ELEIÇÕES: Dom Roberto fala sobre a importância de eleger bons senadores e deputados federais

 

Dom Roberto: A importância de eleger bons senadores e deputados federais

No próximo domingo, 7 de outubro, a população brasileira vai eleger seus representantes. Além do presidente, dos governadores e deputados estaduais e distritais, os cidadãos terão de escolher os deputados federais – representantes da população e senadores – que representam os Estados.

A escolha desses nomes é muito importante e precisa ser muito consciente pois serão eles que vão representar a voz do povo na Câmara dos Deputados e no Senado Federal na elaboração das leis, no controle do orçamento e na fiscalização do executivo (Presidência da República).

Dom Roberto Ferreria Paz. Foto CNBB

“Eles representam o povo e a realidade dos Estados, sendo a garantia dos direitos sociais e a vida e garantia do Estado de Direito. Fragilizar o Congresso ou cercear suas prerrogativas constitucionais é desconstruir a Democracia”explica o bispo de Campos (RJ) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Roberto Ferreria Paz.

Segundo o bispo, o perigo de um presidencialismo virar tirania ou autoritarismo começa sempre com o silenciamento ou fechamento do Congresso. Por isso temos que fortalecer e consolidar as práticas parlamentares.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mais de 8,5 mil candidatos se registraram no TSE para concorrer neste ano ao cargo de deputado federal, mas só 513 deles serão eleitos – esse é o número máximo de deputados estabelecido pela Constituição de 1988. Já para o cargo se senador, foram 358 registros para 54 vagas este ano.

Dom Roberto Ferreria Paz orienta que a população vote naqueles deputados e senadores que tenham um mandato popular, que representem os interesses públicos e o bem comum. “Que sejam capazes de promover uma autêntica reforma política. Que defendam um projeto de soberania nacional e inclusão dos mais pobres”, destaca.

Em recente entrevista ao programa especial Igreja no Brasil da CNBB sobre eleições, o arcebispo de Brasília e presidente da conferência, cardeal Sergio da Rocha, disse que nestas eleições é muito importante exercer a consciência da cidadania.

“O seu voto é muito importante neste ano, ele tem consequências para vida do país. Portanto, procure participar bem, acompanhar de modo consciente e responsável esse período que precede as eleições. Vote de maneira consciente e recordando os critérios que a igreja tem proposto para os projetos políticos do próprio país”.

Eleições 2018: compromisso e esperança

Em abril deste ano, durante a 56ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP), a  CNBB divulgou a nota: “Eleições 2018: compromisso e esperança”demonstrando a preocupação da entidade com a atual situação do país em vista especialmente do período eleitoral, momento que de acordo com o texto serve para “garantir o fortalecimento da democracia e o exercício da cidadania da população brasileira”. A nota é uma orientação sobre esse processo eleitoral e foi o pano de fundo para um programa especial sobre as eleições 2018 que chegou à tela das emissoras católicas de televisão.

Leia a íntegra da nota Eleições 2018: compromisso e esperança

Sobre o Autor: CNBB Nacional

Você também pode gostar:

Busca

Instagram

Uma noite rica de partilha e escuta… aqui na foto estão apenas alguns dos 35 participantes! ⁣

𝐂𝐨𝐦𝐢𝐬𝐬ã𝐨 𝐄𝐩𝐢𝐬𝐜𝐨𝐩𝐚𝐥 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚 𝐂𝐨𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜𝐚çã𝐨, 𝐂𝐨𝐨𝐫𝐝𝐞𝐧𝐚çã𝐨 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥, 𝐁𝐢𝐬𝐩𝐨𝐬 𝐑𝐞𝐟𝐞𝐫𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚𝐢𝐬, 𝐀𝐬𝐬𝐞𝐬𝐬𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐄𝐜𝐥𝐞𝐬𝐢á𝐬𝐭𝐢𝐜𝐨𝐬 𝐞 𝐂𝐨𝐨𝐫𝐝𝐞𝐧𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝟏𝟓 𝐫𝐞𝐠𝐢𝐨𝐧𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐚 𝐂𝐍𝐁𝐁 𝐢𝐧𝐢𝐜𝐢𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐮𝐦 𝐩𝐫𝐨𝐜𝐞𝐬𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐩𝐞𝐫𝐬𝐩𝐞𝐜𝐭𝐢𝐯𝐚𝐬 𝐩𝐚𝐬𝐭𝐨𝐫𝐚𝐢𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐩𝐥𝐚𝐧𝐞𝐣𝐚𝐫 𝐨𝐬 𝐩𝐫ó𝐱𝐢𝐦𝐨𝐬 𝐩𝐚𝐬𝐬𝐨𝐬 𝐝𝐚 𝐏𝐚𝐬𝐜𝐨𝐦 𝐁𝐫𝐚𝐬𝐢𝐥. ⁣

𝘕𝘦𝘴𝘵𝘢 𝘯𝘰𝘪𝘵𝘦 𝘤𝘰𝘯𝘵𝘢𝘮𝘰𝘴 𝘤𝘰𝘮 𝘢 𝘤𝘰𝘭𝘢𝘣𝘰𝘳𝘢çã𝘰 𝘥𝘦 𝘋𝘰𝘮 𝘑𝘰𝘦𝘭 𝘗𝘰𝘳𝘵𝘦𝘭𝘭𝘢 𝘈𝘮𝘢𝘥𝘰, 𝘋𝘰𝘮 𝘚𝘪𝘭𝘷𝘪𝘰 𝘎𝘶𝘵𝘦𝘳𝘳𝘦𝘴 𝘋𝘶𝘵𝘳𝘢, 𝘗𝘦. 𝘈𝘳𝘯𝘢𝘭𝘥𝘰 𝘙𝘰𝘥𝘳𝘪𝘨𝘶𝘦𝘴, 𝘗𝘦. 𝘑𝘶𝘭𝘪𝘢𝘯𝘰 𝘙𝘪𝘣𝘦𝘪𝘳𝘰 𝘦 𝘗𝘳𝘰𝘧. 𝘔𝘰𝘪𝘴é𝘴 𝘚𝘣𝘢𝘳𝘥𝘦𝘭𝘰𝘵𝘵𝘰.

352 6

Não podemos comunicar sem pedir a luz do Espírito Santo. Neste Pentecostes, renove o seu desejo de anunciar e reze esta linda oração do Papa Francisco:

"Espírito Santo, memória de Deus, reavivai em nós a lembrança do dom recebido. Libertai-nos das paralisias do egoísmo e acendei em nós o desejo de servir, de fazer bem. Porque pior do que esta crise, só o drama de a desperdiçar fechando-nos em nós mesmos. Vinde, Espírito Santo! Vós que sois harmonia, tornai-nos construtores de unidade; Vós que sempre Vos doais, dai-nos a coragem de sair de nós mesmos, de nos amar e ajudar, para nos tornarmos uma única família. Amém"

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom #pentecostes

417 4

Corre lá! .
.
O coordenador geral @soumarcustullius propõe uma reflexão para o dia de Pentecostes e o @padre.arnaldo compartilha sobre a realidade da pandemia, isolamento social e a adequação das atividades mediante reuniões em grupos virtuais. .
Link na bio.

111 0

Nos unamos ao Santo Padre neste momento especial de oração! 🙏🏻
.

#repost @cnbbnacional
・・・
Direto dos Jardins Vaticanos, o Papa rezará o terço às 12h30 neste sábado, dia 30 de maio. Acompanhe pelas redes sociais da CNBB!⠀⠀
⠀⠀
#CNBB #RezemosJuntos #SantoTerco #PapaFrancisco

258 3

Nos unimos em prece!
#repost @cnbbnacional
・・・
É hoje, 15h30

119 0

Depois da oração do Regina Caeli deste domingo, o Papa @franciscus recordou o #54dmcs que é celebrado no dia de hoje. ❤️

1154 19

A celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais não se encerra no domingo, dia 24. Todos pasconeiros são convidados a seguirem meditando sobre o tema e a carta do Papa Francisco durante todo o ano!

#pascombrasil #comunicacao #igreja #54dmcs #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

263 0

De acordo com o Prof. Ismar de Oliveira,a data escolhida para celebrarmos do Dia Munidial das Comunicações Sociais está relacionada ao significado da solenidade. "o Domingo da Ascensão parece indicado do ponto de vista litúrgico já que precede um pouco o Pentecostes, festa em que se comemora a comunicação da verdade e da caridade pelo Espírito Santo.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #54dmcs #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

218 0

Para celebrar o Dia Mundial das Comunicações, o Papa escolhe um tema e envia aos comunicadores, e a toda Igreja, uma carta. Essa carta é sempre publicada no dia 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

175 0