Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Escola de Comunicação

A Escola Nacional de Comunicação, uma iniciativa da Pascom Brasil e da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),  em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, quer constituir-se como um espaço de formação de agentes da Pastoral da Comunicação e também de outras pastorais, movimentos, organismos e serviços para que sejam, em suas realidades eclesiais, protagonistas da evangelização e respondam, com vigor, ao mandato missionário de Cristo (cf. Mt 28,19).  

Durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a ampliação do uso de novas mídias e as urgências da ação evangelizadora provocaram o reconhecimento e o fortalecimento dos trabalhos da Pastoral da Comunicação nas mais diversas instâncias eclesiais, oportunizando a chegada de novos agentes, muitos sem a adequada formação técnica ou pastoral. É neste contexto que nasce a Escola Nacional de Comunicação, como resposta aos anseios do tempo presente. Ela é mais um espaço para qualificar leigos e leigas para o pleno exercício do sacerdócio batismal, radicados em comunidades eclesiais missionárias, comprometidos com o Evangelho. Para o Papa Francisco, “toda a formação cristã é, primariamente, o aprofundamento do querigma que se vai, cada vez mais e melhor, fazendo carne” (cf. Exortação Apostólica Evangelli Gaudium, 165) 

A Igreja digital exige não apenas uma comunicação instrumental, preocupada no como comunicar, mas uma pastoral que “primeireia”, disposta a viver a mística do encontro, em saída, uma ação da Igreja encarnada na experiência humana vivida no ambiente (tempo e espaço) digital. 

Para o cumprimento deste propósito e chegar ao maior número de agentes pastorais, a Escola Nacional de Comunicação será realizada de forma remota, na modalidade on-line, promovendo uma cultura comunicacional homogênea em todas as circunscrições eclesiásticas (eparquias, prelazias, dioceses, arquidioceses, regionais e organismos).

JUSTIFICATIVA

Contemporaneamente, há uma lacuna na formação prévia e continuada dos agentes da Pastoral da Comunicação, porque muitos já iniciam seu ministério no fazer. O Concílio Ecumênico Vaticano II, por meio do Decreto Inter Mirifica, já exorta os pastores e fiéis que, para o bom uso dos meios de Comunicação Social, as atividades pastorais sejam sempre estruturadas em coerência com o Evangelho (cf. IM 16). Atendendo ao apelo dos Padres conciliares, a Pascom Brasil quer formar com qualidade seus agentes de pastoral, para que sejam capazes de utilizar-se dos meios de comunicação para evangelização.

Evangelizar, afirma o Papa Francisco na Evangelii Gaudium, “é tornar o Reino de Deus presente no mundo” (cf. EG 176). Portanto, para cumprir a esta missão na presença e ação da Igreja nos ambientes comunicacionais, busca-se garantir que a finalidade pastoral da Escola Nacional de Comunicação e o seu caráter é de cunho pastoral. 

A estruturação da Escola atende a um anseio dos próprios agentes na busca de formação para o bom exercício de sua missão. Conforme aponta o Papa Francisco na Evangelli Gaudium, “a formação dos leigos e a evangelização das categorias profissionais e intelectuais constituem um importante desafio pastoral” (cf. EG, 102). Assim, justifica-se um meio para a adequada formação dos leigos e leigas interessados em sua missão evangelizadora. 

OBJETIVOS

  • habilitar os agentes da Pastoral da Comunicação para o pleno exercício de seu ministério eclesial;  
  • fornecer bases teóricas/conceituais comuns para uma unidade formativa nas diversas instâncias eclesiais; 
  • oferecer conteúdos específicos das diversas áreas da Comunicação com finalidade pastoral;
  • contribuir para o aprimoramento e atualização dos agentes pastorais a partir do Magistério da Igreja e dos quatro eixos da Pastoral da Comunicação (espiritualidade, formação, articulação e produção).

PRIMEIRO CURSO

Fundamentos da Pastoral da Comunicação é o primeiro curso da Escola Nacional de Comunicação. Com carga horária total de 112 h/a, o curso está dividido em 3 módulos, com aulas síncronas (on-line) e aulas assíncronas (gravadas). A previsão de início da escola é no dia 12 de março, com a aula inaugural, e as inscrições já estão abertas pelo portal da PUC Minas. Serão ofertadas 150 vagas.