Católica de Salvador promove curso de extensão em Introdução à Teologia Pastoral e Planejamento

O curso terá como ponto de partida o estudo da Constituição Dogmática Lumen Gentium para uma compreensão da Eclesiologia emanada do Concílio Vaticano II que aponta para uma Igreja Comunhão e Participação, onde o leigo tem papel protagônico. Aqui caberá um momento específico para a reflexão sobre o Laicato na Igreja, segundo vários documentos oficiais.

Na sequência o curso percorrerá a História da Pastoral na Igreja, tendo como fonte a Comunidade Primitiva, delimitando, assim, o conceito e as práticas pastorais esperada por nós. Um terceiro momento discorrerá sobre o método ver, julgar e agir e sua aplicabilidade na construção do planejamento participativo. A última etapa do curso será sobre a execução de um Projeto de Pastoral aplicado à realidade.

Usando de uma abordagem simples e direta, uma formação em pastoral para que lideranças leigas e consagradas possam assumir o seu protagonismo na vida das comunidades em vista da evangelização para que, a partir das Comunidades Eclesiais Missionárias, o leigo e a leiga cristã possam exercer a sua missão de batizados, como nos lembra o Documento de Aparecida no número 283.

O conteúdo será dividido em três pontos focais: a Eclesiologia do Vaticano II – Lumen Gentium, a Teologia Pastoral, o Planejamento Pastoral e será ministrado por:

  • Padre Alberto Monte Alegre, que possui Bacharelado em Filosofia (2003) e Teologia pela Universidade Católica do Salvador ( 2007), pós-graduação em Direito canônico matrimonial pela Universidade Católica do Salvador; Mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense em Roma (2016), doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense (2019). Atualmente é professor da Universidade Católica do Salvador e professor do curso de pós-graduação em Direito processual e matrimonial canônicos na Faculdade São Basílio Magno( FASBAM) em Curitiba/PR.
  • Padre Manoel de Oliveira Filho, que possui graduação, como Licenciatura, em História pela Universidade Católica do Salvador (1993) e Bacharelado em Teologia pela mesma instituição (2017). Master em Comunicação pelo IICS/Universidade de Navarra. Atualmente é professor da Universidade Católica do Salvador. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Pastoral e coordena Pastoral de Turismo da Arquidiocese de Salvador e a Pastoral do Turismo da CNBB, tendo sido membro da Comissão de Elaboração das Diretrizes Gerais da Ação da Igreja no Brasil 2019-2023.

Para informações, 71-3206-7979/7994 e para inscrições o link:

http://academico-pos.ucsal.br/corpore.net/Source/EduPS-ProcessoSeletivo/Public/EduPSFirewall.htm?CodColigada=2&CodFilial=1&CategoriaPS=83

Sobre o Autor: O Estagiário

Você também pode gostar:

Busca

Instagram