Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Coordenação Nacional promove encontro com coordenadores e assessores de dioceses do Brasil

A atividade acontece de forma on-line no dia 19 de novembro, de 15h às 17h.

Estreitar os laços e partilhar as perspectivas pastorais para o ano de 2023 é o objetivo de um encontro promovido pela coordenação nacional da Pascom com coordenadores e assessores das arquidioceses e dioceses do Brasil. A atividade acontece de forma on-line no dia 19 de novembro, de 15h às 17h. O convite para participação foi direcionado a cada coordenação e se, por ventura, algum coordenador não tenha recebido deverá se identificar e solicitar participação pelo e-mail [email protected]

O encontro será conduzido pelo coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, pela vice-coordenadora, Janaína Gonçalves e pelo secretário-geral, Alex Ferreira, com a presença do bispo auxiliar de Belo Horizonte, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, que é o presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB.

“Em 2020 e 2021, tivemos uma grata satisfação em realizar este momento que nos permite estar mais próximos das coordenações das dioceses e arquidioceses de nosso país. O Brasil tem dimensões continentais, com quase 300 circunscrições eclesiásticas, e nem sempre conseguimos estar com todas. Então, esta é uma oportunidade de proximidade e de comunhão. São pequenos passos dentro do processo de articulação e consolidação da Pastoral da Comunicação”, afirmou o coordenador-geral.

 

Comunicação envolve pessoas em relação 

Alguns dos coordenadores participantes do encontro em 2021 (Créditos: print da reunião)

Em sua mensagem aos comunicadores no encontro de 2021, Dom Mol afirmou a necessidade dos pasconeiros estarem alinhados com a caminhada sinodal. “Sinodalidade é uma postura mental, uma atitude existencial. E a comunicação é uma exigência! Não tem sinodalidade, se não tem comunicação“, afirmou o bispo.

O presidente da Comissão de Comunicação reforçou a vocação dos comunicadores. Para ele,

“a comunicação nos chamou primeiro, é o próprio Cristo que nos chama. A comunicação é um processo que envolve pessoas em relação. Quando somos comunicadores, somos exigidos pela cultura do encontro. Todo comunicador é para facilitar a cultura do encontro!”

No encontro realizado em 23 de outubro de 2021, participaram de mais de 100 comunicadores, de 82 arqui/dioceses do país.