Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

David Melo, pasconeiro na arquidiocese de Aracaju (SE), é o autor da melodia do hino da CF

A divulgação aconteceu durante seminário promovido de 14 a 17 de setembro e reuniu cerca de 60 lideranças responsáveis pela dinamização da Campanha da Fraternidade e comunicadores.

A melodia do hino da Campanha da Fraternidade (CF) 2024 foi conhecida neste domingo durante celebração de encerramento do Seminário Nacional de Campanhas, promovido pelo Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, na Basílica São Francisco de Assis, em Brasília. A surpresa veio após a divulgação ao descobrir que o compositor é o jovem David Melo, de 22 anos, músico e estudante de Direito, pasconeiro na Paróquia Santo Antônio, na Arquidiocese de Aracaju.

“A alegria tem sido muito grande. A Campanha da Fraternidade é uma ação da Igreja no Brasil de bastante relevância, que ao longo de tantos anos tem nos inspirado a viver a dimensão social da fé, em especial, no tempo da Quaresma”, afirmou David em entrevista ao portal da Pascom Brasil.

Para o músico pasconeiro, o processo de evangelização que a Campanha da Fraternidade desempenha é uma dimensão importante da vivência quaresmal, especialmente a oração e penitência. “No entanto, é preciso dar concretude à realidade espiritual, por meio da caridade. Cito Santo Antônio, padroeiro da minha paróquia, que dizia, inspirado na Carta de São Tiago: ‘cessem as palavras; falem as obras’.”

 

Inspiração em melodias anteriores

Perguntado sobre o processo de criação, David afirmou que a inspiração apareceu de forma bastante natural e que também melodias anteriores de hinos da CF o ajudaram. Ele menciona o hino de 2017, de composição de Frei Wanderson Freitas, OCarm., e o de 2020, de autoria de Gilson Celerino.

“Eu sabia do estilo de composição que eu gostaria de compor (tinha que ter cara de hino) e também dos requisitos mencionados no edital. Com as regras para o concurso divulgadas, eu memorizei um trecho da letra e passei a imaginar partes da melodia na mente. Quando percebi que a melodia estava amadurecida o suficiente, sentei na frente do teclado e olhei com mais cuidado os aspectos mais técnicos, como prosódia, harmonia, progressão da música como um todo.”

 

Pascom como caminho da união

O tema da Campanha da Fraternidade de 2024 diz respeito à Amizade Social. A PasCom é, sem dúvida, uma grande responsável pela concretude deste ideal e união e irmandade, porque está incumbida de fazer valer o eixo da articulação entre as pastorais e grupos, entre as paróquias, entre a Igreja e a sociedade em geral etc.

Nesse sentido, é bom que nós, pasconeiros, nos inteiremos dos subsídios da campanha, a fim de utilizá-los como inspiração para o nosso trabalho no eixo da articulação.

 

Campanha da Fraternidade: 60 anos de história 

Em 2024, a CF, em nível nacional, completa 60 anos e terá como tema “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Cf. Mt. 23, 8).

A letra do hino já havia sido divulgada no site da Conferência em julho de 2023. O autor é o Douglas Diego Palmeira Rocha, cristão leigo da arquidiocese de Campinas (SP). Aprenda a cantar o hino da CF 2024 com o vídeo produzido pela Edições CNBB.

 

Pascom Brasil presente no Seminário 

Coordenadores presentes no seminário com a assessoria da Comissão Episcopal para Comunicação Social, Osnilda Lima.

Realizado desde o dia 14 de setembro, o seminário aconteceu na Casa Dom Luciano, em Brasília, e reuniu cerca de 60 lideranças responsáveis pela dinamização da Campanha da Fraternidade nos 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Um dos diferenciais do seminário foi a participação dos comunicadores.

O secretário-executivo de campanhas, Padre Jean Poul Hansen, envolveu a Pastoral da Comunicação, jornalistas que atuam na assessoria de imprensa dos regionais, canais de televisão católicas (TV Aparecida, TV Evangelizar e TV Imaculada) e membros da direção da Signis Brasil na elaboração das estratégias de comunicação.

Pela Pascom Brasil, estiveram presentes o coordenador-geral, Marcus Tullius, o secretário-geral, Alex Ferreira, e a coordenadora do regional Leste 2, Amanda Oliveira. Atuantes em suas instâncias, também participaram o assessor pastoral do regional Leste 2, Padre George Luís Cardoso Silva, e o coordenador da Pascom no regional Leste 1, Adielson Agrelos.