Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Fotos do Papa: orientações do Dicastério para a Comunicação do Vaticano

Carta dirigida a bispos, sacerdotes e comunicadores, publicada dia 13 de janeiro, assinada pelo diretor editorial do Dicastério para a Comunicação do Vaticano, Andrea Tornielli (à direita na foto), e pelo jornalista do VaticanNews, Silvonei Protz, veta a utilização por veículos de comunicação da Igreja no mundo (dioceses, paróquias e outras entidades...

Carta dirigida a bispos, sacerdotes e comunicadores, publicada dia 13 de janeiro, assinada pelo diretor editorial do Dicastério para a Comunicação do Vaticano, Andrea Tornielli (à direita na foto), e pelo jornalista do VaticanNews, Silvonei Protz, veta a utilização por veículos de comunicação da Igreja no mundo (dioceses, paróquias e outras entidades eclesiais) de fotos retiradas do site VaticanNews protegidas por direitos autorais. Confira a íntegra da Carta da Direção Editorial do Dicastério para a Comunicação do Vaticano .

Segundo a carta, existem determinadas fotos usadas nos plataformas digitais do Vaticano protegidas por direitos autorais.  Neste caso, a carta informa que o Vaticano adquiriu dos proprietários o direito de reprodução apenas em seu sites sem a possibilidade de publicação em outros. Isto vale para fotos de agências de imprensa como, por exemplo, Reuters, AFP-Agence France Presse, ANSA, AP-Associated Press, etc.

“As fotografias presentes no site de VaticanNews e que não podem ser republicadas são reconhecíveis porque na parte inferior delas está o nome da Agência de Imprensa que detém os direitos”, reforça a comunicação.

A carta afirma que pode ser concedida livremente a autorização para a republicação por parte de dioceses, paróquias e outras entidades eclesiais de fotografias que acompanham artigos jornalísticos se forem produzidas pelos  próprio órgãos de comunicação do Vaticano (Serviço Fotográfico vaticano, Rádio Vaticano, Vatican News, Vatican Media).

A direção editorial do Dicastério para a Comunicação do Vaticano disponibilizou o banner, abaixo, para ser usado nas páginas das dioceses ou paróquias com um link que conecta à página do VaticanNews. Segundo a carta, com o link é possível ter acesso a todas as notícias do site do Vaticano, evitando assim a reprodução de material fotográfico não permitido.

Material preparado pela Pascom Brasil

Recentemente, a Pascom Brasil elaborou um material com orientações para atender às necessidades de formação e sanar dúvidas dos agentes pastorais, quanto aos direitos autorais e de imagem. Este é objetivo da cartilha preparada e distribuída gratuitamente. Para acessar o material, clique aqui

Com informações da CNBB