Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

De coração para coração, ecoa a 57ª mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais

Corações transbordantes do Amor ecoam a missão evangelizadora, que é comunicar a Verdade.

Depois de sermos convidados a ir, ver (Vem e verás) e escutar (Escutar com o ouvido do coração), que são as mensagens dos anos anteriores, o Papa Francisco nos propõe em 2023, na 57ª mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, o  “Falar com o Coração. Testemunhando a verdade no amor.”

Diante da mensagem do Santo Padre, em enfatizar agora o verbo “falar”, somos direcionados a refletir, antes de qualquer ação prática pastoral: Do que está transbordando e o que preenche o nosso coração?

O Evangelho é um anúncio que toca e muda o coração.

Papa Francisco, Catequese do dia 23 de fevereiro de 2023

Somente um coração repleto da palavra do próprio Cristo, consegue comunicar com o coração do próximo. É a nossa vivência da fé que o preencherá, transformando nossas vidas em uma comunicação viva. A vivência também comunica!

Antes de falar é preciso estar com o coração aberto, repleto da mensagem do Evangelho e atento às necessidades dos nossos irmãos e irmãs. 

A vida do comunicador não pode ser apenas um cumprimento de regras e funções como transmissões, fotografia, artes, programas de rádio e redações de textos. Faz-se necessário a vida de oração, em comunidade, buscando sempre as inspirações na Espiritualidade, que é um dos 4 eixos da Pascom. 

O coração, repleto do Amor, falará aos outros corações sedentos da comunicação que salva e tocará também aqueles que ainda não conhecem o Amor. Esse cenário pode e deve ser vivido nas equipes de comunicações paroquiais, com encontros de espiritualidades nos quais busquem juntos a força para a missão em suas paróquias. 

 

Propostas para viver a Espiritualidade em equipe

  • Reservem uma data no mês para um momento de estudo e leitura orante da bíblia.
  • Organizem, com a equipe de liturgia, uma missa mensal organizada pela Pascom.
  • Criem um material com orações e trechos do Evangelho e enviem para as equipes, sempre como uma mensagem semanal de inspiração.

Alimentados pela Palavra de Deus e inspirados pela missão, é hora de falar com a comunidade! Nesse momento entramos em outra reflexão: Como a comunicação que criamos está sendo entendida em nossa paróquia? Fomentamos a sinodalidade? Deixamos “as portas abertas” para quem quiser entrar?

Em um tempo onde o ódio, as falsas informações (fake news) e os maus exemplos são disseminados com facilidade, colocar a verdade e a leveza nas comunicações é um bom caminho para a mudança e para a construção da civilização do amor. Cristãos falando com cristãos. É essa a comunicação que vai além dos protocolos e fala daquilo que vive e daquilo que acreditamos que faz viver: A vida feliz como irmãos e irmãs em Cristo. 

Absorvendo o que a 57ª mensagem nos pede enquanto comunicadores e equipes da Pastoral da Comunicação, devemos encher nossas redes com a humanidade, com boas histórias, bons textos e bons exemplos. O nosso comunicar precisa – sempre – defender o diálogo, a paz e a unidade, com a certeza de que falamos não em nosso nome, mas em nome do Cristo. 

Falar daquilo que é bom, dar voz a quem não tem é, sobretudo, falar com o coração. 

Assim como “a boca fala do que está cheio o coração”, comunicamos aquilo que o coração transborda e defendemos aquilo que o coração acredita.

 

Ações para inspirar o coração na criação de conteúdo

  • Busque a partilha de boas histórias – que falem de coração para coração – nas redes sociais. Humanize os textos;
  • Dê voz às ações sociais e às pastorais que não tem espaço para falar;
  • Seja testemunho e exemplo de como a comunicação pode unir as pessoas;
  • Escute o que os fiéis da sua paróquia tem a dizer. Crie canais que acolham essas falas.

 

A 57ª mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que celebraremos no próximo domingo, 21, não pode parar de ecoar nesse dia. Ela precisa estar presente, sempre. 

Nós, enquanto Pascom, devemos assumir o compromisso de uma comunicação que fala de coração para coração, de humano para humano em todos os momentos, todos os dias e em toda comunicação que produzirmos.

 

Bruna Marinho é estudante de Jornalismo da Faculdade Canção Nova, agente da Pascom Diocesana da Campanha, membro da assessoria de comunicação do Santuário Nhá Chica e do GT Produção da Pascom Brasil.