
Cerca de 70 coordenadores e articuladores da Pastoral da Comunicação as Paróquias da Arquidiocese de Natal/RN se reuniram durante o último final de semana para o Encontro Arquidiocesano da Pascom 2022, realizado no Centro Marista de Eventos, na cidade de Extremoz, região metropolitana de Natal.
A programação iniciou com oficina sobre Lectio Divina, na ótica da comunicação, dirigida por Adriano Israel, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Ceará-Mirim, e que integra o GT de Espiritualidade, na Pascom Brasil. Durante o encontro, ainda houve momentos de trabalho em grupo para avaliar as atividades realizadas durante o ano e elaborar as perspectivas para 2023.
Também foram lançadas as propostas para comemoração dos 25 anos da pastoral, apresentado o Regimento da Pascom, além momentos de oração e uma noite cultural para confraternização dos agentes.

Para Cezar Barros, coordenador arquidiocesano da Pascom, o encontro contou com uma participação produtiva com perspectiva de resultados efetivos. “A avaliação tem sido muito positiva, especialmente pelo envolvimento dos coordenadores em cada atividade, em cada grupo de trabalho, que tem, obviamente, resultado em informações que vão nos ajudar a fazer uma Pastoral da Comunicação cada vez mais viva, mais atuante, no território da Arquidiocese de Natal”.
Durante os dois dias, os agentes também puderam fortalecer a fé e reforçar as perspectivas com foco nos eixos básicos da Pascom. O diácono José Bezerra, assistente eclesiástico da Pascom, na Arquidiocese de Natal, avalia que “este foi um dos melhores encontros da Pascom que vivenciei, desde a abertura, quando trabalhamos a leitura orante da Palavra de Deus, que é tudo aquilo que o cristão deve vivenciar como cristão em uma pastoral. E nós estamos numa pastoral dentro da igreja vivenciando, como igreja – e cada um de nós é igreja, povo de Deus – então dessa igreja, se ela não tiver uma espiritualidade, vai se perder no caminho, vai ficar só no fazer, no agir e não vai viver a fé”.
Ao final da atividade, os participantes ressaltaram os desafios de se realizar um evento desse porte e de sua importância para a vida pastoral. ” A organização está de parabéns em assumir o desafio de fazer um evento assim, ainda mais no mês de dezembro. Foi maravilhoso e é muito importante para compartilhar e aprender com as equipes de outras Paróquias”, registra Glícia Fernandes, da Paróquia de Santo Expedito, município de São Gonçalo do Amarante.
O encontro foi encerrado com a celebração da missa, presidida pelo assistente eclesiástico da Pascom, Padre Antônio Roberto Gomes.
por