Encontro de Comunicação do Regional Sul 3 e Edicom reúnem cerca de 70 participantes

Com o tema, “Somos membros uns dos outros: das comunidades de redes sociais à comunidade humana”, com o jornalista e consultor em comunicação, Moisés Sbardelotto, a partir da Carta do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2019, agentes da Pascom de várias regiões do Rio Grande do Sul estiveram reunidos no Centro Pastoral, em Cruz Alta. Os participantes puderam refletir sobre a Igreja como rede comunitária, contribuindo para a transformação das “redes da vida” em comunidades que são “fermento e luz” para uma sociedade mais justa e fraterna. Desde 2018 o encontro é realizado de forma itinerante.

Promovido pela Pastoral da Comunicação do Regional Sul 3 em parceria com a Diocese de Cruz Alta, através de sua Pascom, o encontro foi realizado no sábado, durante todo o dia. Na parte da tarde, foram realizadas as oficinas, contando com a contribuição de comunicadores atuantes nas dioceses e arquidioceses sobre os temas: Evangelização através do Rádio, fotografia, criatividade e design.

Para Dom Carlos Rômulo, Bispo de Montenegro e Referencial para as comunicações no Regional Sul 3, o encontro é fundamental para se refletir e aprofundar sobre que tipo de comunicação estamos fazendo. “Foi um encontro de integração, animação e encorajamento para que toda a Igreja no Rio Grande do Sul possa estar comunicando o evangelho”, destaca.

Dom Adelar Baruffi falou da alegria em sediar o evento. “Ficamos muito felizes quando soubemos que iriamos sediar o encontro e receber comunicadores de todo o regional, da CNBB no Rio Grande do Sul para este momento”. Segundo o Bispo, foi um importante momento de partilhar experiências e, sobretudo, aprofundar temáticas, como o tema da carta do Papa Francisco para o 53º Dia Mundial das Comunicações. “Muito oportuna a reflexão sobre a carta do Papa, trazida pelo Moisés Sbardelotto, que nos ajudou a aprofundar, a clarear, a ver a importância e, também, o significado com aquilo que existe de positivo e os desafios do uso dos meios de comunicação. Entendemos que precisamos fazer uma comunicação não para formar indivíduos, mas para congregar e formar verdadeiras comunidades cristãs. Tenho certeza de que todos nós, que estivemos reunidos neste dia retornaremos para nossas paróquias, nossas dioceses, com mais elementos para realizar bem a nossa missão”, reforça.

O evento teve encerramento com a Celebração Eucarística presidida pelo bispo referencial da Pascom, dom Carlos Romulo, bispo de Montenegro, e dom Adelar Baruffi, bispo de Cruz Alta. Os bispos abençoaram os botons que foi entregue a cada um dos comunicadores presentes, como símbolo de compromisso e entrega na missão de evangelizar através dos meios de comunicação.

A próxima edição do Encontro de Comunicação do Regional Sul 3 será sediado na Diocese de Montenegro em novembro de 2020. Já o Encontro Diocesano de Comunicação de Cruz Alta será no dia 07 de novembro, no Centro Pastoral.

 

PRÊMIO DE COMUNICAÇÃO ‘EU FAÇO A DIFERENÇA’

Durante o evento foram entregues os troféus da segunda edição do Prêmio de comunicação “Eu faço a diferença”. Cerca de 30 trabalhos, vindos de várias arquidioceses e dioceses do Regional Sul 3, distribuídos em 7 categorias, foram inscritos. Os premiados foram:

Redes Sociais – Fanpage da Arquidiocese de Passo Fundo;

Crônicas e artigos – A Morte não é a saída – Daniel Chagas – Diocese de Cruz Alta;

Reportagem escrita – Setembro Amarelo: falar é a melhor solução – Arquidiocese de Passo Fundo;

Sobre o Autor: Marcus Tullius

Você também pode gostar:

Busca

Instagram