Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Coordenadores diocesanos do Regional Leste 2 se reúnem on-line

Foi realizada na manhã de quinta-feira, 30 de abril, a reunião dos Coordenadores (Arqui)Diocesanos e assessores da Pascom do Regional Leste 2, que compreende as dioceses e arquidioceses dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A reunião foi conduzida pelo bispo referencial para a Pascom no Regional e arcebispo de Juiz...

Foi realizada na manhã de quinta-feira, 30 de abril, a reunião dos Coordenadores (Arqui)Diocesanos e assessores da Pascom do Regional Leste 2, que compreende as dioceses e arquidioceses dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

A reunião foi conduzida pelo bispo referencial para a Pascom no Regional e arcebispo de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira, pelo Assessor Eclesiástico da Pascom, padre Andrey Nicioli, da Arquidiocese de Pouso Alegre, e pela coordenadora da Pascom no Regional, Janaína Gonçalves, da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Diversos assuntos foram pautados durante a reunião, um dos principais foi o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que a CNBB comemora no dia 24 de maio (Ascensão do Senhor). A sugestão é que cada Diocese anime seus agentes de pastoral e realize alguma ação nesta data. Também foi sugerido que os bispos e padres, durante as transmissões das missas nesse dia, faça memória à data e relembre que a comunicação está sendo a principal ponte de acesso dos fiéis à Igreja nesta época de pandemia. Ainda sobre este assunto a coordenadora da Pascom no Regional Leste 2 destacou que a Pascom Brasil está preparando um subsídio para formações e roteiro celebrativo para o dia 24 de maio.

Outro momento marcante durante a reunião foi a partilha das experiências vividas em cada (Arqui)Diocese do Regional durante a pandemia. São muitas iniciativas no âmbito da comunicação, além de ações sociais que acontecem nas paróquias e compartilhadas pelas equipes de Pascom.

Demais assuntos foram abordados e ao final da reunião, para intensificar o papel da Pascom, dom Gil ressaltou que é preciso que cada coordenador de Pastoral da Comunicação, assim como a equipe de coordenação da Pascom do Regional Leste 2, comece a pensar como será o trabalho das equipes na pós-pandemia. O que a Igreja deve fazer para dar continuidade ao seu trabalho evangelizador uma vez que, no ambiente digital, foi possível alcançar muito mais fiéis do que fisicamente? Esse é um questionamento que deverá ser avaliado e refletido para os próximos meses, nas ações de todas as pastorais, sobretudo nas iniciativas da Pascom.

A reunião teve fim com a oração conduzida pelo padre Andrey e a bênção pelo dom Gil.