Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Calendário de abril: conteúdos que comunicam a Ressurreição

No mês de abril, a Igreja vive um momento especial: a celebração do Domingo de Páscoa, que proclama a RESSURREIÇÃO DO SENHOR. Já iniciamos o mês com a Celebração da Ceia do Senhor, que abre o Tríduo Pascal. Neste ano, mais uma vez somos convidados a viver esse momento litúrgico com todos...

No mês de abril, a Igreja vive um momento especial: a celebração do Domingo de Páscoa, que proclama a RESSURREIÇÃO DO SENHOR. Já iniciamos o mês com a Celebração da Ceia do Senhor, que abre o Tríduo Pascal. Neste ano, mais uma vez somos convidados a viver esse momento litúrgico com todos os cuidados necessários para a prevenção da covid-19 em nossas comunidades locais.

Ao produzir conteúdo, prepare sua comunidade para viver esse momento de acordo com sua realidade local: nas Igrejas abertas ou nas celebrações online. Crie conteúdos que falem sobre a grandiosidade da Páscoa, inspire momentos de oração, faça partilhas de testemunhos e a vivência do Tríduo Pascal.

No Facebook, explore vídeos curtos com orações e testemunhos da sua comunidade. No Instagram, invista no formato carrossel que permite criar conteúdos explicativos como “pequenas catequeses” para sua comunidade (clique aqui para entender mais sobre o formato “carrossel”). No YouTube, as Playlists temáticas sobre o Tríduo Pascal podem ser um ótimo caminho, assim como a organização das lives e conteúdos em Playlists.

As lives do Tríduo Pascal e Domingo de Páscoa podem ser transmitidas em duas mídias que vejo, a partir das minhas experiências de conteúdo, como as que nossas comunidades estão online: Facebook e YouTube. Após as lives, invista na edição dos melhores trechos para postar em outras mídias com novos formatos:

Instagram: vídeos de 1 minuto no feed; vídeos com mais de 1 minuto como IGTV; vídeos de 15 e 30 segundos como Reels; sequência de Stories que depois ainda pode ser salvos como “destaque”;

Facebook: vídeos curtos; fotos das celebrações; artes a partir das reflexões dos sacerdotes ou mesmo orientações com horários e sobre como “sintonizar” as transmissões.

YouTube: crie playlists específicas para as transmissões completas e para os “trechos” que forem recortados para novas postagens.

Além da produção de conteúdo, os comunicadores católicos são convocados a viverem momentos de oração também.

Segue o conteúdo do Calendário Litúrgico e as Datas Cívicas do mês de abril. Avalie quais serão incluídas na sua agenda de criação de conteúdo e inclua ainda as datas importantes da sua Igreja local. Veja só:

 

CALENDÁRIO LITÚRGICO

01 – Quinta-feira Santa, Ceia do Senhor

A celebração da Ceia do Senhor abre o Tríduo Pascal. Nessa missa, faz-se memória da Instituição da Eucaristia e do sacerdócio ministerial. Dois sinais evidenciam a espiritualidade deste dia: o rito do Lava pés, em que o celebrante recorda o gesto de Cristo, que lavou os pés dos seus apóstolos; e a proclamação do mandamento novo que Jesus deixou: “Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei”.

02 – Sexta-feira Santa, Paixão do Senhor

Na Sexta-feira Santa a Igreja contempla o mistério do grande amor de Deus pela humanidade. O silêncio é a palavra mais forte deste dia. A Igreja se recolhe procurando entender o significado profundo da morte do Senhor. Neste dia não há missa. À tarde acontece a Celebração da Paixão e Morte de Jesus, com a proclamação da Palavra, a oração universal, a adoração da cruz e a distribuição da Sagrada Comunhão.

03 – Sábado Santo, Vigília Pascal

O Sábado Santo é um dia marcado pelo silêncio e pela oração. A Igreja permanece junto ao sepulcro, meditando no mistério da morte do Senhor e na expectativa de sua ressurreição. À noite, a celebração da Vigília Pascal, a “mãe de todas as vigílias”, proclama a vitória sobre o pecado e a morte. Esta é a celebração mais importante de todo o ano litúrgico e é dividida em quatro partes: liturgia do fogo, liturgia da Palavra, liturgia batismal e liturgia eucarística.

04 – Páscoa do Senhor

O Domingo da Páscoa proclama a ressurreição do Senhor, que se estende pelos próximos oito dias, num período chamado de Oitava da Páscoa. No domingo também se inaugura o Tempo Pascal, que culmina na celebração de Pentecostes.

05 – São Vicente Ferrer, Presbítero

06 – São Marcelino de Cartago, São Notker

07 – São João Batista de la Salle

08 – Santa Júlia de Billiart, São Perpétuo

09 – Santa Maria de Cleófas, Santa Cacilda

10 – Santa Madalena de Canossa, São Macário

11 – Santa Gema Galgani, Santo Estanislau Kostka. Domingo da Divina Misericórdia

12 – Santa Ida, São Júlio I

13 – São Vitor, São Martinho I

14 – Santa Liduína

15 – São César de Bus, São Benedito José Labre

16 – Santa Bernadete Soubirous, Santa Engracia de Saragoça

17 – Santo Aniceto

18 – São Galdino, Santa Maria da Encarnação

19 – Santo Expedito, São Leão IX, papa

20 – São Teodoro, bispo

21 – Santo Anselmo de Cantuária, bispo e doutor da Igreja

22 – Santos Sotero, Caio e Agapito, papas

23 – São Jorge

24 – São Fidelis de Sigmaringa

25 – São Marcos Evangelista

26 – São Pascásio Radberto, Santo Anacleto, papa

27 – Santa Zita

28 – São Pedro Chanel

29 – Santa Catarina de Sena, doutora da Igreja

30 – São Pio V, São José Bento Cottolengo

 

CALENDÁRIO CIVIL

02 – Dia Mundial da Conscientização do Autismo, Dia Internacional do Livro Infantil

04 – Dia Nacional do Parkinsoniano

05 – Dia das Telecomunicações

07 – Dia do Jornalista, Dia Mundial da Saúde, Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola

08 – Dia Mundial do Combate ao Câncer

09 – Dia Nacional da Biblioteca

11 – Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, Dia do Infectologista

12 a 16 – 58ª Assembleia Geral da CNBB (on-line)

13 – Dia dos Jovens

15 – Dia Mundial da Arte

18 – Dia do Amigo

19 – Dia do Índio

21 – Tiradentes

22 – Descobrimento do Brasil

23 – Dia Mundial do Livro

24 – Dia Internacional do Jovem Trabalhador

27 – Dia da Empregada Doméstica

28 – Dia Mundial da Educação

29 – Dia Internacional da Dança

30 – Dia Nacional da Mulher

 

Seguimos inspirados pela Carta do Papa Francisco para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais:

“Nas nossas mãos, temos os livros; nos nossos olhos, os acontecimentos: afirmava Santo Agostinho, exortando-nos a verificar na realidade o cumprimento das profecias que se encontram na Sagrada Escritura. Assim, o Evangelho volta a acontecer hoje, sempre que recebemos o testemunho transparente de pessoas cuja vida foi mudada pelo encontro com Jesus. Há mais de dois mil anos que uma corrente de encontros comunica o fascínio da aventura cristã. Por isso, o desafio que nos espera é o de comunicar, encontrando as pessoas onde estão e como são.”

Aliás, já leu a carta? Caso não, clique aqui para ler ou clique aqui para assistir a leitura comentada em vídeo.