Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Diocese de Coxim celebra 40 anos de história e missão

“Uma Igreja que se articula, de maneira orgânica e dinâmica, como Povo chamado à santidade, que procura revelar ao mundo o amor de Deus”, é com esta motivação que Dom Antonino Migliore, convida a todos para celebrar, em fraterna união, o aniversário de 40 anos da Diocese de Coxim (MS).    ...

“Uma Igreja que se articula, de maneira orgânica e dinâmica, como Povo chamado à santidade, que procura revelar ao mundo o amor de Deus”, é com esta motivação que Dom Antonino Migliore, convida a todos para celebrar, em fraterna união, o aniversário de 40 anos da Diocese de Coxim (MS).

      Localizada na região norte de Mato Grosso do Sul, a Diocese de Coxim, que tem São José como padroeiro, compreende 11 municípios (Camapuã, Coxim, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde, Alcinópolis, Sonora, Costa Rica, Paraíso das Águas, Figueirão e São Gabriel do Oeste) e contempla 14 paróquias. Nestes 40 anos de missão a Diocese acumula um histórico de diálogo, representatividade do povo junto ao poder público e crescimento comunitário pastoral.

“Eu tenho o prazer de ter participado de 28 dos 40 anos da nossa Diocese, sendo que há 18 anos estou como Bispo Diocesano de Coxim. Neste período, percorremos um caminho em que presenciei um grande crescimento dos nossos diocesanos rumo à construção do Reino de Deus. Vivemos o nosso 13º Plano de Evangelização que tem motivado todos os fiéis a participarem de uma Igreja missionária em permanente estado de saída. Tudo isso é motivo de grande alegria e nos incentiva celebrar os 40 anos da nossa Diocese”, disse Dom Antonino Migliore, Bispo da Diocese de Coxim.

Em uma breve análise, Dom Antonino relembra que há 30 anos a região norte do Estado não possuía a união e o diálogo que tem hoje, fruto do trabalho missionário realizado pela Igreja. “Em maio realizaremos nosso 17º Encontro de Fé e Política. Este é um espaço em que reunimos prefeitos e vereadores das cidades da nossa Diocese para juntos discutirmos as ações de melhorias nas áreas da segurança, saúde, educação e assistência social da região”, disse o Bispo.

Para comemorar o Jubileu, a Diocese preparou uma programação especial que marca a memória história e também, motiva os diocesanos a darem continuidade à vivência do testemunho de fé e missão na Diocese de Coxim. “É um momento em que recordamos a dedicação de tantos fiéis que edificaram a trajetória pastoral da nossa diocese, mas também, temos que pensar no futuro e é com este objetivo, que eu convido a todos, Clero, religiosos e, em especial os leigos – decorrente ao Ano do Laicato – para que juntos, possamos assumir com responsabilidade, o compromisso de darmos continuidade ao crescimento pastoral da nossa Diocese e assim, que possamos construir um mundo cada vez melhor, bem como a construção do Reino de Deus”, concluiu Dom Antonino.

 

Por: Luciana Navarro – Pascom Regional