Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Coordenação Nacional da Pascom se reúne em São Paulo

Coordenadores da Pastoral da Comunicação de dez regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniram em São Paulo de 2 a 4 de novembro. Este foi o primeiro encontro após a eleição da coordenação nacional, durante o 6º Encontro Nacional da Pascom, no último mês de julho, em Aparecida....

Coordenadores da Pastoral da Comunicação de dez regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniram em São Paulo de 2 a 4 de novembro. Este foi o primeiro encontro após a eleição da coordenação nacional, durante o 6º Encontro Nacional da Pascom, no último mês de julho, em Aparecida. O encontro contou com a assessoria do Pe. Manoel Filho, da Arquidiocese de Salvador e coordenador nacional da Pastoral do Turismo.
No início do encontro, os participantes receberam uma saudação por vídeo de Dom Darci José Nicioli, CSsR, arcebispo de Diamantina e presidente da Comissão Episcopal para Comunicação da CNBB. Dom Darci enfatizou a importância do momento para a articulação da Pascom e pediu que fossem pensadas ações para mostrar o rosto caritativo da Igreja. Na sua reflexão, Pe. Manoel apontou luzes para pensar a Pastoral da Comunicação no contexto contemporâneo e enfatizou a missão do comunicador católico de contar histórias e ser um agente preocupado em semear esperança.
O coordenador nacional da Pascom, Marcus Tullius, e a secretária nacional da Pascom, Patrícia Luz, conduziram os demais momentos da reunião. Foram discutidos os princípios para a criação do regimento da coordenação da Pascom, à luz do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil e do Guia de Implantação da Pastoral da Comunicação. Também refletiu-se sobre os encontros de comunicação existentes (Encontro Nacional da Pascom e Mutirão Brasileiro de Comunicação), as escolas de comunicação e o planejamento para o ano de 2019. O assessor da Comissão Episcopal para a Comunicação, Pe. Antônio Xavier, acompanhou todo o processo.