Arquidiocese de Maceió promove encontro de espiritualidade com o coordenador da Pascom Brasil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Maceió promoveu, nesse sábado (10), o Encontro On-line de Espiritualidade para a Pascom. Com o tema “Fortalecer a espiritualidade do comunicador diante de uma pandemia”, o coordenador da Pascom Brasil, Marcus Tullius conduziu reflexão para cerca de 50 agentes, entre comissão arquidiocesana da Pascom e coordenações paroquiais.

Agentes da capital e do interior refletiram sobre a espiritualidade do comunicador

Desafios, reinventar-se, criatividade e cuidado são palavras-chaves que fazem parte da trajetória missionária da Pastoral da Comunicação desde o início da pandemia do novo coronavírus. As equipes buscaram e ainda seguem em constante adaptação a partir das realidades locais. Antes de qualquer trabalho técnico em redes sociais, por exemplo, a base espiritual do agente comunicador precisa estar bem alicerçada para que a mensagem seja passada com mais propriedade. Além disso, o anúncio do Evangelho vai muito além do mundo virtual. Foi neste direcionamento que o encontro aconteceu.

O encontrou contou com a participação de agentes da capital e do interior. Marly da Silva faz parte da coordenação da Pascom na Paróquia Senhora Sant’Ana, no município de Santana do Mundaú, a 100km da capital alagoana, e destacou que viver a espiritualidade é tomar uma vacina de esperança.

“Estamos vivendo tempos difíceis e esses encontros de espiritualidade têm sido uma verdadeira vacina de esperança em nossa vida. O de hoje me levou a refletir a ter consciência da nossa verdadeira missão, que não é só de comunicar, mas também de escutar, reencantar-se pela vida e pelo outro. Foi um encontro riquíssimo, cheio de aprendizado, fortalecimento e fé. A frase que mais me tocou foi ‘o aqui e o agora são os lugares onde Deus nos fala’ e Deus nos fala através também da pandemia”, pontuou Marly.

Para Cleiton Araújo, da coordenação da Pascom na Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Santos Dumont, em Maceió, a palavra após o encontro é motivação: “Gostaria de agradecer ao Marcus pela disponibilidade e pela forma generosa de nos transmitir, motivar e mostrar que é possível, mesmo diante do atual cenário, estarmos unidos com Nosso Senhor através da nossa espiritualidade, da nossa missão, partilha e experiências”.

Coordenador da Pascom Brasil, Marcus Tullius

O coordenador da Pascom Brasil, Marcus Tullius, levou cada agente a refletir sobre a base de todo cristão, a oração, e também enfatizou o reflexo deste intimidade com Deus na vida com o próximo e a própria sociedade.

“Foi uma grande alegria participar deste momento de renovarmos a nossa espiritualidade. O comunicador precisa dedicar bons momentos a espiritualidade para que sua comunicação não seja mecânica, vazia e sim que ele possa verdadeiramente encontrar e ouvir a voz de Deus ali, até mesmo na pandemia. A espiritualidade deve ser o fio condutor desta nossa experiência na pandemia e nós precisamos não só fazer da nossa vida uma oração, mas fazer com que a nossa vida seja um reflexo da nossa oração”, refletiu Marcus. “O comunicador que reza comunica diferente”, acrescentou.

Maria Cicera, coordenadora da Pascom na Arquidiocese de Maceió, explicou o objetivo do encontro e do tema. “A espiritualidade nos fortalece  a fixarmos o nosso olhar em Jesus Cristo pelas mãos de Nossa Senhora. O tema foi pensado para que lembrarmos que todos os dias somos pessoas comunicando para outras pessoas e, sendo assim, precisamos ser instrumentos da graça de Deus, escutar o que Ele nos fala e levar a alegria, esperança e fé.  Espero que os agentes possam fazer ecoar essa tão boa colocação que Marcus fez”, disse Cicera.

A Pascom Arquidiocesana preparou uma série de formações que acontecem de forma virtual. No dia 16, mais de 50 agentes também participaram da formação sobre a espiritualidade da Quaresma com padre Fernando Bezerra. Nesta segunda-feira (12) a novo encontro será conduzido por padre Rodrigo Rios sobre a mensagem do Papa Francisco para 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Sobre o Autor: O Estagiário

Você também pode gostar:

Busca

Instagram