Atividades diversas marcam o 54º DMCS nos Regionais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Para celebrar o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS), diversas ações em âmbitos diocesanos, regional e nacional, estão sendo planejadas para os próximos dias. As ações da semana abordam o tema central da Mensagem do Papa Francisco para o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais: “Para que possas contar e fixar na memória (Ex 10, 2). A vida faz-se história”.

Regional Norte 2

A Pascom do Regional Norte 2, formado pelas dioceses do Pará e Amapá, promove no dia 23 de maio, às 19h, o bate-papo COMpartilhar. A atividade será realizada com os agentes da Pascom em encontro online e transmissão pela Fundação Nazaré de Comunicação.

 

 

 

Regional Nordeste 1

O Regional Nordeste 1, que compreende as dioceses do Estado Ceará, promove, no dia 21 de maio, às 17h, uma live intitulada “A vida se faz história”. O encontro, direcionado a todos os agentes de Pascom do Regional, contará com a colaboração da Jornalista e Secretária da Comissão para Comunicação da CNBB Regional NE1, Patrícia Silva e do Pe. Maurício Cruz, Doutor em Ciências da Comunicação – USP.

A live será transmitida através do instagram da CNBB Regional NE1.

 

Regional Nordeste 2

De 25 a 30 de maio, acontece a Semana da Comunicação no Regional Nordeste 2, formado por dioceses dos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.  As transmissões serão às 20h30, no instagram da Pascom Regional NE2

A programação será a seguinte:

25 de maio: 54° DMCS e a missão de Maria na Comunicação; com Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa – Bispo da Diocese de Garanhuns e Presidente do Regional NE2.

26 de maio: Comunicação e compromisso social no Regional NE2; com Dom Jaime Vieira da Rocha – Arcebispo da Arquidiocese de Natal e Bispo Referencial para a Pastoral da Comunicação no Regional NE2.

27 de maio :  Em Jesus Cristo, reinventar a prática pastoral para a busca do essencial; com Marcus Tullius, Coordenador Nacional da Pastoral da Comunicação.

28 de maio: Pascom: nova face e missão (análise de conjuntura eclesial); com Dom Joaquim Mol – Bispo auxiliar de Belo Horizonte e Presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB.

29 de maio – Tempo de cuidar:  uma história de amor; com Luci Rosendo – Fundadora da Fazenda da Esperança.

30 de maio – O pensamento da Igreja sobre a Comunicação a partir das Mensagens dos Papas para o DMCS; com Ir. Joana Terezinha Puntel, fsp.

 

Regional Nordeste 3

A Pascom do Regional Nordeste 3, que compreende as dioceses de Bahia e Sergipe, promove uma formação em preparação ao 54º Dia Mundial das Comunicações, com Dom Josafá Menezes, Arcebispo de Vitória da Conquista e bispo referencial regional, no sábado, dia 23 de maio, às 16h. A transmitido pelo facebook e instagram do Regional NE3.

 

 

Regional Sul 3

No Regional Sul 3, que compreende as dioceses do Rio Grande do Sul, está programada para o próximo domingo, dia 24 de maio, uma live com o Bispo Referencial para as Comunicações no estado, Dom Carlos Rômulo. Será às 19h, pelo facebook da Pascom Regional Sul 3 e pelo facebook da CNBB Regional Sul 3. A atividade foi definida após reunião dos coordenadores diocesanos da Pastoral da Comunicação no RS, realizada no dia 11/05, via Skype.

Para Dom Carlos Rômulo, o objetivo de se comemorar este dia, todos os anos, e também neste, vivendo esta realidade de pandemia, é a formação de consciências, e o propósito de fortalecer “a oração para perceber o desígnio de Deus neste momento, o estímulo para que todos os católicos sejam evangelizadores através dos meios de comunicação e, também, o despertar do ministério evangelizador daqueles e daquelas que atuam nos meios”, destaca ele.

Para o bispo referencial da comunicação no Estado, o esforço da Pascom, em todas as suas instâncias, se revela como amor à vida. Por isso, ele destaca as atividades realizadas pelos agentes, neste tempo de pandemia: “A Pascom está fazendo história ao ser instrumento de evangelização neste tempo de pandemia. Ela está revelando o amor do Bom Pastor ao facilitar a missão evangelizadora da Igreja, cumprindo assim a missão de Cristo: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10, 10). Cada transmissão realizada é um pastoreio. É um cuidado do Bom Pastor, que desperta a proximidade, a luz da Palavra e o envio para a missão cotidiana”, aponta Dom Carlos.

 

 

Sobre o Autor: O Estagiário

Você também pode gostar:

Busca

Instagram