Bispos do Brasil reunidos em Assembleia Geral elegem os membros da Presidência da CNBB para o próximo quadriênio

Podem participar do processo eletivo os bispos que estão na ativa, atuando como titular, coadjutor ou auxiliar em dioceses e arquidioceses do Brasil.
Bispos eleitos para a presidência da CNBB no quadriênio 2023 a 2027: Dom Jaime, Dom João Justino, Dom Paulo Jackson e Dom Ricardo (Créditos: Ascom CNBB)

Nos dias 24 e 25 de abril, durante a 60ª Assembleia Geral da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), foram eleitos os membros da presidência que desempenharão seus mandatos à frente da entidade de 2023 a 2027.

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e atual primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, foi eleito presidente na manhã da segunda-feira, 24. Dom Jaime foi eleito em terceiro escrutínio, o qual pede maioria simples dos votos. O anúncio foi feito no início da sessão reservada, no auditório Noé Sotillo, no período da tarde. Dom Jaime será o 14º presidente da Conferência.

Perguntado pelo atual presidente, dom Walmor Oliveira de Azevedo, se aceita a função a ele confiada pelo episcopado brasileiro, conforme prevê o Estatuto, dom Jaime respondeu:

“Com humildade, simplicidade, temor e tremor, mas sobretudo na fé, em espírito de comunhão e colaboração, sim!”.

Pela segunda vez, a Assembleia elege dois vice-presidentes, conforme a alteração aprovada no estatuto. Para primeiro vice-presidente, foi eleito o arcebispo de Goiânia (GO) e atual presidente da Comissão Episcopal para Educação e Cultura, Dom João Justino de Medeiros Silva. A segunda vice-presidência será ocupada pelo bispo de Garanhuns (PE) e atual presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa.

Seguindo o protocolo de serem interrogados pelo presidente se aceitam a função confiada pela Assembleia, dom João Justino respondeu agradecendo a confiança dos irmãos bispos, contando com seu apoio e oração. Dom Paulo Jackson destacou a representatividade da região nordeste na presidência.

“Por amor a Jesus Cristo, nosso Senhor e salvador, como serviço à Igreja, profundamente agradecido a todos os irmãos e também para garantir a presidência da região Nordeste a todos os irmãos, eu aceito!”

O secretário-geral, que desempenha a função executiva dos trabalhos da presidência, foi o quarto eleito na Assembleia, na manhã desta terça-feira, 25. O eleito é o bispo de Rio Grande (RS) e atual presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers. Dom Ricardo  também faz parte da Equipe de Animação Nacional do Sínodo 2021-2024.

Para conferir a biografia e trajetória eclesial dos membros da Presidência, acesse cnbb.org.br.