Estagiário informa: artigos novos no portal

Que tal conferir nossos novos artigos de formação no portal?

No artigo intitulado Novas narrativas: o humano na dinâmica da comunicação, a Irmã Joana Terezinha Puntel, religiosa paulina e doutora em Comunicação, compartilha uma reflexão realizada durante o seminário O humano na dinâmica da comunicação, promovido pelo Sepac – Paulinas, em setembro de 2019. Para responder às perguntas

“estamos cada vez mais dependentes da tecnologia? Estaríamos vivendo uma “deslocalização” do ser humano, cada vez mais “tecnologizado”? Há possibilidade de a técnica contribuir para a humanização?”,

Irmã Joana apresenta dois pontos principais. Primeiramente, há um situação dentro de um contexto de novas narrativas, próprias de nossa época, século XXI, em que as “narrativas” são novas, por vezes confusas, modificadas. Um segundo ponto, o ser humano na dinâmica da comunicação, hoje, passa por uma revolução inédita, mais precisamente a revolução digital (4ª revolução) cujas características principais são a velocidade e o desenvolvimento das tecnologias de modo acelerado e vertiginoso.

A leitura deste artigo é uma oportunidade de preparação e aprofundamento da temática de nossa próxima Conexão Pascom, que acontece no dia 20 de julho, em que teremos a participação do Padre Pedro Gilberto Gomes, jesuíta, refletindo sobre Novas narrativas para novos tempos na comunicação.

Em seu artigo de estreia no portal da Pascom, Jean Ricardo, CEO e fundador da Dominus Evangelização e Marketing, aborda Os impactos da transformação digital nas atividades da Pastoral da Comunicação.  O texto traz os conceitos básicos do que é transformação digital, os impactos da transformação digital na evangelização e o papel da Pastoral da Comunicação na transformação digital.

Precisamos entender que nossa comunidade está vivendo a Transformação Digital, quando ela compreende, que o uso da tecnologia e dos meios digitais, não só devem ser usada para comunicar o evangelho, mas é usada para fazer a gestão das atividades evangelizadoras. O digital não nos serve só para anunciar o evangelho. Ele passa a ter um papel fundamental para desenvolver todo o processo de evangelização do nosso público alvo.

Boa leitura!

 

Sobre o Autor: O Estagiário

Você também pode gostar:

Busca

Instagram