Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Estratégias para comunicação online são debatidas no Muticom da Diocese de Joinville

Nos dias 8, 9 e 10 de julho a Diocese de Joinville e a Pastoral da Comunicação realizaram o 6º Muticom Diocesano (Mutirão da Comunicação). Foram três noites de fortalecimento da Pascom estudando o tema Estratégias para comunicação online. As formações aconteceram de forma online pela página do Facebook e canal do...

Nos dias 8, 9 e 10 de julho a Diocese de Joinville e a Pastoral da Comunicação realizaram o 6º Muticom Diocesano (Mutirão da Comunicação). Foram três noites de fortalecimento da Pascom estudando o tema Estratégias para comunicação online. As formações aconteceram de forma online pela página do Facebook e canal do YouTube da Diocese de Joinville. Os vídeos das três noites estão disponíveis abaixo.

Para o padre Dulcio Araujo, referencial para comunicação na Diocese de Joinville, o Muticom alcançou seu objetivo pois conseguiu interagir com os agentes da Pascom. “Os assessores foram muito felizes nas colocações para ajudar os agentes da pastoral a estarem mais preparados para evangelização no meio online”, afirma. O sacerdote também enfatiza que a experiência de uma formação online dá resultado quando é pensada e planejada corretamente.

A coordenadora diocesana da Pascom, Maria Terezinha Campos, considera que a realização do 6º Muticom foi um grande desafio. A formação na modalidade virtual foi uma condição não planejada inicialmente, mas isso não impediu os resultados positivos. “O maior fruto do encontro foi perceber que os participantes saíram entusiasmados e cientes da importância da evangelização no meio online”, conclui.

Em média, cada formação contou com cerca de 300 expectadores acompanhando ao vivo. A grande maioria eram agentes da Pascom das paróquias e comunidades da Diocese de Joinville. As transmissões também foram acompanhadas por comunicadores das diversas regiões que deixaram seus registros nos comentários. Presença de peso entre o público foi Dom Francisco Carlos Bach, bispo de Joinville e presidente da comissão episcopal para comunicação no Regional Sul 4 da CNBB, que contribuiu ativamente nos debates propostos pelos assessores.

Formações focadas na evangelização online
Na quarta-feira (8), a abertura contou com a palestra do padre Manoel de Oliveira Filho, da Arquidiocese de Salvador.
Na quinta-feira (9), a jornalista Tatiana Sabatke e a publicitária Carolina Oliveira falaram sobre criação e programação de post, engajamento nas redes sociais, além de passar dicas de aplicativos que podem ser usados gratuitamente para a produção de conteúdo.
Na sexta-feira (10), o jornalista Eduardo Schmitz apresentou os 5 passos para fazer uma transmissão online.

Muticom da solidariedade
Os expectadores do 6º Muticom foram convidados a fazer um gesto concreto de solidariedade. Durante os dias do evento, foram disponibilizados canais para doação. No dia 30 de junho, todo o estado de Santa Catarina foi atingido por um ciclone que causou inúmeros estragos. Na Diocese de Joinville, a cidade mais prejudica foi Garuva, com cerca de 80% das residências atingidas. Os valores arrecadas no Muticom são revertidos em auxílio à comunidade de Garuva.

Ainda dá tempo de contribuir
As doações podem ser feitas via depósito bancário ou PicPay. Faça sua doação:

Depósito bancário
Mitra Diocesana de Joinville CNPJ 84.708.478/0001-60
Banco Sicredi 748
Agencia 2602
Conta corrente 53844-2
Comprovante deve ser enviado para o e-mail: [email protected]

PicPay 

(Com informações da Pascom Diocesana de Joinville)