Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Áreas de atuação da Pascom: o teatro como instrumento de evangelização

Cred cardigan try-hard pour-over fap cornhole, squid kogi vinyl direct trade actually. Migas trust fund cray before they sold out irony. Master cleanse listicle cred Thundercats single-origin coffee. Bespoke heirloom church-key disrupt, deep v biodiesel authentic

Jovens usam teatro para evangelizar

“A arte teatral possui um potencial comunicativo extraordinário, além de ter o poder de transformar o ser humano de forma significante.” Com essa frase, o jovem Tiago Ferro Pavan, de 28 anos, define a importância do teatro como instrumento de evangelização e formação humana.

Foto de: Arquivo Pessoal / Tiago Pavan

teatro_salesianos_2

Peças teatrais são meio rico de contar histórias ao público e podem ser usadas para mostrar exemplos
de fé e enfatizar valores cristãos

 

Tiago vive em Criciúma (SC) e usa o teatro nas ações pastorais da comunidade que participa, desde quando começou a frequentar a Igreja. “São 14 anos de atividades pastorais e, consequentemente, teatrais”, recorda.

Ele é um dos muitos jovens que se utilizam da arte para evangelizar e fazem isso por acreditar que uma história bem contada pode ser uma ótima fonte de ensinamento.

Tiago começou a mexer com teatro no grupo de jovens da paróquia. “Víamos a necessidade de motivar as pessoas a participarem mais efetivamente das celebrações e das atividades promovidas pela Igreja”, explica. De forma modesta, o grupo começou a preparar pequenas peças e apresentá-las na comunidade.

No início, os espetáculos abordavam temas festivos, como Páscoa, Natal, Dia dos Pais e Dia das Mães. Foi aí que ele começou a perceber que a técnica era muito eficaz, já que, além de promover maior participação da comunidade nas celebrações e eventos da Igreja, servia como “um grande agente transformador na vida dos jovens”.

Para Tiago, as peças são um meio muito rico de contar histórias ao público e, na Igreja, podem ser usadas para retratar a vida de santos e santas, para mostrar exemplos de fé e enfatizar os valores cristãos.

Outro aspecto muito relevante, segundo ele, é o público de qualquer idade consegue compreender e absorver a mensagem transmitida com muito mais facilidade. Para o jovem, isso acontece porque o teatro é muito “visual” e envolve as emoções.

Por isso, ele acredita que o teatro tenha o dom de transformar o ser humano, proporcionando novos sentimentos e uma visão ampla e construtiva da vida, além de permitir a interiorização e a assimilação de mensagens e conteúdo.

teatro_salesianos_3

Tiago Pavan ressalta poder de
comunicação do teatro e mantém
vários projetos de evangelização por
meio da arte

Tiago mantém vários projetos teatrais. Um deles é a oficina de teatro voltada a seminaristas do Instituto Pio X – Orionita, em Siderópolis (SC), que trabalha a expressão corporal e estimula a criatividade.

Desde 2009, ele mantém um blog para divulgar peças teatrais de cunho religioso e cultural. O recurso facilita o acesso àqueles que procuram por peças católicas na internet compartilha as peças que Tiago já encenou, escreveu ou adaptou.

O catarinense também é coordenador do grupo teatral Arautos, que usa muito bom humor para evangelizar e entreter o público em instituições, festas, celebrações, palestras, encontros e promovendo ações sociais.

Além dos atuais, Tiago pretende realizar pelo menos três novas ações envolvendo teatro e evangelização. Ele busca apoio para lançar um livro com peças de teatro próprias – todas inéditas e de cunho religioso e cultural.

Outro sonho do jovem é a criação de uma oficina de teatro voltada a crianças e adolescentes carentes de Criciúma. A ideia é que a dramaturgia ajude crianças e adolescentes a conquistar autoconfiança, a aguçar a capacidade criativa, a trabalhar em grupo, entre outras potencialidades.

Tiago ainda tem como meta ministrar palestras e prestar assessoria na área teatral em eventos e encontros diversos.

Dos palcos para a Igreja

Com uma carreira sólida de ator e diretor, o jovem Ronnaldh Oliveira encenou vários espetáculos teatrais seculares, aliando arte, educação e utilidade pública. Hoje, ele usa a técnica como instrumento de evangelização.

Após um processo de conversão ao catolicismo, o jovem ingressou na Congregação Salesiana como aspirante a sacerdote. Ele continua apaixonado pela arte e usa seu talento em prol da missão salesiana.

Foto de: Arquivo Pessoal

teatro_salesianos_1

Ronnaldh Oliveira: ” O teatro e o
ator são meios de formação de
opiniões, estando onde eles
estiverem”

“O teatro e o ator são meios de formação de opiniões, estando onde eles estiverem. Após minha conversão, redirecionei vários pensamentos e o ‘combustível’ para o crescimento das pessoas só aumentou”, conta.

Após tornar-se cristão, Ronnaldh passou a enxergar o “dom” da interpretação com os olhos da fé. “Deus me deu essa possibilidade de levar mais pessoas, mais jovens ao seu encontro diário. Juntei o útil ao agradável: fazer aquilo de que gosto e contribuir para a vivência do amor e da valorização do outro”, ressalta.

O jovem acredita na evangelização concreta a partir do teatro, por constatar que as pessoas entendem mais quando são confrontadas visualmente com as próprias vivências, valores, misérias e existencialismos, a partir dos espetáculos.

“Vejo que as pessoas saem pensativas, atingidas e dispostas as construções e desconstruções proporcionadas pela moral apresentada”, justifica. Para o aspirante salesiano, se a dramaturgia chega ao coração do cristão, é mais uma forma de Deus falar e agir na vida dos seus filhos.

Ronnaldh atualmente vive na comunidade salesiana, em Pindamonhangaba (SP), e, junto com outros seminaristas e jovens que frequentam a obra, realiza saraus e apresentações culturais de cunho evangelizador. “O mesmo acontece para as crianças que atendemos em nossa obra social. A receptividade e a absorção da mensagem, por meio da arte dramática, é muito mais intensa e fecunda”, conclui.

Saiba mais sobre teatro católico. Acesse: teatros-catolicos.blogspot.com.br

Fonte:

http://www.a12.com/editora-santuario/noticias/detalhes/jovens-usam-teatro-para-evangelizar