Diocese de Nazaré promove encontro virtual com coordenadores paroquiais da Pascom

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Coordenadores da Pastoral da Comunicação das diversas paróquias, áreas e setores pastorais da Diocese de Nazaré, no Pernambuco, participaram, no último sábado, 27 de fevereiro, de uma manhã de formação e partilha. Promovido pela Equipe Diocesana da Pascom, esse foi o primeiro encontro ano, realizado de forma remota, pela plataforma Google Meet.

Na ocasião, foram apresentados e acolhidos, oficialmente, os novos representantes regionais: Édson Aleixo (Região Pastoral Orobó), Luanna Loren (Região Pastoral Limoeiro), Rozelane Alves (Região Pastoral Surubim) e Jarison Silva (Região Pastoral Goiana), que passaram a compor o núcleo diocesano da Pascom, juntamente com os demais integrantes: Bruno Carlos (Região Pastoral Nazaré), Edson José (Região Pastoral Carpina), João Firmino e Junior Vasconcellos (Região Pastoral Timbaúba), além do Pe. Samuel Santos (coordenador diocesano) e Dênes de Souza (encarregado de comunicação da Diocese de Nazaré).

A programação começou com uma mensagem de acolhida do Pe. Samuel Santos, que agradeceu todo o empenho, oferta e dedicação dos agentes da pastoral da comunicação nestes tempos tão difíceis, motivando-os a darem seguimento e ampliarem os serviços desenvolvidos em suas respectivas comunidades paroquiais.

Em seguida, foram divididos grupos de partilha, por região pastoral, para uma avaliação dos trabalhos realizados no ano de 2020, tendo em vista os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, e para o planejamento das atividades deste novo ano, a partir do Plano Anual 2021 da Pascom diocesana e com base nas necessidades por eles apontadas. Todos os pontos elencados foram socializados, em plenária, com o grande grupo.

Na sequência, o encarregado de comunicação, Dênes de Souza, trouxe alguns dos tópicos discutidos na Assembleia Diocesana de Pastoral, que aconteceu no dia 05 de fevereiro do corrente ano, acerca do serviço desempenhado pelos agentes da pastoral da comunicação nas paróquias. Em sua colocação, citando o assessor da Assembleia, o diácono Sérgio Sezino, um apelo para que o trabalho da Pascom contemple não apenas a dimensão litúrgica e devocional, mas também a dimensão pastoral, visto que a missão da Pascom, por excelência, é “mostrar as forças vivas da paróquia, da diocese, do corpo”.

Após esse momento, o diácono transitório Adriano Pereira falou um pouco sobre a vivência indispensável da espiritualidade, particularmente aos que se dedicam ao serviço da pastoral da comunicação. Segundo o diácono, a espiritualidade é um aspecto central na vida de todo cristão e de qualquer trabalho pastoral; ela é o pilar que sustenta nosso testemunho e ação evangelizadora.

Depois, foram comunicadas as datas dos próximos encontros, que acontecerão ao longo ano, dentre eles as formações a nível regional que serão realizadas nos meses seguintes, também de forma remota, com todos os agentes da Pascom de cada Região Pastoral. Por fim, o Pe. Samuel Santos reiterou seus agradecimentos e motivou todos a seguirem firmes na missão.

 

(Com informações da Pascom da Diocese de Nazaré)

Sobre o Autor: O Estagiário

Você também pode gostar:

Busca

Instagram