Dicas do estagiário! Como tornar sua notícia mais atrativa aos leitores?

Anunciar o Reino de Deus é a missão de todo batizado. Facilitar que esta Boa Nova chegue a todas as pessoas, através dos meios de comunicação, é missão da Pascom.

Mas, como fazer para que, entre tantas notícias, a mensagem que queremos passar ganhe atenção do leitor?

O primeiro passo é entender que escrever uma notícia é diferente de produzir outros textos informativos ou artigos.  Uma notícia apresenta as informações de uma maneira específica.

A linguagem simples

A notícia deve ter uma linguagem precisa e objetiva, uma vez que se trata de uma informação e, por isso, tudo que é relatado tem que estar claro, de modo a fazer com que a mensagem seja transmitida e bem entendida.

Título/Manchete

Use uma frase de impacto, que chame a atenção do leitor e o deixe interessado no seu texto. OBS: Causar impacto não é criar faltas expectativas. Jamais use um título que não condiz com o texto.

Lide (ou lead)

O lide (em inglês: lead) é o primeiro parágrafo da notícia. Geralmente o primeiro parágrafo posto em destaque, que fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo.

Nele, serão respondidas as seis perguntas (O quê?, quem?, quando?, onde?, e por quê?) sobre a referida notícia.

Se você conquistar o leitor seu lide, certamente, ele vai querer saber mais sobre a sua notícia e lerá até o final.

Detalhes

Logo após o lide, monte o corpo do texto. Nesta parte, irá um detalhamento maior dos fatos, de modo a destacar as informações fundamentais à compreensão do leitor.

Fontes

Comprove suas afirmações. Quando declarar algo, utilize as fontes oficiais. Uma fonte pode ser documentos, pesquisa ou alguém que, em seu nome, em nome de uma instituição ou de um coletivo, fornece a informação a ser publicada. Isso lhe dará credibilidade e estimulará o leitor a seguir acompanhando seu texto jornalístico.

Agora que você já tem estas dicas, que tal começar a escrever as notícias sobre os acontecimentos em sua comunidade, paróquia, diocese? Aqui no site existe, inclusive, um espaço especial para que nos conte o que a sua Pascom está realizando. Ao acessar o espaço COLABORE, lembre-se de enviar a sua notícia da forma mais completa possível, isso facilitará a publicação em nosso portal.

Sobre o Autor: O Estagiário

Você também pode gostar:

Busca

Instagram