Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Inscrições abertas para Concurso de Identidade Visual do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2023, saiba como participar

O prazo final para submissão de peças é 17 de fevereiro. O edital já se encontra disponível com todas as informações. 

 

Após a divulgação da mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a Pascom Brasil abre inscrições para o concurso nacional para a identidade visual que ilustrará todos os materiais que serão produzidos para celebrar a data. Em 2023, o tema escolhido pelo pontífice foi Falar com o coração. “Testemunhando a verdade no amor” (Ef 4, 15) e a comemoração será no dia 21 de maio. O prazo final para submissão de peças é 17 de fevereiro. O edital já se encontra disponível com todas as informações.

Além dos itens considerados obrigatórios no regulamento, o julgamento levará em conta a originalidade da obra e a expressão da mensagem principal da carta do Papa Francisco, de forma criativa e harmônica. As peças podem ser ilustradas com fotos, desenhos, colagens, montagens, pinturas, dentre outros. Podem participar pasconeiros e demais comunicadores de todo o país.

A obra vencedora do quarto concurso será conhecida no dia 13 de março de 2023, décimo aniversário de eleição do Papa Francisco, por meio do portal da Pascom Brasil e das redes sociais. O cartaz deverá conter, além da figura criada ou fotografia autoral, os seguintes textos: “57º Dia Mundial das Comunicações Sociais”; “21 de maio de 2023” e “Falar com o coração. ‘Testemunhando a verdade no amor’ (Ef 4, 15)”.

Além da identidade visual nos tamanhos solicitados no edital, o concorrente deverá enviar a Ficha de Inscrição (Anexo I) e o Termo de Cessão de Direitos (Anexo II), disponíveis aqui, exclusivamente pelo e-mail [email protected], com o assunto CONCURSO DMCS 2023.

 

Incentivo e compromisso

Para o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, a realização do concurso é uma forma de dar oportunidade de participação aos agentes e abrir canais de diálogo com a coordenação nacional. “Queremos que os nossos processos de construção na comunicação sejam cada vez mais sinodais, à luz do que nos pede e nos impusiona o Papa Francisco. Quanto mais pessoas nós pudermos envolver nas atividades, melhor. O concurso é também uma forma de despertar talentos, valorizar o trabalho desenvolvido pelos pasconeiros Brasil afora e incentivá-los na missão pastoral da Comunicação, selando um compromisso com o Evangelho”, afirmou.

 

Cronograma

Confira as datas de realização do Concurso:

25 de janeiro de 2023: abertura das inscrições 

17 de fevereiro de 2023: composição da Comissão Julgadora

17 de fevereiro de 2023: encerramento das inscrições 

13 de março de 2023: anúncio da obra vencedora em publicação no Portal da Pascom Brasil (www.pascombrasil.org.br) e nas redes sociais da Pascom Brasil.

Edições anteriores

Cartaz vencedor no concurso de 2020A primeira edição do concurso, por ocasião do 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais 2020, teve como ganhador o pasconeiro da Diocese de Ponta Grossa, no Paraná, Everton Lucas de OliveiraO jovem é designer e atua em sua paróquia, na cidade de Reserva, e também faz parte da coordenação diocesana.

Cartaz vencedor em 2021Em 2021, na segunda edição, o vencedor foi o pasconeiro Evandro Caldeira, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Olímpia, em São Paulo. A paróquia pertence à Diocese de Barretos, regional Sul 1 da CNBB

Cartaz vencedor em 2022

Ruan Carlos Pereira Borges Nascimento foi o vencedor da terceira edição, em 2022. Ele atua na Paróquia Santa Luzia, em Ibipitanga, diocese de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia.

 

Celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais 

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II e tem como objetivo chamar a atenção para o vasto e complexo fenômeno dos modernos meios de comunicação social existentes nos dias atuais. São Paulo VI foi o primeiro a comemorar o Dia Mundial das Comunicações, que aconteceu no dia 7 de maio de 1967. A data foi instituída com o decreto Inter Mirifica. Desde então, vem sendo celebrada em muitos países no domingo que antecede a Festa de Pentecostes. A mensagem do Papa para a ocasião é publicada, tradicionalmente, no dia 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.