Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Coordenação Nacional

A Coordenação Nacional da Pastoral da Comunicação foi criada durante a reunião anual da Comissão Nacional, no dia 19 de julho de 2018, em Aparecida-SP. Formada pelo coordenador (a) e secretário (a), cabe à coordenação nacional a articulação da Pascom a nível nacional, acompanhamento das atividades nos regionais e dioceses, suporte às equipes de trabalho. A primeira coordenação é formada por Marcus Tullius e Patrícia Luz.

Primeira coordenação nacional da Pascom juntamente com a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação 2015-2019. Da esquerda para a direita: Pe. Antônio Xavier, Marcus Tullius, Patrícia Luz, Dom Darci José Nicioli e Pe. Rafael Vieira

Eleito primeiro coordenador geral, Marcus Tullius é natural de Piracema (MG) e iniciou sua missão na Pascom na Arquidiocese de Vitória (ES), onde residiu por 10 anos. Foi coordenador da Pascom no Regional Leste 2 entre os anos de 2015 a 2019. É licenciado em Filosofia, bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, pós-graduando em Influência Digital: Conteúdo e Estratégia. Assessora encontros e cursos nas áreas de comunicação e liturgia. Atuou como gerente de conteúdo e apresentador da Tv Pai Eterno. É autor do livro “Esperançar: a missão do agente da Pastoral da Comunicação”, pela editora Paulus.  

Eleita primeira secretária executiva, Patrícia Luz é natural de Guarulhos (SP) e iniciou sua missão na Pascom na Arquidiocese de Salvador (BA). Foi coordenadora da Pascom no Regional Nordeste 3 entre os anos de 2012 a 2018. É jornalista e especialista em Convergência Midiática pela Faculdade Social da Bahia. Bacharel em Teologia pela Universidade Católica do Salvador. Sócia-diretora da Lumina Comunicação Integrada. Membro do Grupo de Pesquisa em Interações Sociais, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Bispos referenciais, assessores eclesiásticos e coordenadores regionais presentes na eleição da primeira coordenação nacional da Pascom
Composição da Coordenação Nacional

A Coordenação Nacional da Pastoral da Comunicação é composta pelos Bispos Referenciais e pelos Coordenadores Regionais da Pascom. Reúne-se anualmente para refletir, avaliar e planejar as atividades de comunicação que podem ser implementadas pelo Brasil. A Coordenação Nacional desenvolve os seus trabalhos a partir dos eixos da Pascom. “A Pascom não se limita a ações isoladas, como a produção de murais, boletins e jornais impressos, programas de TV e rádio, construção de sites, blogs e outros meios. Tudo isso deve fazer parte de uma política global que gere comunhão e interatividade, alicerçada em quatro eixos: 1) formação, 2) articulação, 3) produção e 4) espiritualidade, que são dimensões do projeto nacional da Pascom. A Pascom, sustentada por esses eixos, deve incentivar a reflexão e estimular ações com sentido comunicativo, que conduzam à comunhão e à ação evangelizadora.” (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n. 249)

NORTE 1
NORTE 2
NORDESTE 5
NORDESTE 1
NOROESTE
OESTE 2
NORTE 3
NORDESTE 4
NORDESTE 2
NORDESTE 3
OESTE 1
CENTRO-OESTE
LESTE 2
LESTE 3
LESTE 1
SUL 1
SUL 2
SUL 4
SUL 3
NORTE 1
NORTE 2
NORDESTE 5
NORDESTE 1
NOROESTE
OESTE 2
NORTE 3
NORDESTE 4
NORDESTE 2
NORDESTE 3
OESTE 1
CENTRO-OESTE
LESTE 2
LESTE 1
SUL 1
SUL 2
SUL 4
SUL 3