Dia Mundial da Fotografia é comemorado em 19 de agosto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Em 19 de agosto é celebrado o Dia Mundial da Fotografia. A escolha do dia foi feita para homenagear a invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas. Em 19 de agosto de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção desse equipamento para o mundo, desenvolvido por Louis Daguerre. Também nesse ano, William Fox Talbot inventou o calótipo, outro equipamento de captura de imagens, o que caracteriza o ano de 1839 como um marco na invenção da fotografia.

Se fizéssemos uma enquete rápida, certamente teremos um grande muito expressivo de agentes da Pascom que iniciaram sua missão por meio da fotografia, seja pelo convite do pároco ou algum membro da comunidade, seja pela necessidade de servir à Igreja. Mas, qual a finalidade da fotografia na evangelização? Que nome dar a esta fotografia? Estas são algumas perguntas que o fotógrafo André Fachetti levanta e busca responder no artigo exclusivo para o portal da Pascom Brasil.

O autor destaca a “necessidade para um estudo e um cuidado com a fotografia que fazemos e que utilizamos, em todos os níveis”, assim como são pensados os textos e outros instrumentos de comunicação. Mas,

“como denominar essa fotografia feita a serviço da Igreja, da missão, da vocação? Como se titular esta fotografia que bebe no fotojornalismo mas que vai além do fotojornalismo; que bebe na fotografia autoral mas que vai além dela; que se utiliza do que se chama de fotografia de eventos mas que a ultrapassa em sentido e expressão; uma foto e uma mensagem além do retrato, da foto de estúdio, da foto de arquitetura…?”

Fachetti, em seu artigo, a relação da fotografia religiosa e da fotografia litúrgica. O autor defende que

“a fotografia na Igreja Católica é uma fotografia litúrgica. A fotografia religiosa pode ser um gênero maior que abrange inúmeras questões de religiosidade, praticamente uma abordagem sociológica. Mas a fotografia para nós, aquela à qual somos chamados a trabalhar e experimentar, é a que brota da verdadeira e melhor comunicação da Igreja. Que é o fazer litúrgico.”

Direitos autorais e de imagem: preocupação pastoral 

Em outubro de 2020, para atender às necessidades de formação e sanar dúvidas dos agentes pastorais, um grupo de trabalho coordenado pela Pascom Brasil elaborou um material de apoio sobre direitos autorais e de imagem. O grupo foi formado por Adielson Agrelos, coordenador do GT Produção da Pascom Brasil, André Fachetti Lustosa, fotógrafo e advogado; Manuela Castro, coordenadora da assessoria de comunicação da CNBB; Marcus Tullius, coordenador geral da Pascom Brasil; Silvonei José, Vatican Media, e Dr. Wellington Santana, advogado e assessor jurídico da Diocese de Duque de Caxias.

Uma das principais dificuldades encontradas na prática pastoral refere-se ao uso de imagens (que foto é permitida? como dar os créditos? todas as fotos podem ser usadas?) ou até mesmo o uso de um texto autoral. Pensando nisso, um grupo de trabalho se reuniu, discutiu e propôs a elaboração deste subsídio. Sem pretensão de esgotar o assunto, mas de dar dicas simples e orientações precisas sobre um tema tão importante, esta é a primeira de outras temáticas a serem abordadas numa perspectiva pastoral. Para acessar o material, clique aqui

Para Adielson Agrelos, coordenador da Pascom no Regional Leste 1 e do GT Produção da Pascom Brasil, o material confirmou que estamos no caminho certo naquilo que escolhemos tanto profissionalmente, como no sentido pastoral.

“Acredito que, por ser um material elaborado a partir do objetivo central de toda comunicação, ou seja, claro – conciso – coerente, facilitará muito o trabalho dos nossos agentes para que possamos desde já nos adequar às exigências dos novos tempos no que diz respeito aos direitos do cidadão e à proteção de dados”, afirmou.

 

Confira a íntegra do artigo de André Fachetti.

Por uma fotografia litúrgica

 

Texto: Redação Pascom Brasil | Foto: André Fachetti 

Sobre o Autor: Marcus Tullius

Você também pode gostar:

Busca

Instagram