Dia Mundial das Comunicações é celebrado com o tema:Use lentes do Reino. Comunique a Boa Nova

“Não Tenhas Medo, que Eu estou Contigo” (Is.43,5)
Use as lentes do Reino e comunique a Boa Nova
Dia da Ascensão do Senhor… este foi  o dia escolhido pelo Concílio Vaticano II em 1963, promulgado pelo Decreto Inter Mirifica,  para a comemoração do Dia Mundial das Comunicações Sociais que completou sua 51ª edição no último domingo (28).
Diante das circunstâncias em que o mundo encontra-se permeando por crises políticas, culturais, religiosas, familiares; e com informações acontecendo de forma abundante e efêmera num contexto comunicacional factual e sensacionalista, surge uma nova proposta:
“Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo”. Lema:“Não tenhas medo, que Eu estou contigo” (Is.43,5).
Encontros de formação buscam qualificar a ação dos comunicadores e produtores de comunicação na Igreja do Brasil.Dom Darci José Nicioli, arcebispo de Diamantina e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, divulgou carta de incentivo às comunidades na semana que antecedeu o 51º Dia Mundial das Comunicações. Dom Darci em sua mensagem  alerta que “o painel diário montado pela Grande Mídia, agora ampliado pelas Redes Sociais, nos leva a crer, facilmente, que no mundo só existem canalhas, ladrões, pilantras e hipócritas. A realidade não é esta. Nós, comunicadores, precisamos prestar mais atenção nas pessoas de bem ainda que não tenhamos delas declarações bombásticas e nem gestos de celebridades”.O religioso declarou: “Nos cabe a tarefa, como comunicadores, de nos empenhar sempre, no estudo da Sagrada Escritura, do Magistério da Igreja e das belas expressões dos valores humanos presentes na literatura laica”.
E com a sincera vontade e proposito de tornar público e plantar a semente da esperança , a Arquidiocese de Palmas/TO , adaptando material proposto pela Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação Social, promoveu no último domingo no Santuário de Nossa Sra  de Fátima um encontro para celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais.Durante o evento contamos com a participação da Oficina de Oração e Vida (Movimento Apostólico criado pelo Frei Franciscanos Ignácio Larrañaga) , que nos proporcionou momentos de partilha e reflexão durante a transição dos tópicos na leitura da mensagem de sua Santidade o Papa Francisco, para o DMCS,  utilizando uma pedagogia criativa com sementes, frutos, cânticos, e luz de velas.Instantes onde os participantes receberam sementes, plantaram a ideia e devolveram frutos de suas reflexões formando uma árvore iluminada a luz da Palavra e de velas.Após o estudo e pedindo ao Divino Espírito Santo que nos iluminassem, discutimos nossos pensamentos sobre a mensagem de uma forma geral; e  o grupo demonstrou especial preocupação com formas a serem desenvolvidas para conquistar a participação do jovem no processo comunicacional dentro da igreja.

Momento pertinente, pois estava nos auxiliando neste encontro o padre Juan Carlos Caballero, responsável pelo setor juventude da arquidiocese, que nos contemplou com outro prisma da comunicação e alertando para a  exigência do cuidado específico para com nossos jovens e as redes sociais.

O momento conclusivo para esta manhã foi a dinâmica onde lançamos a proposta do passeio pelas notícias, neste momento esparramamos pelo chão jornais com várias notícias e pedimos a todos que caminhassem entre as folhas para que escolhessem uma notícia cada um, envelopes foram distribuídos para todos e dentro de cada envelope os cartões com a Palavra.

A proposta para o primeiro momento foi que cada um meditasse sobre a notícia escolhida… que comunicasse consigo mesmo o que aquela noticia significava para sua pessoa, como impactava em sua vida, na vida de sua família e na sociedade em geral.

No segundo momento distribuímos para cada um óculos e pedimos que se formassem grupos e que escolhessem uma única notícia e um único cartão com a  Palavra, que estava contido em um dos envelopes. A partir deste momento todos usaram as lente do Reino para enxergar e comunicar conforme disse o Santo Papa : com criatividade, sem preconceitos e promovendo a cultura do encontro.

A missão dos grupos ?

Transformar aquela notícia utilizando como ferramentas o cartão com a Palavra da Boa Nova e as lentes do Reino.

Desta forma motivamos e sensibilizamos o grupo para contemplação da nova forma de comunicar, criação da pascom em suas comunidades e encerramos a manhã recebendo nosso Arcebispo Dom Pedro Brito Guimarães para as  considerações finais e bênçãos .

 

Fonte: Arquidiocese de Palmas

Sobre o Autor: Marcelo Luiz Zapelini

Você também pode gostar:

Busca

Instagram

Não podemos comunicar sem pedir a luz do Espírito Santo. Neste Pentecostes, renove o seu desejo de anunciar e reze esta linda oração do Papa Francisco:

"Espírito Santo, memória de Deus, reavivai em nós a lembrança do dom recebido. Libertai-nos das paralisias do egoísmo e acendei em nós o desejo de servir, de fazer bem. Porque pior do que esta crise, só o drama de a desperdiçar fechando-nos em nós mesmos. Vinde, Espírito Santo! Vós que sois harmonia, tornai-nos construtores de unidade; Vós que sempre Vos doais, dai-nos a coragem de sair de nós mesmos, de nos amar e ajudar, para nos tornarmos uma única família. Amém"

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom #pentecostes

417 4

Corre lá! .
.
O coordenador geral @soumarcustullius propõe uma reflexão para o dia de Pentecostes e o @padre.arnaldo compartilha sobre a realidade da pandemia, isolamento social e a adequação das atividades mediante reuniões em grupos virtuais. .
Link na bio.

111 0

Nos unamos ao Santo Padre neste momento especial de oração! 🙏🏻
.

#repost @cnbbnacional
・・・
Direto dos Jardins Vaticanos, o Papa rezará o terço às 12h30 neste sábado, dia 30 de maio. Acompanhe pelas redes sociais da CNBB!⠀⠀
⠀⠀
#CNBB #RezemosJuntos #SantoTerco #PapaFrancisco

257 3

Nos unimos em prece!
#repost @cnbbnacional
・・・
É hoje, 15h30

119 0

Depois da oração do Regina Caeli deste domingo, o Papa @franciscus recordou o #54dmcs que é celebrado no dia de hoje. ❤️

1154 19

A celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais não se encerra no domingo, dia 24. Todos pasconeiros são convidados a seguirem meditando sobre o tema e a carta do Papa Francisco durante todo o ano!

#pascombrasil #comunicacao #igreja #54dmcs #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

263 0

De acordo com o Prof. Ismar de Oliveira,a data escolhida para celebrarmos do Dia Munidial das Comunicações Sociais está relacionada ao significado da solenidade. "o Domingo da Ascensão parece indicado do ponto de vista litúrgico já que precede um pouco o Pentecostes, festa em que se comemora a comunicação da verdade e da caridade pelo Espírito Santo.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #54dmcs #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

218 0

Para celebrar o Dia Mundial das Comunicações, o Papa escolhe um tema e envia aos comunicadores, e a toda Igreja, uma carta. Essa carta é sempre publicada no dia 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

175 0

A primeira vez que a Igreja celebrou o Dia Mundial das Comunicações Sociais foi no dia 7 de maio de 1967, na Solenidade da Ascensão do Senhor. O tema escolhido pelo Papa Paulo VI foi "Os meios de comunicação social"

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom #54dmcs

300 5