Por Jéssica Maia, com colaboração de Gustavo Monteiro – Signis Brasil Jovem

“Quanto nós temos investido no entendimento das esperanças e necessidades das nossas comunidades locais?” O questionamento foi feito pela presidente da Signis Mundial, Helen Osman, no painel de abertura do I Congresso de Comunicação da Signis Brasil, dedicado ao tema “Consumo de mídia em tempo de mercado digital”.
O evento teve início na quinta-feira, 31 de agosto, em Porto Alegre (RS) e reuniu cerca de 70 profissionais das diversas mídias e veículos, como impresso, rádio e TV, associados à Signis Brasil. A programação do primeiro dia destacou o olhar que os profissionais de comunicação, especialmente católicos, devem ter para com os conteúdos que produzem, a fim de construir a paz.
Citando o Papa Francisco, a presidente Osman se disse encorajada a sair às periferias e lembrar que o coração do trabalho dos comunicadores católicos é a pessoa humana.

O frei João Romanini, presidente da Signis Brasil, também fez parte da mesa de abertura do encontro, em que reforçou: “Precisamos ter um olhar humano e caridoso para a produção da informação”. De acordo com ele, é preciso “descer ao andar de baixo” e sentir na pele as necessidades daqueles que mais precisam, como os pobres e marginalizados.
“A comunicação para uma cultura de paz”; “Tempo líquido, mercado em mutação”; e “Ética e a produção de conteúdo em tempo de Fake News” foram alguns dos temas que nortearam o dia.
Os cases apresentados, assim como as mesas de discussão, enfatizaram o papel dos comunicadores para criar e promover uma cultura de paz. A mensagem principal, presente em todos os discursos foi de que é preciso humanizar a comunicação. Somente com comunicadores humanos, comprometidos em transmitir com fé e esperança a Verdade, poderemos avançar nos passos da construção de uma cultura de paz, capaz de transformar o mundo em um lugar melhor para todos.
Na última parte da programação, os participantes do congresso se dividiram nos seguintes grupos de interesse: Signis Jovem, Signis Rádio e Signis TV’s.

Jovens chamados a transformar o mundo hoje!

Durante o dia foi apresentado oficialmente o núcleo jovem da Signis Brasil, que reúne 25 membros de norte a sul do país. A primeira ação do grupo é o curso de formação: “Jovens comunicadores e a cultura de paz”, que tem por objetivo proporcionar um processo formativo para os jovens comunicadores católicos nos âmbitos profissional, intercultural, espiritual e sócio político.
O trabalho é realizado em conjunto com a Signis América Latina e Caribe, que é dirigida a jovens comunicadores líderes de 12 países, com idade entre 23 e 27 anos.

À frente do painel “Comunicadores do futuro” esteve a vice-presidente de Signis América Latina e Caribe (ALC) e coordenadora do projeto Signis ALC Jovem, Majo Centurión.
“O mundo precisa ser transformado, precisa de nós! Devemos pensar ‘estou fazendo uma comunicação que transforma ou que se conforma com as desigualdades que se apresentam?’ Precisamos escolher quem queremos ser e dar espaço para que os outros também reconheçam as suas capacidades de transformar as realidades que vivem!”
Com esses questionamentos, Majo motivou os jovens a assumir cada vez mais o protagonismo na igreja e na sociedade, partindo da escolha de assumir com comprometimento o ofício de comunicador. “O que podemos fazer para melhorar a comunicação hoje? Humanizar”.

Acompanhe as fotos:http://signis.org.br/noticias/comunicacao/01-09-2018/comunicadores-da-signis-brasil-participam-do-i-cogresso-de-comunicao-da-entidade