A Coordenação Nacional da Pastoral da Comunicação foi criada durante a reunião anual da Comissão Nacional, no dia 19 de julho de 2018, em Aparecida-SP, em resposta às demandas levantadas pelos coordenadores regionais. Vinculada à Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, tem seu mandato para o período de quatro anos, mediante eleição realizada entre os bispos referenciais, assessores eclesiásticos e coordenadores regionais.
São atribuições da Coordenação Nacional da Pastoral da Comunicação: estimular e acompanhar as ações da Pascom, a partir dos eixos da sua organização: formação, articulação, produção e espiritualidade; incentivar a implantação da Pastoral da Comunicação nos regionais, dioceses e paróquias; promover a aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, no que diz respeito aos ambientes comunicacionais.
A eleição da segunda Coordenação Nacional da Pascom aconteceu no Mosteiro de Itaici – SP, durante a reunião anual de coordenadores regionais, assessores eclesiásticos e bispos referenciais, em 22 de julho de 2022. Os presentes, após avaliação da caminhada nos últimos quatro anos, fizeram votação em lista tríplice, que foi posteriormente avaliada e confirmada por Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB.
Coordenador-geral: Marcus Tullius
Pasconeiro há 10 anos, apaixonado por rádio, tv, música e literatura, Marcus Tullius é mestrando em Comunicação Social: Interações Midiatizadas, pela PUC Minas. Na Pascom, atuou na esfera paroquial e na equipe de articulação da Pascom na Arquidiocese de Vitória. Foi coordenador do Regional Leste 2 entre os anos de 2015 e 2019. Foi escolhido como primeiro coordenador-geral da Pastoral da Comunicação, em 2018. É membro do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da CNBB (Grecom CNBB) e da equipe de comunicação do Anima PUC Minas. É licenciado em Filosofia e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda. Atuou como gerente de conteúdo e apresentador da Tv Pai Eterno, na equipe de Comunicação e Marketing da Arquidiocese de Vitória, na Rede Católica de Rádio (RCR Espírito Santo). Membro da Signis Brasil (Associação Católica de Comunicação). Autor do livro Esperançar: a missão do agente da Pastoral da Comunicação, pela editora Paulus e apresentador do programa Igreja Sinodal, em emissoras de inspiração católica.
Vice-coordenadora: Janaína Gonçalves
Janaína Gonçalves atua na Pascom desde 2012, incentivada pelo Padre Edecildo Prado e por Dom Joaquim Mol. Atua como Pastoralista para a Comunicação na Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (RENSE), na Arquidiocese de Belo Horizonte. É formada em jornalismo e mestra em Ciências da Religião, pela PUC Minas. É especialita em Mídias Eletrônicas (UNI BH), especialista em Comunicação e Evangelização na Era Digital (FAJE), especialista em Mídias Sociais Digitais (PUC Minas), especialista em Teologia Pastoral (PUC Minas) e aluna da Escola de Comunicação da Pascom Brasil, no curso de Fundamentos da Pastoral da Comunicação.
Secretário-geral: Alex Ferreira
Alex Ferreira é coordenador da Pascom no Regional Nordeste 1 da CNBB, que compreende as dioceses do estado do Ceará. É licenciado em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino. Atua na Pascom desde 2010. Ex-coordenador e atual assessor da Pascom da Região Episcopal Nossa Senhora da Assunção, ex-coordenador e atual secretário da Pascom da Paróquia Nossa Senhora das Graças, membro da coordenação da Pascom na Arquidiocese de Fortaleza e membro honorário da Pascom da Diocese de Itapipoca.
Primeira Coordenação Nacional (2018-2022) CLIQUE AQUI
A Coordenação Nacional da Pastoral da Comunicação é composta pelos Bispos Referenciais e pelos Coordenadores Regionais da Pascom. Reúne-se anualmente para refletir, avaliar e planejar as atividades de comunicação que podem ser implementadas pelo Brasil. A Coordenação Nacional desenvolve os seus trabalhos a partir dos eixos da Pascom. “A Pascom não se limita a ações isoladas, como a produção de murais, boletins e jornais impressos, programas de TV e rádio, construção de sites, blogs e outros meios. Tudo isso deve fazer parte de uma política global que gere comunhão e interatividade, alicerçada em quatro eixos: 1) formação, 2) articulação, 3) produção e 4) espiritualidade, que são dimensões do projeto nacional da Pascom. A Pascom, sustentada por esses eixos, deve incentivar a reflexão e estimular ações com sentido comunicativo, que conduzam à comunhão e à ação evangelizadora.” (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n. 249)