Na manhã de ontem, dia 8 de junho, a Comissão para Comunicação Social da CNBB Regional NE 1, esteve reunida na sede, em Fortaleza, para a reunião trimestral de avaliação e planejamento da caminhada. O encontro contou com a participação de representações das dioceses e do bispo referencial, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos.
Durante a reunião as dioceses apresentaram como foi realizado o Dia Mundial das Comunicações Sociais, o planejamento e resultados dos Mutirões de Comunicação Diocesanos e as atividades que estão programadas para os próximos três meses. A participação do regional no Mutirão de Comunicação Nacional, que acontecerá no mês de agosto em Joinville- SC, também foi tema do encontro. Para esse evento trinta e dois pessoas do regional já estão inscritas.
Participantes da reunião. (Foto: Reprodução)
Outro ponto foi a Escola de Comunicação que vem dando bons resultados para a caminhada pastoral. Hoje a escola funciona na Arquidiocese de Fortaleza e a boa notícia dada na reunião é que as dioceses já podem solicitar ao coordenador regional, Alex Ferreira, a elaboração do projeto para a criação da escola em suas dioceses, facilitando assim a participação dos agentes de pastoral e ampliando o espaço formativo no âmbito da comunicação.
“A caminhada da comunicação no regional NE 1 está sendo progressiva e muito positiva. Amparados pelo Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil estamos realizando atividades conforme os eixos da Pascom, atendendo as demandas pastorais de estruturação e organização. A caminhada é longa, mas como diz o ditado a caminhada se faz caminhando”, disse Alex.
Capa do livro sobre o Dia Mundial das Comunicações Sociais produzido pelo regional NE 1. (Foto: Patrícia Silva)
Concluindo o encontro foi apresentado o projeto do Prêmio de Comunicação Dom Aloísio Lorscheider, que deve lançado em 2018 com o objetivo de promover o intercâmbio entre as Pascons Diocesanas e as Pascons Paroquiais, apresentando à CNBB Nacional a produção de Comunicação Católica desenvolvida no regional e incentivando as inovações na produção experimental de comunicação.
Por: Patrícia Silva, secretária da Comissão de Comunicação.