A Coordenação Nacional da Pastoral da Comunicação foi criada durante a reunião anual da Comissão Nacional, no dia 19 de julho de 2018, em Aparecida-SP, em resposta às demandas levantadas pelos coordenadores regionais. Vinculada à Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, tem seu mandato para o período de quatro anos, mediante eleição realizada entre os bispos referenciais, assessores eclesiásticos e coordenadores regionais.
São atribuições da Coordenação Nacional da Pastoral da Comunicação: estimular e acompanhar as ações da Pascom, a partir dos eixos da sua organização: formação, articulação, produção e espiritualidade; incentivar a implantação da Pastoral da Comunicação nos regionais, dioceses e paróquias; promover a aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, no que diz respeito aos ambientes comunicacionais.
A eleição da segunda Coordenação Nacional da Pascom aconteceu no Mosteiro de Itaici – SP, durante a reunião anual de coordenadores regionais, assessores eclesiásticos e bispos referenciais, em 22 de julho de 2022. Os presentes, após avaliação da caminhada nos últimos quatro anos, fizeram votação em lista tríplice, que foi posteriormente avaliada e confirmada por Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB.
Coordenador-geral: Marcus Tullius
Pasconeiro desde 2011, apaixonado por rádio, tv, cinema, música e literatura, Marcus Tullius é mestre em Comunicação Social pela PUC Minas. Na Pascom, atuou na esfera paroquial e na equipe de articulação da Pascom na Arquidiocese de Vitória. Foi coordenador do Regional Leste 2 entre os anos de 2015 e 2019. Foi escolhido como primeiro coordenador-geral da Pastoral da Comunicação, em 2018 e membro do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da CNBB (Grecom CNBB). É licenciado em Filosofia e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda. Atuou como gerente de conteúdo e apresentador da Tv Pai Eterno, na equipe de Comunicação e Marketing da Arquidiocese de Vitória, na Rede Católica de Rádio (RCR Espírito Santo). Membro da Signis Brasil (Associação Católica de Comunicação). Autor do livro Esperançar: a missão do agente da Pastoral da Comunicação (Ed. Paulus) e Comunicar para humanizar: a comunicação a partir do Papa Francsico (Ed. Paulus). É apresentador do programa Igreja Sinodal, em emissoras de inspiração católica.
Vice-coordenadora: Janaína Gonçalves
Janaína Gonçalves atua na Pascom desde 2012, incentivada pelo Padre Edecildo Prado e por Dom Joaquim Mol. Atua como Pastoralista para a Comunicação na Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (RENSE), na Arquidiocese de Belo Horizonte. É formada em jornalismo e mestra em Ciências da Religião, pela PUC Minas. É especialita em Mídias Eletrônicas (UNI BH), especialista em Comunicação e Evangelização na Era Digital (FAJE), especialista em Mídias Sociais Digitais (PUC Minas), especialista em Teologia Pastoral (PUC Minas) e aluna da Escola de Comunicação da Pascom Brasil, no curso de Fundamentos da Pastoral da Comunicação.
Secretário-geral: Alex Ferreira
Alex Ferreira é licenciado em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino. Cursando graduação tecnológica em Comunicação Institucional. Atua na Pascom desde 2010. Atualmente é membro da Coordenação da Pascom da Arquidiocese de Fortaleza (Região Episcopal Nossa Senhora da Assunção), membro honorário da Pascom da Diocese de Itapipoca. Pasconeiro na Paróquia Nossa Senhora das Graças. Atua na assessoria de comunicação e coordena a Comissão para Comunicação do Regional NE 1 da CNBB.
Primeira Coordenação Nacional (2018-2022) CLIQUE AQUI
A Coordenação Nacional da Pastoral da Comunicação é composta pelos Bispos Referenciais e pelos Coordenadores Regionais da Pascom. Reúne-se anualmente para refletir, avaliar e planejar as atividades de comunicação que podem ser implementadas pelo Brasil. A Coordenação Nacional desenvolve os seus trabalhos a partir dos eixos da Pascom. “A Pascom não se limita a ações isoladas, como a produção de murais, boletins e jornais impressos, programas de TV e rádio, construção de sites, blogs e outros meios. Tudo isso deve fazer parte de uma política global que gere comunhão e interatividade, alicerçada em quatro eixos: 1) formação, 2) articulação, 3) produção e 4) espiritualidade, que são dimensões do projeto nacional da Pascom. A Pascom, sustentada por esses eixos, deve incentivar a reflexão e estimular ações com sentido comunicativo, que conduzam à comunhão e à ação evangelizadora.” (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n. 249)