Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Coordenadores e assessores de 82 dioceses participam de encontro on-line promovido pela Pascom Brasil

Na tarde de sábado, 23 de outubro, a coordenação nacional da Pascom promoveu o 2º Encontro Anual de Coordenadores Arqui/Diocesanos e Assessores Eclesiásticos da Pastoral da Comunicação, que contou com a participação de mais de 100 comunicadores, de 82 arqui/dioceses do país. O encontro foi conduzido pelo coordenador geral da Pascom Brasil,...

Na tarde de sábado, 23 de outubro, a coordenação nacional da Pascom promoveu o 2º Encontro Anual de Coordenadores Arqui/Diocesanos e Assessores Eclesiásticos da Pastoral da Comunicação, que contou com a participação de mais de 100 comunicadores, de 82 arqui/dioceses do país.

O encontro foi conduzido pelo coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, e contou com a participação do bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Mol e o assessor da comissão, Padre Tiago Sibula.

A oração inicial, conduzida pelo Pe. Tiago Sibula, teve a meditação do Evangelho de Marcos 10,46-52, proclamado no 30º domingo comum. O sacerdote partilhou que, enquanto preparava a meditação, encontrou uma oração e levou para ser rezada. Todos os comunicadores acompanharam em silêncio.

Jesus, vivo duvidando e tu me dizes: confia.
Tenho medo e me dizes: ânimo.
Prefiro estar só e me dizes: segue-me.
Faço meus planos e me dizes: deixa-os.
Agarro-me às minhas coisas e me dizes: desprende-te.
Quero viver e me dizes: dá tua vida.
Quero ser bom e me dizes: não basta.
Quero mandar e me dizes: põe-te a servir.
Desejo compreender e me dizes: crê.
Busco clareza e me falas em parábolas.
Quero poesia e me falas da realidade.
Desejo tranquilidade e me deixas inquieto.
Quero violência e me falas de paz.
Busco tranquilidade e vens trazer fogo à terra.
Quero ser grande e me dizes: sê como uma criança.
Quero esconder-me e me dizes: sê luz.
Quero ser visto e me dizes: reza no oculto.
Não te entendo Jesus.
Tu me desconcertas e me atrais.
Só tu tens palavras de vida eterna.

Em sua mensagem aos comunicadores, após a oração inicial, Dom Mol afirmou a necessidade dos pasconeiros estarem alinhados com a caminhada sinodal. “Sinodalidade é uma postura mental, uma atitude existencial. E a comunicação é uma exigência! Não tem sinodalidade, se não tem comunicação“, afirmou o bispo.

O presidente da Comissão de Comunicação reforçou a vocação dos comunicadores. Para ele,

“a comunicação nos chamou primeiro, é o próprio Cristo que nos chama. A comunicação é um processo que envolve pessoas em relação. Quando somos comunicadores, somos exigidos pela cultura do encontro. Todo comunicador é para facilitar a cultura do encontro!”

Após a fala de Dom Mol, o encontro teve continuidade com a apresentação do planejamento para o de 2022. O coordenador geral, Marcus Tullius, apresentou o objetivo para a Pascom no próximo ano. Motivada pelo Sínodo dos Bispos sobre sinodalidade e a proposta do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o grande objetivo é a partir de Jesus Cristo, escutar os comunicadores, levando a esperança e a alegria do Evangelho em suas comunidades eclesiais missionárias.  

Na sequência, os coordenadores dos grupos de trabalho (GTs) que são inspirados nos eixos da Pascom apresentaram as ações previstas. Padre Jerffeson Adelino, assessor eclesiástico do Regional Nordeste 2 apresentou a ação do GT Espiritualidade, que se baseia na Leitura Orante da Palavra de Deus. Já o Padre Tiago Barbosa, do Regional Sul 1 e coordenador do GT Formação, apresentou aquele que será o grande projeto da Pascom Brasil: a Escola Nacional de Comunicação, que está em sistematização juntamente com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, a PUC Minas.

O coordenador do GT Produção e do regional Leste 1, Adielson Agrelos, falou sobre a presença da Pascom no ambiente digital e a missão de produzir conteúdos para as diversas plataformas onde está presente, como o portal, redes sociais e podcasts. Por fim, o coordenador do Regional Nordeste 1 e do GT Articulação, Alex Ferreira, destacou as ações de aproximação que estão sendo desenvolvidas para estimular a articulação nos mais diversos níveis. Para buscar a proximidade com os agentes, principalmente os mais novos, e estreitar os laços com as coordenações, serão feitas as ações de acolhimento aos novos agentes e visitas aos regionais.

O coordenador geral, após a apresentação dos eixos, divulgou as principais datas para o ano de 2022, que serão detalhadas posteriormente e podem sofrer alteração.

 

JANEIRO 

24 – Lançamento da mensagem do Papa Francisco para 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais 

– Divulgação do vencedor do Concurso para Identidade Visual do Dia Mundial das Comunicações Sociais 

FEVEREIRO 

15 – Conexão Pascom – divulgação do subsídio de preparação para o DMCS (20h) 

26 – Roda de conversa com novos membros da Pascom (15h) 

MARÇO 

12 – Aula inaugural da Escola de Comunicação da Pascom Brasil 

MAIO 

23 a 28 – Semana da Comunicação (em parceria com Signis Brasil e Assessoria de Comunicação da CNBB) 

29 – 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais 

JUNHO 

25 – Roda de conversa com novos membros da Pascom (15h) 

JULHO 

21 – Encontro Anual da Coordenação Nacional da Pascom – Bispos referenciais, assessores eclesiásticos e coordenadores/as regionais 

22 a 24 – 7º Encontro Nacional da Pascom, em Aparecida 

SETEMBRO 

20 – Conexão Pascom (20h) 

24 – Roda de conversa com novos membros da Pascom (15h) 

OUTUBRO 

18 – Conexão Pascom (20h) 

22 – 3º Encontro anual de Coordenadores Arqui/Diocesanos e Assessores Eclesiásticos da Pascom (15h às 17h) 

NOVEMBRO 

22 – Conexão Pascom (20h) 

 

Ao fim do encontro, houve a oportunidade para que os presentes tirassem dúvidas e partilhassem seus trabalhos.