Neste sábado, 30 de junho, às 23h59, estarão encerradas as votações online para a escolha dos trabalhos finalistas dos Prêmios de Comunicação CNBB que receberão um troféu “Menção Honrosa”. Conforme o que foi divulgado pela Comissão de Comunicação no início das votações esta é uma experiência nova e apenas para a indicação de “Menções Honrosas” e não tem vínculo com o processo de escolha dos ganhadores dos prêmios.
Escolha dos Prêmios
Padre Rafael Vieira, da assessoria da Comissão para a Comunicação explica o processo: “Como se faz todos os anos em que os bispos aprovam a realização do concurso, o processo de escolha dos Prêmios respeita três fases: inscrições, júri dos especialistas e júri dos bispos. Neste ano, todas essas fases estão sendo realizadas sem nenhum problema. Isso significa que no dia 30 de julho, à noite, nos estúdios da TV Aparecida, subirão ao palco para receber seus troféus na área de Cinema, Rádio, Imprensa, TV e Internet os ganhadores escolhidos pelos bispos“.
Todas as categorias dos prêmios “Margarida de Prata”, “Microfone de Prata”, “Dom Hélder Câmara”, “Clara de Assis” e “Dom Luciano Mendes de Almeida” tiveram três trabalhos finalistas escolhidos pelo júri dos especialistas de diversas áreas e que são professores de várias universidades católicas do Brasil. “Estes três finalistas de cada categoria foram analisados pelos bispos e entre esses trabalhos, os bispos escolheram os ganhadores da edição 2018. Os responsáveis pelos trabalhos finalistas não devem se preocupar, porque os ganhadores serão contatadas em tempo hábil e terão suas despesas, conforme o Edital dos Prêmios, assumidas pela CNBB para estarem em Aparecida“, esclarece Padre Rafael.
Escolha das “Menções Honrosas”
“A prerrogativa de escolher uma “Menção Honrosa” para cada categoria dos Prêmios, segundo o Regulamento dos Prêmios, é da Comissão de Comunicação da CNBB. Este ano, no entanto, a Comissão abriu mão desse direito para fazer uma experiência de participação popular. Por conta disso, está no ar nas páginas oficiais dos Prêmios no Facebook e no Instagram, webcards que representam cada trabalho finalista e que um ‘like’ representa um voto. Até agora, a participação está sendo intensa“, informa o assessor.
E aos interessados em saber como vai funcionar o processo de entrega das “Menções”, padre Rafael recorda: “Aqueles trabalhos que receberem mais votos e que receberão a “Menção Honrosa”, conforme foi divulgado no início das votações não irá a Aparecida com despesas pagas pela CNBB. Eles receberão, em casa, o troféu preparado pela Comissão de Comunicação e terão seus nomes divulgados na cerimônia de entrega dos Prêmios. O objetivo desse movimento, segundo a Comissão, foi favorecer que os trabalhos finalistas dos fossem mais conhecidos do grande público”.
Parceria com a agência GBA
Todo o processo de criação de identidade visual, de gestão das inscrições online e da votação nas redes sociais foi assumido, em parceria com a CNBB, pela agência GBA. Fernando Mininelli, diretor da agência, explica o trabalho que realizam: “Somos uma empresa católica! Tudo que fazemos envolve evangelização, seja de um cliente ou seja a nossa proposta evangelizadora. Costumamos sempre ser um canal de potência de carisma, ou seja fazer com a evangelização tome outros espaços de forma criativa, com ações diferenciadas, design exclusivos e estratégias que dão resultados. Claro que, institucionalmente, a nossa proposta evangelizadora é levar criatividade, ensinar as pessoas a saírem de sua zona de conforto e entender os processo de evangelização e comunicação de formas diferente e moderna. Estamos neste mercado há 7 anos, realizando projetos nacionais e internacionais e graças a Deus já ajudamos a criar e a melhorar a evangelização de muitos projetos da Igreja Católica. Somos muito felizes em poder realizar algo neste nível para a Igreja“.
Sobre a experiência da votação online para as “Menções Honrosas” dos Prêmios de Comunicação da CNBB, Fernando afirma: “Tudo que é novidade tem um período de adaptação, porém neste caso avalio que isto aconteceu de uma forma muito rápida e isso ocorreu pelo fato de utilizarmos uma mecânica muito fácil de se aplicar: o like (curtir) nas redes sociais. Todo mundo está acostumado a utilizar este botão, então isso fez com que o processo fosse mais rápido e intuitivo. Assim também, as pessoas aproveitavam e marcaram os amigos divulgando a página dos Prêmios e consequentemente adquirindo mais votos para a sua obra. Todo este processo tem sido muito positivo tanto para os Prêmios como para os finalistas“.
“O carisma da Agência GBA é potencializar o carisma do nosso cliente por meio da criatividade e a CNBB foi muito aberta à todas as ideias criativas que tivemos e motivados por isso, conseguimos modificar os processos de inscrição manual para online, gerenciar os perfis sociais dos prêmios e criar um sistema novo de votação online. Houve assim, mais inscritos que a última edição, mais pessoas conheceram os prêmios e os candidatos tiveram mais notoriedade. Estamos muito felizes com toda a parceira e muito satisfeitos com todos os objetivos alcançados nesse projeto. É uma honra poder fazer parte desde projeto que consideramos um ‘case’! ‘Case’, é um termo em inglês usado nas agências de publicidade para projetos que foram um sucesso!“, conclui.
FONTE: CNBB