Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Conferência dos Religiosos abre inscrições para a Ciranda da Comunicação 2022

Lives mensais irão refletir a proposta do Papa Francisco para os comunicadores neste ano

Depois da mensagem de 2021, focalizada no “Vinde Ver”, para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, em 2022, o Papa Francisco pede ao mundo da comunicação que nos ajude a “reaprender a ouvir”. Em 1923, Pio XI proclamou São Francisco de Sales, patrono dos escritores e jornalistas, pois Francisco de Sales fez amplo uso de folhetos e livros para a evangelização. São Francisco também desenvolveu uma língua de sinais para conseguir ensinar a doutrina católica aos surdos e, por isso, é também considerado seu patrono. No dia 24 de janeiro, o Papa Francisco divulga a mensagem deste ano.

“Escutai!” é o tema para o Dia Mundial, celebrado em 29 de maio de 2022, solenidade da Ascensão do Senhor. A CRB Nacional por meio do Setor de Comunicação convida a todos e todas para a reflexão da mensagem na Ciranda da Comunicação, que entre os meses de janeiro e novembro, no dia 24 (lembrando o dia do patrono dos comunicadores), abordará o tema “Escutar os desafios da Assembleia Eclesial” em transmissões ao vivo nas redes sociais da CRB.

Para participar da Ciranda, as inscrições estão abertas. Ao final de cada live, haverá formulário para solicitação de certificado de participação.

Confira a programação.

JANEIRO
Dia 24 – Segunda-feira – 11h
ESCUTAR a Mensagem do Papa Francisco e promover um encontro pessoal com Jesus Cristo encarnado na realidade do continente. (Desafio 11).
Com Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad, presidente da CRB, e Silvonei José Protz, do Vatican News

FEVEREIRO
Dia 24 – Quinta-feira – 20h

ESCUTAR, reconhecer e valorizar o papel dos jovens na comunidade eclesial e na sociedade como agentes de transformação (Desafio 1).
Com Verônica Michele Gonçalves, Secretária Nacional da PJ e Luiz Duarte, integrante da Comissão Nacional de Assessores da PJ, do Cajueiro e do Grupo de Pesquisa do Instituto de Pastoral Vocacional.

MARÇO
Dia 24 – Quinta-feira – 20h

ESCUTAR e acompanhar as vítimas de injustiças sociais e eclesiais com processos de reconhecimento e reparação. (Desafio 2). Ouvir o grito dos pobres, excluídos e descartados. (Desafio 7)
Com Ir.Henrique Peregrino, da comunidade da Trindade, em Salvador (BA), comemorando 15 anos da Revista Aurora da Rua.

ABRIL
Dia 24 – Domingo – 20h

ESCUTAR e promover a participação ativa das mulheres em ministérios, órgãos governamentais, discernimento e tomada de decisões eclesiais. (Desafio 3)
Com Gisa Maia, do Movimento de Fraternidade Cristã (MFRAC).

MAIO
Semana da Comunicação da Pascom Brasil com atividade nos dias 23 e 26 e a celebração no dia 29.

JUNHO
Dia 24 – Sexta-feira – 20h

ESCUTAR e promover a participação dos leigos em espaços de transformação social, cultural, política e eclesial  (Desafios 6). 
Com Daniel Seidel, da Comissão Brasileira de Justiça e Paz.

AGOSTO
Dia 24 – Quarta-feira – 20h

ESCUTAR e reformar os itinerários formativos dos seminários, incluindo temas como ecologia integral, povos nativos, inculturação e interculturalidade e pensamento social da Igreja. (Desafio 8).
Com Frei Tailer Douglas Ferreira, OSA e Ir. Maria José Xavier da Costa, MJC.

SETEMBRO
Dia 24 – Sábado – 20h

ESCUTAR Jesus Cristo encarnado na realidade do continente, nos pobres, excluídos, descartados, invisíveis. (Desafios 7)
Com Maria Lúcia Fattorelli, da Comissão Brasileira de Justiça e Paz.

OUTUBRO
Dia 24 – Segunda-feira – 20h

ESCUTAR, reafirmar e dar prioridade a uma ecologia integral em nossas comunidades a partir dos quatro sonhos da Querida Amazônia. (Desafios 10)
Com Ir. Afonso Murad, FMS

NOVEMBRO
Dia 24 – quinta-feira – 20h

ESCUTAR e renovar, à luz da Palavra de Deus e do Vaticano II, nosso conceito e experiência da Igreja Povo de Deus, em comunhão com a riqueza de sua ministerialidade, que evita o clericalismo e favorece a conversão pastoral (Desafio 9)
Com Frei Luiz Carlos Susin, OFMCap