Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Dia Mundial das Comunicações na Diocese de Sobral contou com santa missa e roda de conversa

Programação diocesana celebrada no dia 27 de maio, Dia da Santíssima Trindade. Tema geral é “A verdade vos tornará livres” e o lema “As fake news e o jornalismo de paz” A verdade, as notícias falsas e o jornalismo de Paz são o enfoque do 52º Dia Mundial das Comunicações, que foi...

A verdade, as notícias falsas e o jornalismo de Paz são o enfoque do 52º Dia Mundial das Comunicações, que foi celebrada no domingo, dia 27 de maio, na Diocese de Sobral. A programação diocesana contou com Santa Missa às 9h na Catedral de Nossa Senhora da Conceição (Sé) presidida pelo bispo diocesano Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo referencial da Comunicação Social para o Regional NE 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Logo após às 10h30, houve uma mesa redonda com o tema geral “A verdade vos tornará livres: as fake news e o jornalismo de paz.”

Para as Pastorais da Comunicação (Pascoms) que celebraram a data em suas paróquias e por regiões episcopais, Dom Vasconcelos gravou uma mensagem de vídeo. A Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social Regional CNBB NE 1 também produziu um subsídio para a celebração nas paróquias.

Durante o encontro diocesano, Dom José de Vasconcelos abordou em sua fala a mensagem do Papa Francisco para o Dia das Comunicações. Além disso, a Pascom Diocesana discutiu temas como “O que são as notícias falsas? Como identificá-las? Como evitar propagá-las?”. Houve ainda uma apresentação sobre “Apuração jornalística e o exemplo do Jornal Correio da Semana”  com a jornalista Teresa Fernandes. Logo após, as Pascoms fizeram intervenções trazendo exemplos de fake news e erros de comunicação.

Celebrar o Dia Mundial das Comunicações na festa da Santíssima Trindade é muito significativo, de acordo com Dom Vasconcelos. “No Ceará, nós iremos celebrar o Dia das Comunicações nesta Solenidade da Santíssima Trindade. Nosso Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. É comunhão Nosso Deus não é solidão, é comunicação”, explica.  Em sua mensagem, o bispo diocesano diz ser necessário comunicar a verdade. “Jesus nos disse: eu sou a Verdade. A verdade é a sua pessoa e nós somos anunciadores desta verdade única, que liberta. Nosso jornalismo, a nossa comunicação deve apresentar-nos Jesus, palavra eterna do Pai”, completa. 

As fake news, ou notícias falsas, são aquelas que distorcem a realidade ou manipulam as palavras. “É necessário que nós saibamos utilizar bem os meios de comunicação social e termos uma visão crítica deles. Quando recebemos whatsapp e vamos compartilhar e achamos estranha aquela notícia, é necessário verificar a fonte, é necessário saber se aquilo é verdadeiro antes de compartilhar. Corremos o risco de sermos propagadores de fake news, de falsas notícias”, ensina.

Direto da redação do Jornal Correio da Semana