Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Encerram-se no dia 31 de janeiro, quinta-feira, as inscrições para os Prêmios CNBB

As inscrições para os prêmios de comunicação da CNBB (Margarida de Prata/Cinema, Microfone de Prata/Rádio, Clara de Assis/TV, Dom Hélder Câmara/Imprensa e Dom Luciano Mendes de Almeida/Internet) se encerram nesta quinta-feira, 31 de janeiro, as 23h59. Balanço A assessoria da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação avalia que o movimento de inscritos...

As inscrições para os prêmios de comunicação da CNBB (Margarida de Prata/Cinema, Microfone de Prata/Rádio, Clara de Assis/TV, Dom Hélder Câmara/Imprensa e Dom Luciano Mendes de Almeida/Internet) se encerram nesta quinta-feira, 31 de janeiro, as 23h59.

Balanço

A assessoria da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação avalia que o movimento de inscritos de 2018/2019 está bastante semelhante ao de 2017/2018. “Alguns prêmios têm menos inscrições, outros têm mais”, diz P. Rafael Vieira, assessor da Comissão.”Temos que considerar, no entanto, a qualidade dos inscritos. Este ano, temos trabalhos de grande expressão que contemplam, na prática, os grandes acontecimentos desses últimos meses“, explica.

Os prêmios de Comunicação da CNBB tem o seu prestígio nacional resgatado com o passar do tempo e ao ver algumas inscrições feitas por trabalhos de expressão nacional e internacional, comprovamos que muitos profissionais de indiscutível competência continuam interessados no reconhecimento dos bispos“, diz P. Rafael.

Próximo passo

Depois que as inscrições forem devidamente catalogadas, entram em cena os jurados especialistas: professores e profissionais das diversas áreas de abrangência dos prêmios. Para o prêmio de cinema, desde o final da década de 1960, são os professores da Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro que avaliam os trabalhos e encaminham os finalistas do “Margarida de Prata”. Profissionais de Rádio e membros da Rede Católica de Rádio e da Signis Brasil são os responsáveis para selecionar os trabalhos para o “Microfone de Prata”.

Para a análise de todas as inscrições feitas para o prêmio de vídeo, “Clara de Assis”, professores da área da Pontifícia Universidade Católica de Goiás é que assumem a tarefa de selecionar os melhores. O prêmio de Imprensa, “Dom Hélder Câmara” tem seus trabalhos avaliados por professores de jornalismo da Universidade Católica de Brasília. E, finalmente, um grupo de professores de tecnologia e comunicação da Universidade Católica de Salvador avaliam os trabalhos do prêmio de Internet, “Dom Luciano Mendes de Almeida”.

Uma vez selecionados três candidaturas de cada uma das doze categorias dos cinco prêmios, esses trabalhos serão encaminhados para o Júri dos Bispos. Cada um dos trabalhos finalistas será visto, lido e avaliado pelo grupo de bispos nomeado pelo Conselho Episcopal Pastoral (Consep). Os prazos serão os seguintes: até o final de março, serão feitos júris dos especialistas. O Júri dos bispos, em princípio, se concluirá na reunião do Consep nos dias 28 e 29 do mês de maio.

Cerimônia de entrega

Os prêmios de comunicação da CNBB serão entregues no dia 19 de julho, durante o 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que será realizado em Goiânia (GO). Os inscritos devem permanecer acompanhando as notícias dos prêmios no portal oficial da CNBB (www.cnbb.org.br). Não haverá correspondência particular com os participantes e os ganhadores serão contatados pela organização.

Para inscrições, acesse o site: premios.cnbb.org.br. Leia o Edital, preencha os formulários e a organização enviará uma mensagemd e confirmação.