O primeiro encontro da Conexão Pascom acontece nesta terça-feira, 17 de agosto, às 20h com o tema A formação do discípulo missionário da comunicação. Os convidados para o primeiro encontro são Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães e a professora Alzirinha Rocha. A transmissão será pela plataforma Zoom, mediante inscrição gratuita.
Este encontro faz parte de uma temporada da Conexão Pascom, com quatro formações on-line no segundo semestre de 2021. Em cada mês, será abordado um eixo da Pastoral da Comunicação, com o objetivo de aprofundar o conhecimento e melhorar a prática pastoral nas comunidades, paróquias e dioceses. Para o coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, os encontros oportunizam o aprofundamento para os agentes que já possuem uma trajetória dentro da pastoral e também traz novidades para os que estão iniciando seu ministério. “No ano passado realizamos cinco encontros, entre maio e outubro, com temas mais abrangentes dentro da comunicação. Para a edição deste ano, o Grupo de Trabalho Formação propôs que pudéssemos fazer a partir dos quatro eixos, como forma de assimilar melhor a estrutura que temos”, afirma.
Sobre os convidados
Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães é bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, reitor da PUC Minas e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB. É mestre em Teologia.
Alzirinha Rocha é pós-doutora em Ciências da Religião, doutora em Teologia pela Universidade de Louvain, mestra pela Universidad San Dámaso. Possui graduação em Teologia pela Universidade Católica de São Paulo. Fundadora do Centro de Pesquisa e Documentação José Comblin, da Universidade Católica de Pernambuco.
Próximas datas
21/09, 20h – EIXO DA ESPIRITUALIDADE
Tema: Celebrar a Palavra de Deus (leitura orante da Palavra de Deus)
19/10, 20h – EIXO DA ARTICULAÇÃO
Tema: Trabalhar em equipe e com as demais equipes pastorais (Painel de experiências)
16/11, 20h – EIXO DA PRODUÇÃO
Tema: Produzir além das mídias: onde queremos chegar com a nossa produção? A quem queremos atingir?
Para conferir a primeira temporada da Conexão Pascom, em 2020, acesse a playlist em nosso canal do YouTube.