo, encarnado na sua realidade humano-divina se submete de modo voluntário a condição de escravo, e o suplício infame se transformou em glória perene. Desse modo a Cruz se torna o símbolo da religião cristã.

Os apóstolos de Jesus apresentam a mensagem do Cristo Crucificado e, como cristãos, aceitando essa verdade, somos crucificados com Ele carregando diariamente a nossa Cruz, suportando sofrimentos e injúrias como Jesus suportou. E assim, os sofrimentos que são reproduzidos no corpo místico da Igreja e o estado de morte de Cristo contribuem para a nossa Redenção e participação na glória do Ressuscitado.

Essa é a razão que levou aos mártires suportarem tantos sofrimentos: “A minha paixão está crucificada, escreve Santo Inácio de Antioquia antes de sofrer o martírio, não existe mais em mim o fogo da carne. Agora começo a ser discípulo…prefiro morrer em Cristo Jesus a reinar de uma extremidade à outra da terra. Procuro-o, ele que morreu por nós; quero-o, ele que ressuscitou por nós…Concedei-me que eu seja imitador da paixão do meu Deus” (trecho do livro Um santo para cada dia, de Mario Sgarbossa e Luigi Giovannini).

Louvemos a Santa Cruz, sinal da nossa Salvação!

Por Juliana Fontanari

 

São Mateus, o Evangelista comunicador por excelência

No dia 21 de setembro celebramos a festa de São Mateus Evangelista, que tem uma história que ilumina a nossa compreensão acerca da mensagem de Jesus.

São Mateus era coletor de impostos, uma profissão que não era vista com bons olhos na época por estar muitas vezes associada a corrupção. Com o chamado de Jesus, passou a segui-lo, deixando sua antiga profissão e se tornando um dos principais divulgadores da mensagem de Cristo ao transmitir a todos a Boa Nova do Evangelho.

Para nós, comunicadores e pasconeiros da Igreja no Brasil, o exemplo de São Mateus nos inspira a conhecer cada vez mais as Sagradas Escrituras, baseando nossa comunicação na rica herança da fé, podendo transmitir de forma significativa a mensagem de Jesus, e estruturar bem nossas mensagens de forma organizada, clara e acessível.

São Mateus, interceda por nós para que possamos comunicar a mensagem de Jesus com clareza e amor. Ajude-nos a tocar os corações e a levar a luz de Cristo a todos que ainda não O conhecem. Que, como você, possamos ser fiéis na nossa missão de espalhar a Boa Nova. Amém!

Por Alex Guimarães

 

Dia Nacional do Surdo: os desafios de incluir e evangelizar

No dia 26 de setembro celebramos o Dia nacional do Surdo, uma data especial para reforçar a causa da inclusão da pessoa com deficiência auditiva ou surda.

Em 2002, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida como forma de comunicação e expressão, em que o sistema de natureza visual-motora e estrutura gramatical própria constitui um sistema linguístico de transmissão de fatos e ideias.

Outro grande passo foi em 2015 com a instituição da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que assegura e promove em condições de igualdade o exercício dos direitos e liberdades fundamentais para os nossos irmãos com deficiência, visando a inclusão social e a cidadania.

A Igreja tem buscado capacitar e oferecer cursos para capacitar agentes para atuarem na Pastoral do Surdo como tradutores e intérpretes em Libras para facilitar a comunicação com os nossos irmãos para participar ativamente das celebrações eucarísticas, e assim, se faz necessário que as nossas paróquias e comunidades ouçam a voz de Deus por meio do Espírito Santo, de acordo com as palavras ditas por Jesus: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e  para proclamar o ano da graça do Senhor” (cf. Lc 4,18).

Como pasconeiros, que tal celebrar essa data fazendo as pessoas refletirem sobre essa importante missão e convidar a todos a rezarem de modo especial pelos agentes da Pastoral do Surdo?

Vamos lá!

Por Juliana Fontanari

 

Celebrando e fortalecendo a comunicação com São Jerônimo, Guardião das Escrituras

No dia 30 de setembro celebramos de modo especial, São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja, e o Mês da Bíblia, dedicado especialmente para o estudo das Sagradas Escrituras.

Sobre o estudo das Sagradas Escrituras, São Jerônimo afirmou que “A ignorância das Escrituras é a ignorância de Cristo” o que nos inspira a buscar uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus.

São Jerônimo dedicou sua vida ao estudo da Palavra de Deus, e assim, usando sua grande aptidão para aprender línguas, estudou o hebraico e o grego para compreender as Sagradas Escrituras na sua língua original, pôde transmitir a mensagem de Jesus para todas as pessoas.

No ano de 382, São Jerônimo foi chamado a voltar para Roma pelo Papa Dâmaso para que fosse o seu secretário particular, e assim, foi incumbido de traduzir a Bíblia (do grego e do hebraico) para o latim. E graças a ele, a Bíblia foi traduzida para várias línguas, incluindo a nossa, sendo que essas traduções vieram da Tradução Popular de São Jerônimo e tornou-se oficial no Concílio de Trento.

De Pascom para Pascom: Dicas para o mês da Bíblia

Produza conteúdos temáticos: Crie e distribua materiais que expliquem a importância da Bíblia na vida do cristão a exemplo de São jerônimo, que incentivava a leitura e a reflexão das Sagradas Escrituras;

Campanhas de comunicação: Desenvolva atividades que estimulem a comunidade paroquial a participar de grupos de estudos bíblicos. A Pascom pode organizar transmissões ao vivo de formações, convidando especialistas em Sagradas Escrituras para compartilhar seus conhecimentos.

Uso de mídias digitais: Crie um calendário de leitura bíblica com uma passagem diária para reflexão.

Parceria com outras Pastorais: Desenvolva atividades em parceria com outras pastorais, como a catequese e a Liturgia para garantir que o tema do mês da Bíblia esteja presente em todas as atividades paroquiais, desde as celebrações litúrgicas até os encontros de catequese.

Por Ana Corazza

 

Calendário Litúrgico

 01 Santo Egídio, abade

02 Beata Ingrid Elofsdotter

03 São Gregório Magno, papa e doutor da Igreja / Beato Bartolomeu Gutiérrez, presbítero e companheiros

04 Santa Rosália, virgem

05 Beato Florêncio Dumontet

06 São Zacarias, Profeta

07 Beata Eugênia Picco

08 Natividade de Nossa Senhora

09 São Pedro Claver, presbítero / Beato Francisco Gárate Aranguren

10 São Nicolau de Tolentino, presbítero

11 São Pafúncio, Bispo

12 São Guido

13 São João Crisóstomo, bispo e doutor da Igreja

14 Exaltação da Santa Cruz / São Gabriel Taurino Dufresse

15 Nossa Senhora das Dores / Beatos João Batista e Jacinto dos Anjos, mártires

16 Santos Cornélio, papa, e Cipriano, bispo, mártires / São Niniano de Galloway, Bispo

17 Santa Hildegarda de Bingen, virgem e doutora da Igreja / São Roberto Belarmino, Bispo e Doutor da Igreja

18 Beato José Kut, presbítero e mártir

19 São Januário, bispo e mártir / São Carlos Hyon Song-mun, mártir

20 Santos André Kim Taegon, presbítero, Paulo Chong Hasang e Companheiros, mártires / São José Maria de Yermo e Parres,presbítero

21 São Mateus, Apóstolo e Evangelista / Beato Marcos de Módena Scalabrini, presbítero

22 Beato Oto de Freising

23 São Pio de Pietrelcina, presbítero / Beata Maria Emilia Tavernier, religiosa

24 Beato Dalmácio Moner, presbítero

25 Santo Anacário de Auxerre, Bispo

26 Santos Cosme e Damião, mártires / Santa Teresa Couderc, virgem

27 São Vicente de Paulo, presbítero / Santa Iltrude, virgem

28 Santos Lourenço Ruiz e Companheiros, mártires / São Venceslau, mártir / São Simão de Rojas, presbítero

29 São Miguel, São Rafael e São Gabriel, Arcanjos / São Ciríaco, eremita

30 São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja / Beato Frederico Albert, presbítero

 

Datas Cívicas

07 Dia da Independência do Brasil

10 Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio

15 Dia do Cliente/ Dia Internacional da Democracia

21 Dia da Árvore

22 Início da Primavera

23 Dia do Combate ao Estresse

26 Dia Nacional dos Surdos

27 Dia Nacional do Idoso

 

Por Redatores do GT de Produção