Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Diocese de Cruz Alta sediará o 4º Encontro Regional de Comunicação

Nove das 18 dioceses do Regional Sul 3 estiveram representadas no 3º Encontro Regional de Comunicação, promovido pela Pascom RS3. O encontro, que a partir desta edição passa a ser itinerante, foi realizado em Pelotas, no Centro Arquidiocesano Dom Antônio Zattera e teve como tema central: A espiritualidade do comunicador. O encontro...

Nove das 18 dioceses do Regional Sul 3 estiveram representadas no 3º Encontro Regional de Comunicação, promovido pela Pascom RS3. O encontro, que a partir desta edição passa a ser itinerante, foi realizado em Pelotas, no Centro Arquidiocesano Dom Antônio Zattera e teve como tema central: A espiritualidade do comunicador.

O encontro iniciou com a oração, que ficou a cargo da Diocese de Cruz Alta. Velas brancas com o tema do ano do laicato foram entregues a cada representante diocesano, simbolizando o compromisso de ser sal e a luz em suas dioceses.

O primeiro painel foi apresentado pelo Bispo Referencial para as Comunicação no Regional Sul 3, Dom Carlos Rômulo, bispo de Montenegro. Dom Carlos falou sobre o tema e enfatizou a missão da pascom na Igreja. Segundo ele, é importante refletir sobre a natureza e a importância da comunicação para a vida da comunidade eclesial, nas relações entre seus membros, nos processos de evangelização e no diálogo com a sociedade. “A comunicação está em todo lugar. Tudo comunica. Até mesmo o silêncio é comunicação. Precisamos saber como comunicar da melhor forma possível”, disse.

As discussões sobre o tema tiveram sequência no painel apresentado pelo jornalista Manoel Jesus que colocou pontos importantes para a reflexão dos comunicadores. Uma delas refere-se à necessidade de ocuparmos os meios de comunicação, pois eles estão aí à disposição de todos. “Não podemos demonizar os meios de comunicação por estarem divulgando aquilo que não concordamos. Mas, devemos aprender a usá-los a nosso favor”. Aí entra, também, o segundo ponto que se refere a: o que estamos comunicando? “Temos que ter consciência de que comunicamos aquilo que está dentro de nós”, destacou.

 

Pascom: a Pastoral que comunica as pastorais

Na parte da tarde, o encontro contou com uma apresentação dos representantes da Pascom das quatro províncias do Rio Grande do Sul que tratou sobre os caminhos e desafios da Pascom RS. Foram apontados os caminhos para se concretizar a pastoral da comunicação nas dioceses, paróquias e/ou comunidades.

A Diocese de Cruz Alta apresentou o 1º passo – Conhecer: etapa onde é preciso conhecer a realidade e necessidades da paróquia ou dioceses em que se pretende implantar a Pascom, estabelecer um diálogo com o pároco e/ou bispo, organizar uma equipe comprometida.

A Arquidiocese de Porto Alegre apresentou o 2º passo – Sensibilizar: etapa indispensável pera o bom êxito dos demais momentos do processo de implantação, visando gerar um sentimento de pertença ao processo, por parte dos coordenadores dos coordenadores, lideranças e padres.

A Arquidiocese de Passo Fundo apresentou o 3º passo – Formação: etapa fundamental, sendo um dos eixos centrais da Pascom, visto que grande parte dos agentes da pascom não tem a formação técnica ou acadêmica na área de comunicação.

E, por fim, a Arquidiocese de Pelotas apresentou o 4º passo – Manter: enfatizando a importância de se ter um planejamento, com proposta de ação e elaboração de um plano pastoral de comunicação.

Após as apresentações, foram realizadas as discussões em grupo.

O encontro encerrou com missa de envio celebrada pelo Bispo Dom Carlos Rômulo e concelebrada pelo Pe. Aldecir Corassa, Coordenador de Pastoral da Diocese de Cruz Alta.

A 4ª edição do encontro, em 2019, será realizada em Cruz Alta, com data ainda a ser definida. A ideia da comissão em realizar um encontro itinerante tem como objetivo conhecer a realidade de todas as Dioceses que fazem parte do regional.

Por Greice Pozzatto – Jornalista/Ascom e Pascom da Diocese de Cruz Alta