Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

André Botelho, comunicador que “gastou as solas dos sapatos”!

A Minha Vida de Pasconeiro apresenta a história de um comunicador missionário

Quais são os limites que impedem que a Pascom chegue a mais pessoas? Ou melhor, até onde vai a missão que pulsa no coração de um pasconeiro?

Certamente não há barreiras para a Pascom chegar a mais lugares, principalmente quando há o envolvimento de um comunicador, 100% Pascom, comprometido.

No “Minha Vida de Pasconeiro”, conheça a história de André Botelho, um pasconeiro missionário que ouviu as palavras do Santo Padre, o Papa Francisco, quando disse para os comunicadores “gastarem as solas dos sapatos” e irem até os irmãos e irmãs, e as colocou em prática.

 

Não dá mais para voltar!

André é jornalista e atua na Pascom do Santuário de São Judas Tadeu, na cidade e diocese de São José do Rio Preto/SP. Na Pastoral da Comunicação, tem a missão de animar os comunicadores, com forte presença no eixo de articulação, além de ser assessor de imprensa da diocese, auxiliando Dom Antônio Emidio Vilar, sdb.

A Pascom é um dos grandes amores de sua vida, que surgiu a partir de um convite no final da missa da Paróquia São Judas, em 2001, quando ainda era estudante de comunicação social. O pároco convidou voluntários que pudessem ajudar na criação de um jornal local. O convite mexeu com André, que aceitou o chamado e começou o projeto.

O jornal deu tão certo que, certa vez, André convidou Dom Orani para uma entrevista e o bispo se interessou muito pela iniciativa, encorajando-o a atuar também na Pascom Diocesana.

 

O que a Pascom ensinou?

A Pastoral da Comunicação o encanta pelo incentivo à criação de laços e relações humanas, como uma verdadeira ação pastoral que cria pontes de conexão e acolhimento. Diferenciais que ele carrega não somente na Pascom, mas também na vida cotidiana, como ele completa:

“Não podemos nos fechar em nós mesmos! É necessário estar disponível para o outro. Isso é ser humano! É ser Igreja!”

 

Apenas um Pasconeiro Missionário

Uma fé no coração e o Documento 99 na mão!

Recordando o chamado do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações de 2021, “Vem e verás” (Jo 1, 46), André levou muito a sério o “gastar as solas dos sapatos” e foi levar a Pascom para a Igreja particular de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre, em 2023.

Tudo foi possível graças ao projeto “Igrejas Irmãs” que a Diocese de São José do Rio Preto está vivenciando e que propõe intercâmbio missionário com as paróquias distantes.

Aproveitando a oportunidade da realização da assembleia, que ocorreu no Acre, André otimizou sua estadia na região para realizar formações sobre Comunicação e Igreja para todos os comunicadores e agentes da Pastoral da Comunicação daquela área.

André, no Acre, apresentando o DOC 99 aos comunicadores.

O comunicador missionário lançou uma campanha em sua paróquia para arrecadar fundos para a aquisição de exemplares do Diretório de Comunicação, o documento 99 atualizado, que foram distribuídos durante as formações para 50 pessoas, incluindo padres, seminaristas e agentes da Pascom.

“Colhemos como fruto a beleza de, mesmo em regiões tão distantes, estarmos próximos e levarmos o comunicar de Cristo.”

Assim, André, nosso Comunicador Missionário, semeou a Pastoral da Comunicação em um local aberto ao intercâmbio pastoral, fazendo com que a importância da Pascom fosse percebida e valorizada em todas as paróquias da região que ele visitou e “gastou as solas dos sapatos”.

Devemos sempre lembrar que nos comunicamos não porque temos conhecimentos técnicos em redes sociais ou em tecnologias. Comunicamos porque somos batizados, amamos Jesus Cristo e desejamos, com Ele e para Ele, formar uma grande família de irmãos e irmãs, em espírito sinodal.