A Comunidade Ecumênica de Taizé informa, através de seu site, que o Cairo, capital do Egito, será a cidade onde se realizará a nova etapa da “Peregrinação da confiança sobre a Terra”, programada de 26 de setembro a 1º de outubro próximos.
Nesta ocasião, o Prior da Comunidade Ecumênica de Taizé, Frei Alois, junto com alguns monges e uma centena de jovens provenientes de vários países da Europa e do Oriente Médio (Líbano, Iraque e Palestina) visitarão os cristãos egípcios.
A “Peregrinação da confiança sobre a Terra” foi criada pelo fundador da Comunidade Ecumênica de Taizé, Frei Roger Schutz, para tornar os jovens portadores de esperança no mundo de hoje.
A sede do encontro será a comunidade de Anafora, centro de espiritualidade fundado pelo bispo copta-ortodoxo de El Qusseia Meir e Anafora, Dom Thomas, onde cristãos de várias denominações fazem períodos de retiro. Anafora está localizada a 75 quilômetros do Cairo na estrada que leva a Alexandria.
Ao chegar a Anafora, os jovens de Taizé se encontrarão com outros cem jovens egípcios. Consta na programação um encontro com o Patriarca copta-ortodoxo, Tawadros II, e a visita a um dos mosteiros de Wadi Natrun, fonte da tradição monástica no Egito.
“Esses dias de encontros e visitas nos ajudarão a conhecer mais os dois milênios da presença cristã e da tradição de oração, no Egito, à luz do deserto que iluminou a vida monástica, do encontro fecundo entre as culturas egípcia, grega e árabe, além da vida dos cristãos egípcios e seu compromisso social com os pobres”, informa a Comunidade Ecumênica de Taizé.
Fonte: Rádio Vaticano
(MJ)