Como aprofundar o seu conhecimento sobre a Bíblia?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Aprofundar os conhecimentos sobre a Bíblia não é tarefa fácil. É preciso encarar com responsabilidade, mas antes disso, é fazer uma organização na dinâmica de como vai se aprofundar, através de qual meio, quando irá começar etc. A grande finalidade para querer aprofundar os conhecimentos sobre a bíblia é, na maioria dos casos, para compreender o sentido que este livro tem para a vida, para o processo de crescimento pessoal, de vida comunitária, eclesial e social.

(Créditos: cathopic.com – Exe Lobaiza)

Os textos escritos na Bíblia não são como um fenômeno específico que perdura por anos na sociedade apenas como fato histórico, mas tem a capacidade de abrir caminhos e se tornar referências de grande significado para a vida dos que buscam a Palavra. O texto sintetiza a fala de muitas comunidades cristãs e, desta forma, cada pessoa é chamada a dialogar com os textos bíblicos, adentrar as comunidades, comunicar-se com a Palavra revelada.

Em tempos tão turbulentos vividos em diversas partes do mundo, ter o hábito ou iniciar um curso de leitura e compreensão da bíblia ajuda a caminhar com mais firmeza. A Palavra de Deus anima até mesmo quem se sente cansado ou sem coragem para continuar as lutas diárias, ela amplia os horizontes demonstrando ser o banquete que sacia a fome e liberta a alma.

Formação para a experiência e vivência da Palavra
Irmã Sebastiana Schissel, fsp (Créditos: Reprodução)

Na busca por colaborar para as melhores formas de aprofundamento sobre a bíblia, a equipe de redação da Pascom Brasil conversou com a irmã Sebastiana Schissel, diretora do SAB Paulinas (Serviço de Animação Bíblica). Entusiasmada com a chegada do mês de setembro, irmã Sebastiana logo destaca o que as edições Paulinas tem feito para animar aqueles que procuram por um aprofundamento bíblico, e dicas não vão faltar.

“Estamos no mês de setembro, em um mês muito importante para a igreja católica no Brasil. Um mês em que a gente comemora e relembra a Bíblia, e a Bíblia é um instrumento, é uma carta amorosa de Deus para nós que temos fé, que pertencemos à igreja e que acreditamos. É a bíblia que nos ajuda a aprofundar a nossa fé, ajuda a dar diretrizes em nossa caminhada, pro nosso agir cristão, pra nossa vida de comunidade”, ressalta.

E como é possível se aproximar desta bíblia que para os cristãos é Palavra de Deus? Ou melhor, como fazer com que a Bíblia seja, de fato, Palavra de Deus pra todos que creem? Segundo os pensamentos da irmã Sebastiana, a Bíblia só vai ser palavra de Deus quando, ao ler, ao meditar, rezar, ela também transforme a vida para o bem, transforme todos em filhos e filhas de Deus, irmãos e irmãs de Jesus.

Este processo de aprendizado sobre as leituras bíblicas pode ser encontrado em muitos sites, portais, aplicativos, mas é importante lembrar que nem todos os espaços virtuais possuem conteúdos de qualidade e de credibilidade.

“Como trabalho aqui no SAB, das irmãs Paulinas, posso dizer que aqui é um lugar privilegiado, aonde respiramos, estudamos, ensinamos, partilhamos a palavra de Deus e nós temos várias formas de fazer isto, através de cursos, através de encontros, através da leitura orante e dos livros”.

Ainda sobre tantas possibilidades ofertadas pelas Paulinas para se permitir um aprofundamento bíblico, o site da editora também oferece “Dicas Bíblicas” para cada mês do ano, e é só acessar que sempre tem publicações recentes e gratuitas. Além de uma breve reflexão sobre um tema específico, no link há também questionamentos que ajudam a discernir sobre a mensagem lida. Para quem busca o conhecimento bíblico de um modo mais reflexivo, a irmã Sebastiana destaca: “Temos também o curso Leitura Orante da Bíblia, onde nos reunimos às quartas-feiras à tarde e à noite, pela plataforma virtual, aonde ouvimos a palavra, partilhamos, meditamos, é um momento muito bonito”.

Neste mês de setembro as comemorações do mês da Bíblia nas comunidades paroquiais é certa. “E é claro, agora que iniciamos o mês da bíblia estamos muito inseridas nas várias realidades paroquiais. Estamos recebendo contatos e convites de padres, religiosos, coordenadores e coordenadoras, seja para cursos ou conteúdos virtuais e presenciais”, diz irmã Sebastiana.

Visão Global da Bíblia 

Para ajudar na aprofundamento da Bíblia, as Irmãs Paulinas oferecem um curso chamado Visão Global da Bíblia, em formato EAD. Segundo Irmã Sebastiana, “como o nome já diz ele dá uma possibilidade de se fazer um passeio pela bíblia, nos deixa inteirados sobre o tempo em que os textos foram escritos, vividos, a questão da geografia, da cultura e também mostra qual o contexto em que cada livro nasceu, isso nos ajuda a compreender cada livro da bíblia em sua realidade. Este curso está em EAD, mas temos também no formato de aulas síncronas (on-line)”. Finaliza.

Datas, conteúdos e valores dos cursos informados pela irmã Sebastiana Schissel podem ser encontrados no site Paulinas Cursos.

 

Colaboração: Janaína Gonçalves, coordenadora da Pascom Regional Leste 2 e membro do GT Produção da Pascom Brasil
Imagem da capa: cathopic.com – @kasosita

Sobre o Autor: Marcus Tullius

Você também pode gostar:

Busca

Instagram