O metropolita explicou aos comunicadores que o papa Francisco escolheu o tema das Fake News, as notícias falsas, em razão do contexto da cultura da comunicação digital, que gera desencontro de informações e altera a verdade. O papa Francisco defende que os meios de comunicação devem estar a serviço da verdade. “Que cada palavra, som ou imagem tenha o objetivo de construir. Que a verdade seja seu instrumento de trabalho e o compromisso com a realidade dos fatos esteja a serviço de um jornalismo de paz, sem fingimentos nem falsidades, na busca das causas reais dos conflitos”, exortou dom Fernando.
No dia 08/05, os veículos de comunicação visitados pela comitiva arquidiocesana foram: rádio CBN Recife, em Boa Viagem, a TV Globo Nordeste e o sistema Jornal do Commercio, ambos no bairro de Santo Amaro. Dom Fernando e o monsenhor Luciano Brito rezaram com os comunicadores e abençoaram as redações. Além de refletirem o evangelho de São João (Jo 14, 5-16), os membros da Imprensa também rezaram com a comitiva arquidiocesana uma oração criada pelo papa Francisco, inspirada na oração de São Francisco de Assis: “Senhor, fazei-nos instrumentos de vossa paz. Fazei-nos reconhecer o mal que se insinua em uma comunicação que não cria comunhão.”
O segundo dia da visita, 09/05, contemplou as redações da TV Tribuna, em Olinda, da TV Clube/Band, em Santo Amaro, do jornal Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, ambos no bairro do Recife Antigo. A gerente de jornalismo da TV Clube agradeceu pelo momento de reflexão e pediu ao arcebispo para que mais encontros como este aconteçam.
Fonte: Pascom Arquidiocese