Neste domingo 13, o arcebispo coadjutor de Montes Claros, Dom João Justino, falou sobre o Dia Mundial das Comunicações e reforçou a importância de se promover um jornalismo de paz e combater as “fake news” (notícias falsas). A celebração aconteceu Paróquia São Norberto. Quatro padres concelebraram com ele e foi servida por mais dois três diáconos permanentes. Toda a transmissão foi transmitida ao vivo pela rádio educadora AM através da programação da Associação Bom Pastor e pela fanpage da Paróquia São Norberto.
No início da homilia, dom Justino se dirigiu às mães. Falou dessa data comemorada anualmente mostrando a importância das mães para a família e sociedade. Mas pontuou o mistério da maternidade como dom divino, dada a cada mulher que se permite ser mãe.
Em seguida saudou os agentes de Pascom que na noite de domingo, fez o esforço de deixar os trabalhos na Paróquia / comunidade para celebrar juntos com outros irmãos de caminhada o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS).
Ao falar para os jornalistas, trabalhadores da comunicação nos muitos e diferentes serviços de Montes Claros, pediu comunhão e cultura de paz. Explicou que o DMCS foi iniciado há 52 anos, com o Concílio Vaticano II e que foi sugerido celebrar sempre na festa da Ascenção do Senhor – certamente associado ao mandado de Jesus: Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura. Pediu ainda que não deixassem de ler a mensagem do Papa sobre Fake News e jornalismo de paz.
Ao lembrar de passado um ano de sua chegada à Montes Claros, dom João Justino que já se sente acolhido pelo povo dessa arquidiocese, pediu a todos que rezassem por ele. Tem dedicado durante todo esse tempo a estudar e conhecer a história do povo e da Igreja particular. Intensificou visitas em todas as paróquias da arquidiocese e diversas comunidades. Pretende conhecer todas, visto que a quantidade de comunidades rurais é imensa em nossa realidade. “Descubro riquezas especiais da nossa igreja e tenho nutrido em mim muitos sonhos para realizar com esse povo de Deus”, disse lembrando que se aproxima o tempo de assumir o primeiro lugar como arcebispo metropolitano. Se colocou a disposição de todos para conversar, escutar sugestões e partilhas.
NOVA COMISSÃO ARQUIDIOCESANA DA PASCOM: Logo ao final da homilia, apresentou a comissão que vai coordenar a pascom arquidiocesana por dois anos em nossa arquidiocese. Adriana Correa da Paróquia São José Operário – coordenadora, Márcio Américo da Paróquia Menino Jesus de Praga – Vice Coordenador, Inês de Brito Comunidade N.Senhora da Boa Viagem – Secretária, Elenir da Paróquia Santa Rita – Tesoureira, Viviane Aguiar da Paróquia São Judas Tadeu 2ª tesoureira e Cássia Soares da Associação Bom Pastor. Essa comissão deve coordenar até 2020, quando de acordo as diretrizes da Pascom, as eleições acontecem a cada dois anos.
No momento de ação de graças, a Pascom homenageou dom João Justino com uma criança vestido de bispo e logo atrás mais duas crianças levaram até ele um bolo. O coral infantil da paróquia entrou cantando parabéns ao arcebispo.
A coroação de Nossa Senhora ficou por conta dos jornalistas seculares. Ao final da celebração, uma mesa foi colocada na calçada da igreja, onde a comunidade também celebra as tradicionais barraquinhas de São Norberto e ali, Dom João com os jornalistas e agentes da pascom se confraternizaram.
Por: Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros